A Torre de Gálata

Outro lugar bacana e muito importante pra visitar em Istambul é a Torre de Gálata, que te dá uma vista completa da cidade inteira lá de cima. Você pode ir de táxi até lá (o bairro é o Beyoğlu), de ônibus, a pé ou como quiser, mas uma boa dica é pegar o Tünel, segundo sistema de metrô mais antigo do mundo, que te leva de Taksim até a região da Torre de Gálata. Dá pra comprar o bilhete na hora em guichê ou na maquininha.

torre de gálataA estação é uma gracinha, com uma decoração toda colorida de azulejos

De lá, é preciso andar um pouco, mas é fácil já achar a Torre, que tem mais de 66m de altura, um total de 9 andares. Era a maior estrutura da cidade quando foi construída, em 1348 e era parte da expansão da colônia genovesa de Constantinopla.

A torre atual não é a mesma que a antiga Torre de Gálata, originariamente bizantina, controlava o extremo norte do mar para a entrada do Chifre de Ouro. Encontrava-se em um lugar diferente e foi destruída durante a Quarta Cruzada, em 1204. (fonte: Wikipedia)

torre de gálata

Ela só foi aberta ao público em 1960 depois de ter seu interior, que era de madeira, refeito em concreto. Para subir é preciso pagar. Hoje o valor do bilhete está em torno de 16 liras, ou seja, pouco mais de R$ 16.

torre de gálata

Quando fui não tinha muita fila não, e são dois elevadores que levam o pessoal pra cima. Chegando lá, é preciso subir um lance de escadas, nada muito difícil. No topo tem um restaurante, mas não precisa comer lá para apreciar a vista. Tem uma pequena (pequena mesmo) sacada que rodeia todo o prédio.

A ideia de almoçar ali e poder apreciar a vista é meio #fail, pois a sacada fica tão cheia de gente – é difícil andar ali, principalmente porque as pessoas ignoram os sinais de sentido de circulação – que tapa todas as janelas do restaurante. Talvez a noite seja melhor para isso, viu?

torre de gálataOlha quanta mesquita lá no fundo!

Mas falando da vista, ela é completaça! Dá pra ver tudo mesmo, dá pra ver o Estreito de Bósforo, o Chifre de Ouro, o lado asiático e várias mesquitas. É muito lindo!

vista torre de gálataÉ, o dia não estava muito bonito, estava até chovendo inclusive

E ah, há várias gaivotas rodeando a torre, se der sorte consegue ainda tirar uma foto com uma delas compondo melhor o visual.

Na região tem muitos restaurantes e lojinhas. Você pode visitar a Torre perto do horário do almoço e sair de lá direto pra comer. Em breve vou postar um roteiro completo pra fazer em Istambul. =D

Outros posts sobre a Turquia:

– Turquia; dicas práticas de turismo

Posts de Istambul

– Roteiro Istambul para 2 dias de inverno

– Como são as estradas na Turquia

Ankara e o Mausoléu de Ataturk

– Capadocia: dicas práticas de turismo

- As cidades subterrâneas da Capadocia

Chaminés de Fadas e o Vale de Dervent na Capadócia

– O museu a céu aberto de Goreme

– Tudo o que você precisa saber sobre os tapetes turcos e como trazer pra casa

Show de danças turcas na Capadócia

– Museu Mevlana e os Dervixes em Konya

- Kervansaray

– Pamukkale e as piscinas de calcário

A Casa da Virgem Maria

Éfeso, a segunda maior cidade do Império Romano

– Bursa, parada estratégica com muito frio!

Cerâmicas turcas

O que comprar na Turquia

– Turquia: Sugestão de roteiro

Comentários

comments

Leave a Reply