Como é alugar apartamento em viagem

Esse ano fiz, pela primeira vez, aluguel de apartamento durante viagem. Não escrevi sobre isso antes aqui porque queria poder comparar algumas experiências. Quando fomos a Recife e agora nesta última vez no Rio também alugamos e as duas tiveram resultados semelhantes.

O aluguel dos apês foi realizado em sites diferentes, resultados que surgiram durante as buscas e também em comparação de preços, é claro.

O primeiro aluguel de apartamento foi em Recife. Lá alugamos um apê em um flat bem conhecido, o Recife Flat que fica em Boa Viagem (aquela praia dos ataques de tubarão). É bem localizado, o bairro é organizado e bem pertinho do aeroporto. Neste aluguel estavam inclusas as roupas de cama, toalha, ar condicionado e limpeza do apê. Por 4 noites pagamos R$ 500 no total, e pagamos 50% adiantado. Além do aluguel, o consumo de luz era a parte, e na minha opinião saiu meio caro… R$ 40 para os 4 dias. Se pensar que ficamos só a noite no apê e sem ar condicionado, valor duvidoso.

apartamento recifeFotos do site

O flat era bonzinho, mas bem diferente das fotos do site. Parecia bem melhor, mas chegamos lá e a geladeira estava podre e o ar condicionado não funcionava. Sem contar que o pior: quando chegamos não tinha papel higiênico!! Na boa, eu estava mimijando quando cheguei e tive que descer lá na recepção pra usar o banheiro.

Ligamos pro dono do apartamento para avisar que estávamos lá pra pagar os outros 50% e claro, “por favor, traz um papel!”.

Para o que precisávamos, o flat serviu bem. Tinha uma boa cama, um chuveiro e bem localizado com preço ok, mas o apê podia estar mais cuidado, e o fato do ar não funcionar… me senti enganada, e paguei por isso.

No segundo aluguel aconteceram coisas semelhantes. Alugamos um apartamento em Copacabana, para 8 pessoas. Eram 3 diárias com taxa de limpeza por cerca de R$ 1.300,00.

Esse apartamento era bem localizado também e era um bom espaço, ninguém ficou se batendo e se espremendo, e para locomoção era ótimo.

O apartamento tinha tranquilo cama para 8 pessoas sim, mas no site diziam 2 banheiros – e esse era um dos fatores importantes na nossa escolha, porque né… oito pessoas – e quando chegamos tinha um banheiro usável e um banheiro no quartinho de empregada que mal funcionava. Da pia saía água fedida e nem pra escovar os dentes dava!

apartamento no rioFotos do site

Aqui também teve problema de papel higiênico, pois tinha apenas UM rolo, pra 8 pessoas durante 3 dias. E pra fechar, tinha apenas uma chave. Quando indagamos sobre mais uma cópia, afinal, era muita gente pra sistematizar idas e vindas, o dono falou que se nós quiséssemos mais uma cópia, nós teríamos que providenciar. Dá pra acreditar?

E também citaria outro detalhe: apê mal cuidado. Tudo bem que ninguém mora ali e que não precisa manter super lindo como nossa casa, mas poxa, o fogão era inutilizável, os pratos também davam nojo, a limpeza que pagamos a mais não foi em nenhum dia (diferente do flat em recife, que ia sim todos os dias arrumar tudo e tirar o lixo) e enfim, tudo muito desleixado.

Das duas experiências que tive posso concluir que:

1. É bem bom alugar apartamento, fica um bom preço e a privacidade é maior;

2. Mesmo com pequenos problemas nas locações, eu pretendo locar outras vezes sim. Achei uma ótima opção mesmo, principalmente se estiver em mais pessoas.

Dica pra quem quer colocar um apartamento pra aluguel:

1. Quem está viajando, mesmo alugando um apê, não quer se preocupar em passar no mercado comprar papel higiênico. Isso é muito básico e dá pra fazer essa cortesia, você não vai ficar mais pobre por isso;

2. Mantenha o apê usável. Não é legal ficar em um lugar feio, sujo e mau cuidado. Por qualquer valor que seja, não é porque é barato que tem que ser largado. Apenas tem gente que não pode pagar um valor muito alto durante uma viagem, além do que é o básico do capricho;

3. Providencie duas cópias da chave, não apenas para a comodidade dos hóspedes, mas até por segurança mesmo. Vai que acontece alguma coisa e a chave é perdida? Melhor garantir!

*O apartamento em Recife foi locado no site Aluguel de Temporada e o do Rio no House In Rio.

Comentários

comments

5 Comments on Como é alugar apartamento em viagem

1. Alicia Mor
    6 de novembro de 2013 at 10:11 (5 anos ago)

Hey!
    Eu tbm já aluguei ap no Rio e minha experiência foi boa. O ap era em Copacabana, para 6 pessoas, com comércio perto, bem conservado e tudo funcionando bonitinho exceto a internet. ¬¬ Se me lembro bem, pagamos 750 por duas noites, durante o Rock in Rio. Ficou muito mais barato que hospedar num hotel na época (ou em outro ap, o povo tava enfiando a faca!). Outra vantagem é o “check out”. Eu saí às 18h e não tive que pagar por mais uma diária no ap. Em hotel eu teria que sair até o meio-dia ou pagar mais uma. :)
    Eu fiquei morrendo de medo de tomar calote e chegar no Rio e não ter ninguém para nos receber nem ap disponível, mas dei sorte de fechar com um cara honesto. Inclusive, se alguém quiser a indicação, acho ele aqui de novo para passar o contato.

Anna
      6 de novembro de 2013 at 10:38 (5 anos ago)

Pois é, eu achei uma ótima opção e bem mais barata, só tem que ficar de olho nas fotos e especificações!!

2. Kely
    12 de novembro de 2013 at 22:08 (5 anos ago)

Eu Aluguei apê no Rio e em Roma, Milão, Munique, Paris e Londres, todas as vezes, através do AirBnb, foi muito bom, só um apê que estava um pouco sujo, mas era só pó, e eu já sabia o que esperar pelas reviews que tem no site, assim ficou mais seguro, quando eu precisar vou alugar novamente!

3. Luiz Alberto
    27 de janeiro de 2014 at 18:34 (5 anos ago)

Estivemos em Buenos Aires e alugamos um apartamento pelo http://www.airbnb.com, foi uma experiência fascinante. Super bem localizado em Palermo. Vamos repetir agora para Santiago e Mendoza.

Anna
      27 de janeiro de 2014 at 19:44 (5 anos ago)

Ai que bom Luiz!

Depois conta como foi!
      Eu aluguei agora em Córdoba e foi A MELHOR EXPERIENCIA! Vou contar em breve no blog, mas foi fantástico, o dono do apê era super bacana.