07 roteiros pra conhecer San Isidro

No último post da viagem contei como ir pra San Isidro, essa cidade fofíssima ao lado de Buenos Aires. Bem, a cidade é pequena e dá para conhecer o básico em um dia por lá. Tem vários museus em casas históricas, uma hípica e passeios na costa para fazer tranquilo. Porém para conhecer melhor, é preciso dedicar mais tempo. Montei aqui sete roteiros básicos pra você passear por lá. Sou legal, sim ou não? Escolhe o seu e bom passeio!

Roteiro 01

Este roteiro é pela parte residencial mais antiga. Começa na praça principal, a Plaza Mitre (1) construída em dois níveis. Na parte debaixo fica o relógio floral de 1913, primeiro relógio do tipo na América do Sul. Na parte de cima acontece uma feirinha de artesanato nos domingos e feriados. Logo em frente a praça fica a Manzana Municipal (2) com várias construções antigas de arquiteturas variadas. Ali você verá edifícios de 1875, como o Palacio Municipal, além do Teatro Municipal e as Casas de Fernando Alfaro, que são de meados do século XIX. É ali que fica o ponto de informações turísticas da cidade!

roteiro san isidro

Outro ponto importante nesse roteiro é a Catedral (3) com estilo neogótico, construída em 1898.

san isidroPor fora achei incrível, mas por dentro não chamou tanta a atenção.

Por fim, o passeio termina em uma visita pelas casas antigas da aristocracia portenha. Você pode visitar a Casa de Los Anchorena (4) com um patio interno bem lindo. Hoje em dia a casa é o Colégio San Juan el Percursor. Continuando o passeio, você chegará na zona de quintas (5), com destaque para a Quinta Los Ombués, atualmente um museu, biblioteca e acervo histórico Municipal. A entrada é gratuita!

Ali fica também o mirante de los 3 Ombués; a Quinta Los Naranjos, que pertenceu a Marquesa Sánchez de Thompson (figurinha conhecida da época colonial); e ainda ali a Quinta la Porteña, solar onde viveu Luis Vernet, primeiro governador das Ilhas Malvinas.

Roteiro 02

Este roteiro sai da Dirección de Cultura (6), um passeio pela Av. Libertador, uma rua super arborizada e muito lindinha:

Por ali você verá muitas casas antigas e pitorescas (7) e a poucas quadras dessa área, na rua Rivera Indarte, 48 fica a mansão histórica do Brigadeiro Gral. Juan M. de Puyrredón, por onde passaram personalidades da história argentina. Hoje em dia a casa abriga o Museo Municipal (8).

roteiro san isidro

O passeio continua pela rua Roque Sáenz Peña, onde está a entrada principal de um dos clubes mais reconhecidos de rugby, o Club Atlético San Isidro (9).

Para descansar um pouquinho dos museus, você pode passear pela rua Belgrano (10) que tem várias lojas e restaurantes. perto da Estação San Isidro (11), e atravessando a Plaza Hipólito Yrigoyen (12) fica a entrada principal do Hipódromo de San Isidro (13), ótimo para finalizar o passeio!

Roteiro 03

Este roteiro sai um pouco do centro da cidade e vai pela costa de San Isidro. Aqui o passeio passa pelo parque público Parques de La Ribera (14), ótimos para aproveitar a tranquilidade do Rio de La Plata. Ainda ali fica o Espigón de pesca de Pacheco (15), com uma das melhores vistas para a cidade de Buenos Aires.

roteiro san isidro

Continuando o passeio, você encontrará a Estación Barrancas (16) onde todos os domingos e feriados acontece uma feirinha de antiguidades, além de poder aproveitar os restaurantes da região. A pouco metros dali fica a Reserva Ecológica Municipal (17), com paisagens típicas e únicas da Ribera.

Depois do passeio ecológico, você chegará ao mirante de R. S. Peña y el Rio (18) além de poder alugar uma bike e fazer um mini passeio nos arredores. Para terminar o passeio, vá rumo a Estación San Isidro del tren turístico (19), onde fica também o museu do Rugby.

*A Reserva Ecológica fica aberta diariamente das 9h às 18h e oferece visitas guiadas nos finais de semana e feriados às 16h.

Roteiro 04

Depois de passear pela Estación San Isidro (19), o roteiro recomendado é pela zona náutica (20) que fica nas margens do Arroyo Sarandí. Ali ficam diferentes tipos de embarcações e clubes náuticos. Já na rua Uriburu, fica o Boating Club.

roteiro san isidro

Pertinho dali fica o Monumento 33 Orientales (21) e você pode aproveitar pra descansar em Punta Chica (22). Depois disso um passeio siga o roteiro até a casa de Victoria Ocampo (23) – que vou dedicar um post inteiro pra ela – que vale muito a visita.

san isidro

Já retornando, a Av. Libertador tem casas lindíssimas, e ainda ali você passará pelo Colegio Marín (24). Tem uma faculdade muito linda ali no caminho também, mas não dá pra tirar foto (?) o segurança brigou muito com a gente por isso. Vai entender!

Continuando o passeio, do lado direito você verá a Parroquia Santa Maria de la Cruz (25) e a poucos metros dali o prédio da Biblioteca Popula J.M. de Puyerredón (26), uma das mais usadas pelos locais.

Roteiro 05

Esse roteiro é pela zona residencial chamada Barrio Parque Aguirre, que tem uma distribuição bem particular: é em forma circular ao redor da Plaza J.M. de Puyerredón (27). Ali novamente você passará por uma parte da Av. Libertador (28) - já deu pra perceber que é uma das principais da cidade né? – na parte de restaurantes, bares e pubs, ótimo pro final de semana.

roteiro san isidro

Continuando o passeio sobre a avenida, você verá a Iglesia Nuestra Sra. de Fátima (29), com estilo bem diferente dos tradicionais. Logo ao lado dela fica o Teatro de la Cova, aproveite para conhecer também!

Seguindo pela rua Alvear, você chegará em outra zona residencial (30) junto a um centro comercial da Estación Martínez (31). Sim, aqui é o momento das compras, hehe. De lá dá para ter uma vista da Posta del Triunfo, hoje um restaurante, mas que ainda permite conhecer a arquitetura usada no final do século XIX.

Para terminar, entre as ruas Pacheco e Av. Libertador fica o Convento Siervas de María (32), de estilo colonial. Continuando a descida até o rio, você chegará de novo ao Espigón de Pacheco (15) ou o Parque de la Ribera (14), em frente a Estación Anchorena (33).

Roteiro 06

O penúltimo passeio começa no centro de entretenimientos (34), logo em frente à Plaza H. de Yrigoyen (12). Logo passando a pracinha Don Ernesto de las Carreras (35), fica a sede do Jockey Club Golf (36) – que é enorme! – com arquitetura estilo Tudor, com jardins incríveis e canchas de golf, claro.

roteiro san isidro

Seguindo pela rua Diego Carman, perto de um pequeno centro comercial, fica a entrada do Hipódromo de San Isidro (37) e toda manhã é possível assistir os mais de 1000 cavalos puro sangue trabalhando.

san isidro

Logo ali próximo fica o parque público A.A. de Golf Sede Villa Adelina (38), e quase em frente a ele, atravessando a rua Panamericana, está o Unicenter Shopping (39), o maior da Argentina, olha só! Ali tem vários outlets inclusive, e você pode comer alguma coisa na Boulevard Rocha (40). Tem desde a tradicional parrilla até cozinhas internacionais.

Uma boa opção para continuar o passeio, é passear pela arborizada Av. de la Unidad Nacional (41) ou entrar no Hipódromo (13). É possível visitar as instalações e parques lá dentro. E para finalizar, você pode aproveitar para conhecer a Plaza del Maestro (42), já mais próxima à Estação Central.

Roteiro 07

Este é o roteiro jovem de San Isidro. Na rotatória Juan D. Perón, na rua Thames e Av. Fondo de la Legua, fica o hito de la Argentinidad Nº 3 (43). Foi ali que ficaram as tropas do General Liniers em 1806 para a reconquista de Buenos Aires.

roteiro san isidro

O Centro Gastronômico da Av. Fondo de la Legua (44) oferece a oportunidade de experimentar pratos diferentes. Já na Av. Márquez fica a capela San Juan Bosco (45) que merece uma visita.

Mais para frente você encontra outro centro gastronômico da cidade (46) e ali é possível conhecer os costumes dos locais. Aliás, este é um dos bairros mais típicos de San Isidro. Seguindo, você chegará ao San Isidro Golf Club (47).

Na sequência você pode visitar o Santuario Nuestra Señora de Schoenstatt (48), uma réplica perfeita da original na cidade de Vallendar, na Alemanha. Esta capela foi benzida em 1987 pelo Papa João Paulo II.

Aqui em San Isidro você também pode visitar o cemitério – meio mórbido, mas tem uns muito lindos pelo mundo e que valem a visita – que tem uma capela desenhada pelo artista uruguaio Carlos Paez Villaró (49) e se você não sabe quem é, já falei dele aqui no blog.

Pela Av. Blanco Encalada há outro pequeno shopping com vários restaurantes (50) e também um dos clubes de rugby da cidade, o San Isidro Club (51). Por fim, cruzando a rua Panamericana, visite a Iglesia de Santa Rita de Casia (52) com arquitetura colonial de 1942.

E aí, curtiu? Será que 2h em San Isidro bastam ou a cidade merece mais tempo? =D

Outros roteiros de viagem:

- Como montar um roteiro

- Lima: 2 dias

- Manaus: 4 dias bem aproveitados

- Turquia: roteiro pelo país

- Istambul: 2 dias de inverno

- Lisboa

- NY

- Viagem de carro por Brasil, Argentina e Uruguai

- México

- Litoral do Paraná

- Portugal: roteiro pelo país

- Califórnia: roteiro pelo estado

- Itália: roteiro pelo país

- Colômbia

- Buenos Aires

Comentários

comments

5 Comments on 07 roteiros pra conhecer San Isidro

  1. Catarina
    28 de junho de 2014 at 21:18 (4 anos ago)

    Olá, adorei as dicas para fazer em San Isidro…Estava pesquisando e o melhor roteiro foi o seu.
    Só queria tirar algumas dúvidas…dá para fazer esse roteiro em 1 dia? E dá para fazer à pé?

    Obrigada
    Catarina

    Responder
    • Anna
      Anna
      28 de junho de 2014 at 23:31 (4 anos ago)

      Oi Catarina!

      Olha, não dá pra fazer todas as opções em 1 dia não.
      Se for visitar os museus, muito menos.
      Tem que meio que escolher um pra seguir mesmo. Se tem pouco tempo, escolhe o que passa por mais museus como a casa de Victoria Ocampo.
      Realmente vale muito a pena! ;)
      Tem post no blog sobre: http://wp.me/p1dlxU-5cw

      Beijos!

      Responder
  2. Marcelo
    10 de junho de 2016 at 18:17 (2 anos ago)

    Obrigado mesmo por essa postagem. Fiz dois dos roteiros sugeridos (o 1 e o 2, e depois segui para Villa Ocampo) e foi um ótimo dia em San Isidro. Valeu mesmo!

    Responder
    • Anna
      Anna
      13 de junho de 2016 at 8:01 (2 anos ago)

      Que legal Marcelo! Bom que deu certo e vc curtiu!

      Responder

1Pingbacks & Trackbacks on 07 roteiros pra conhecer San Isidro

Leave a Reply