Aluguel de carro no Chile

Antes de viajar para Santiago, eu pesquisei bastante sobre aluguel de carro no Chile, pois como eu disse no meu primeiro post, eu sempre quis ir até Santiago de carro, especialmente porque meu sonho era dirigir na Cordilheira dos Andes, mas como eu não tinha tempo para isso, decidi matar essa vontade de dirigir na montanha alugando um carro e explorando as redondezas de Santiago.

O que ajudou mais ainda na minha decisão de alugar o carro e realizar os passeios por conta própria é porque eu gosto de fazer as coisas no meu ritmo. Não sou fã de excursões e tento evitá-las sempre que possível. Só utilizo esse tipo de serviço quando realmente não me restam mais opções ou estou com o tempo curto no destino, porque eu prezo muito pela liberdade de poder ficar 5 minutos no lugar que eu não gosto e 2 horas no lugar que eu gosto. Meu trauma foi gerado em viagem a Buenos Aires, quando a excursão me deu 15 minutos para eu explorar as redondezas da Casa Rosada e 8924738924 horas para ficar no outlet.

Mas voltando ao assunto, eu li as mais diversas opiniões variando desde o “se você dirigir nos Andes você vai morrer” até o “pegue seu 4×4 e saia da estrada principal”. Minha opinião: se você tem vontade, faça.

Para alugar meu carro eu escolhi a Chilean Rent a Car e o principal motivo de escolher essa empresa foi porque o site deles tem versão em português e achei bastante fácil fazer as simulações. Como eu nunca havia alugado carro antes, não queria correr nenhum risco por não saber interpretar direito alguns itens dos termos e condições.

Vale lembrar que o Chile é um país que faz parte da convenção de Viena, a qual permite que motoristas estrangeiros dirijam em outros países utilizando a carteira de habilitação do país de origem.

aluguel carro chileFonte: Blog RentCars

A escolha do carro

Em viagem ao Chile, a escolha do carro deve ser feita de acordo com o estilo da sua viagem. Quem pretende ficar rodando só dentro da cidade, pode ir sem medo na opção mais barata, o Citycar, já os aventureiros não abrem mão de um 4×4. É importante ler o que cada categoria de carro oferece para saber qual preenche suas expectativas. Eu escolhi o Compact Elite porque eu queria um carro com airbag duplo e esse era o mais barato entre as opções.

aluguel carro chile

Leia sobre cada categoria de carro antes de iniciar a sua reserva para não precisar parar no meio da reserva para ler sobre o carro. A listagem completa dos itens que cada categoria de carro oferece você encontra no site.

É importante dizer aqui que nem todos esses carros tem permissão para cruzar a fronteira, então caso esteja pensando em ir até a Argentina, verifique com qual deles é possível e não esqueça de avisar a locadora que vai fazer isso com pelo menos 3 dias de antecedência, pois será necessário pagar taxas extras pelas licenças para atravessar a fronteira.

Fazendo a reserva

1) Escolha o local de retirada e devolução do veículo, a data e o horário.

aluguel carro chile

Você tem opção de retirar no escritório da Chilean Rent a Car, localizado no bairro Providencia, muito próximo ao Patio Bellavista; no aeroporto ou, ainda, eles oferecem um serviço que leva o carro até o seu hotel mediante o pagamento de taxa adicional. Não esqueça de verificar se os horários de retirada e devolução escolhidos por você estão dentro dos horários de funcionamento da locadora, pois se você retirar/devolver fora de horário, terá que pagar taxa adicional também.

2) Escolhendo o carro e serviços adicionais

Na etapa seguinte você vai selecionar o carro de sua preferência e os serviços adicionais como: isenção de franquia em caso de sinistro, corrente para os pneus (o uso é obrigatório para quem vai subir a montanha com neve), serviço de motorista particular, devolução em outro escritório, devolução em outra cidade, devolução fora de horário, GPS, permissão para cruzar a fronteira, porta esqui, cadeira de bebê, entre outros.

Eu fiz a reserva para dois dias e optei por contratar como serviço adicional a isenção de franquia (CLP4.500/dia) e o GPS (CLP3.500/dia). Os seguros de roubo, colisão e contra terceiros já estão inclusos no valor da diária, assim como assistência 24 horas e a TAG do pedágio urbano.

Retirando o veículo

Eu escolhi retirar o veículo no escritório no bairro Providencia, pois como era próximo ao Patio Bellavista, eu já aproveitaria para pegar o carro para voltar para o hotel no final da tarde.

aluguel carro chile

O atendimento no escritório é maravilhoso, como em todos os lugares de Santiago. Não importa se você está no camelô na rua, na locadora de carros, no restaurante chique ou na lanchonete da esquina, no Chile o atendimento é muito bom em todos os lugares. Muito bom e eficiente. Em menos de 30 minutos já havíamos assinado todos os documentos, feito a inspeção no carro e eu já estava saindo dirigindo pela primeira vez um carro alugado fora do país, feliz igual criança quando ganha brinquedo novo.

aluguel carro chile

Sobre o carro

Não sei se toda a frota da Chilean é nova, mas pelo que pude ver no pátio, pareceu que sim. O carro que eu peguei tinha menos de 5 mil km rodados e estava em ótimo estado. Na inspeção notamos pequenos riscos e acho importante ser bem detalhista nessa hora para não passar por nenhum aborrecimento na hora da devolução. Os caras falaram que nós pegamos uma lupa para enxergar os riscos, porque eram realmente muito pequenos. Hahaha.

Eles não entregam o carro com o tanque cheio. Eles verificam quantas barras estão preenchidas e depois você tem que devolver com a mesma quantidade de barras. Achei um pouco desvantajoso isso, pois é mais prático o sistema do tanque cheio, mas não chega a ser um um problema, só que é bom se planejar bem pra não acontecer igual eu, que devolvi o carro com mais combustível do que peguei, pois enchi o tanque e como as condições climáticas atrapalharam meus passeios, rodei apenas metade da quilometragem prevista. E vou te falar uma coisa: se você acha o preço da gasolina no Brasil um absurdo, espere até pagar cerca de R$4/l em Santiago.

Nosso carro era um Hyundai Accent Hatch, muito bonito. Adorei e é muito bom para dirigir, mas não tem no Brasil 🙁 Sou suspeita para falar dos carros da Hyundai porque é a minha marca queridinha do momento. Já me perdi nas contas de quantas vezes estive dentro da concessionária fazendo simulações para comprar um carro deles, mas infelizmente a diferença de valor para um da mesma categoria de outras montadoras é de uma viagem para Nova Iorque! Pois é, essa é a medida de todas as coisas para mim. Diferença de valores são contados assim: “nossa, mas isso é uma viagem para lugar x”.

aluguel carro chile

Entregando o carro

A entrega do carro foi mais eficiente ainda do que a retirada. Eu achava que demoraria mais, mas enquanto eu fazia o cancelamento da garantia eles já foram fazendo a inspeção e foi tudo MUITO rápido e fácil mesmo. Fiquei impressionada, porque eu imaginava que alugar um carro fora do país fosse bem mais difícil.

Valor

De maneira geral, os valores nas mais diferentes locadoras são praticamente os mesmos, então acho que esse não precisa ser o fator decisivo na escolha da locadora. Leia bem e veja qual está mais perto do seu hotel, qual tem acesso mais fácil, qual apresenta mais coberturas e, por que não, qual você simpatiza mais. Eu recomendo a Chilean Rent a Car e, quando eu voltar ao Chile, locarei com eles novamente, pois fiquei extremamente satisfeita.

O valor que eu paguei pelos dois dias de locação + isenção de franquia + GPS + impostos foi de CLP85.800, pouco mais de R$460,00.

Se eu achei caro? Depende do ponto de vista. Quando você está sozinho e não tem vontade de dirigir, é caríssimo. Quando você está viajando com outras pessoas pode ficar muito barato, pois os passeios oferecidos pelas agências são cobrados por pessoa e acaba ficando mais caro do que o aluguel do carro. Eu viajei com a minha mãe e a minha tia e, por isso, alugar um carro foi uma opção bastante econômica. Se essa tivesse sido mais uma das minhas viagens sozinha, seria caro, mas mesmo assim eu alugaria o carro para poder realizar meu sonho de dirigir na montanha ♥

Lembretes

– Documentos que você vai precisar na locação: passaporte (ou identidade com menos de 10 anos de emissão), carteira de habilitação, cartão de crédito para a garantia de CLP350.000 (não se preocupe, pois esse valor será estornado depois);

– A quilometragem é livre e você pode indicar um condutor adicional sem custo;

– Não economize quando o assunto é segurança, pois as estradas são bem diferentes das nossas e estar prevenido é preciso: contrate a isenção de franquia;

– Verifique óleo e água, calibre os pneus e boa viagem!

Mais sobre o Chile:

– Roteiro Chile: 17 dias de carro 

– Quanto custa viajar de carro pelo Chile

– Dirigir no Chile: tudo o que você precisa saber

– Vantagens e desvantagens de fazer uma viagem de carro pelo Chile

– O que fazer em Santiago

– Vinícolas no Chile: Viña Miguel Torres

– Vinícolas no Chile: Viña San Pedro 

– Vinícolas no Chile: a clássica Concha y Toro

– Museu de Colchagua em Santa Cruz, o maior museu privado do Chile

– Onde se hospedar no Valle del Colchagua e o que fazer

– Parque Nacional 7 Tazas e onde se hospedar

– Chillán no verão!

– O que fazer em Pucón, Villarica e região

– Onde se hospedar em Pucón: Glamping Pucón, único acampamento de luxo do Chile

– Onde se hospedar em Pucón: Hotel Boutique Casa Establo

– Artesanato chileno: o que comprar de legal

– O que fazer em Puerto Varas e região

– Onde se hospedar em Puerto Varas

– Como chegar e o que fazer na Ilha de Chiloé

– Uma parada em Valdivia

– O que fazer na região de Malalcahuello e onde se hospedar

– Termas de Malleco e Parque Tolhuaca

– Saltos del Laja, um passeio gratuito no meio do Chile

– Valle Nevado no verão

– Dirigindo na montanha: Valle Nevado

– Quanto custa viajar para Santiago?

– Pega turista: restaurante giratório

– Cajon del Maipo

– San Jose del Maipo: a mini cidade entre montanhas

– Viajando com Muprhy: Santiago

– Hotel em Santiago: Ibis Providencia, o meu preferido

– Restaurante em Cajon del Maipo: Sabor Nativo

 

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.