Aluguel de carro no Chile

Antes de viajar para Santiago, eu pesquisei bastante sobre aluguel de carro no Chile, pois como eu disse no meu primeiro post, eu sempre quis ir até Santiago de carro, especialmente porque meu sonho era dirigir na Cordilheira dos Andes, mas como eu não tinha tempo para isso, decidi matar essa vontade de dirigir na montanha alugando um carro e explorando as redondezas de Santiago.

O que ajudou mais ainda na minha decisão de alugar o carro e realizar os passeios por conta própria é porque eu gosto de fazer as coisas no meu ritmo. Não sou fã de excursões e tento evitá-las sempre que possível. Só utilizo esse tipo de serviço quando realmente não me restam mais opções ou estou com o tempo curto no destino, porque eu prezo muito pela liberdade de poder ficar 5 minutos no lugar que eu não gosto e 2 horas no lugar que eu gosto. Meu trauma foi gerado em viagem a Buenos Aires, quando a excursão me deu 15 minutos para eu explorar as redondezas da Casa Rosada e 8924738924 horas para ficar no outlet.

Mas voltando ao assunto, eu li as mais diversas opiniões variando desde o “se você dirigir nos Andes você vai morrer” até o “pegue seu 4×4 e saia da estrada principal”. Minha opinião: se você tem vontade, faça.

Para alugar meu carro eu escolhi a Chilean Rent a Car e o principal motivo de escolher essa empresa foi porque o site deles tem versão em português e achei bastante fácil fazer as simulações. Como eu nunca havia alugado carro antes, não queria correr nenhum risco por não saber interpretar direito alguns itens dos termos e condições.

Vale lembrar que o Chile é um país que faz parte da convenção de Viena, a qual permite que motoristas estrangeiros dirijam em outros países utilizando a carteira de habilitação do país de origem.

aluguel carro chileFonte: Blog RentCars

A escolha do carro

Em viagem ao Chile, a escolha do carro deve ser feita de acordo com o estilo da sua viagem. Quem pretende ficar rodando só dentro da cidade, pode ir sem medo na opção mais barata, o Citycar, já os aventureiros não abrem mão de um 4×4. É importante ler o que cada categoria de carro oferece para saber qual preenche suas expectativas. Eu escolhi o Compact Elite porque eu queria um carro com airbag duplo e esse era o mais barato entre as opções.

aluguel carro chile

Leia sobre cada categoria de carro antes de iniciar a sua reserva para não precisar parar no meio da reserva para ler sobre o carro. A listagem completa dos itens que cada categoria de carro oferece você encontra no site.

É importante dizer aqui que nem todos esses carros tem permissão para cruzar a fronteira, então caso esteja pensando em ir até a Argentina, verifique com qual deles é possível e não esqueça de avisar a locadora que vai fazer isso com pelo menos 3 dias de antecedência, pois será necessário pagar taxas extras pelas licenças para atravessar a fronteira.

Fazendo a reserva

1) Escolha o local de retirada e devolução do veículo, a data e o horário.

aluguel carro chile

Você tem opção de retirar no escritório da Chilean Rent a Car, localizado no bairro Providencia, muito próximo ao Patio Bellavista; no aeroporto ou, ainda, eles oferecem um serviço que leva o carro até o seu hotel mediante o pagamento de taxa adicional. Não esqueça de verificar se os horários de retirada e devolução escolhidos por você estão dentro dos horários de funcionamento da locadora, pois se você retirar/devolver fora de horário, terá que pagar taxa adicional também.

2) Escolhendo o carro e serviços adicionais

Na etapa seguinte você vai selecionar o carro de sua preferência e os serviços adicionais como: isenção de franquia em caso de sinistro, corrente para os pneus (o uso é obrigatório para quem vai subir a montanha com neve), serviço de motorista particular, devolução em outro escritório, devolução em outra cidade, devolução fora de horário, GPS, permissão para cruzar a fronteira, porta esqui, cadeira de bebê, entre outros.

Eu fiz a reserva para dois dias e optei por contratar como serviço adicional a isenção de franquia (CLP4.500/dia) e o GPS (CLP3.500/dia). Os seguros de roubo, colisão e contra terceiros já estão inclusos no valor da diária, assim como assistência 24 horas e a TAG do pedágio urbano.

Retirando o veículo

Eu escolhi retirar o veículo no escritório no bairro Providencia, pois como era próximo ao Patio Bellavista, eu já aproveitaria para pegar o carro para voltar para o hotel no final da tarde.

aluguel carro chile

O atendimento no escritório é maravilhoso, como em todos os lugares de Santiago. Não importa se você está no camelô na rua, na locadora de carros, no restaurante chique ou na lanchonete da esquina, no Chile o atendimento é muito bom em todos os lugares. Muito bom e eficiente. Em menos de 30 minutos já havíamos assinado todos os documentos, feito a inspeção no carro e eu já estava saindo dirigindo pela primeira vez um carro alugado fora do país, feliz igual criança quando ganha brinquedo novo.

aluguel carro chile

Sobre o carro

Não sei se toda a frota da Chilean é nova, mas pelo que pude ver no pátio, pareceu que sim. O carro que eu peguei tinha menos de 5 mil km rodados e estava em ótimo estado. Na inspeção notamos pequenos riscos e acho importante ser bem detalhista nessa hora para não passar por nenhum aborrecimento na hora da devolução. Os caras falaram que nós pegamos uma lupa para enxergar os riscos, porque eram realmente muito pequenos. Hahaha.

Eles não entregam o carro com o tanque cheio. Eles verificam quantas barras estão preenchidas e depois você tem que devolver com a mesma quantidade de barras. Achei um pouco desvantajoso isso, pois é mais prático o sistema do tanque cheio, mas não chega a ser um um problema, só que é bom se planejar bem pra não acontecer igual eu, que devolvi o carro com mais combustível do que peguei, pois enchi o tanque e como as condições climáticas atrapalharam meus passeios, rodei apenas metade da quilometragem prevista. E vou te falar uma coisa: se você acha o preço da gasolina no Brasil um absurdo, espere até pagar cerca de R$4/l em Santiago.

Nosso carro era um Hyundai Accent Hatch, muito bonito. Adorei e é muito bom para dirigir, mas não tem no Brasil :( Sou suspeita para falar dos carros da Hyundai porque é a minha marca queridinha do momento. Já me perdi nas contas de quantas vezes estive dentro da concessionária fazendo simulações para comprar um carro deles, mas infelizmente a diferença de valor para um da mesma categoria de outras montadoras é de uma viagem para Nova Iorque! Pois é, essa é a medida de todas as coisas para mim. Diferença de valores são contados assim: “nossa, mas isso é uma viagem para lugar x”.

aluguel carro chile

Entregando o carro

A entrega do carro foi mais eficiente ainda do que a retirada. Eu achava que demoraria mais, mas enquanto eu fazia o cancelamento da garantia eles já foram fazendo a inspeção e foi tudo MUITO rápido e fácil mesmo. Fiquei impressionada, porque eu imaginava que alugar um carro fora do país fosse bem mais difícil.

Valor

De maneira geral, os valores nas mais diferentes locadoras são praticamente os mesmos, então acho que esse não precisa ser o fator decisivo na escolha da locadora. Leia bem e veja qual está mais perto do seu hotel, qual tem acesso mais fácil, qual apresenta mais coberturas e, por que não, qual você simpatiza mais. Eu recomendo a Chilean Rent a Car e, quando eu voltar ao Chile, locarei com eles novamente, pois fiquei extremamente satisfeita.

O valor que eu paguei pelos dois dias de locação + isenção de franquia + GPS + impostos foi de CLP85.800, pouco mais de R$460,00.

Se eu achei caro? Depende do ponto de vista. Quando você está sozinho e não tem vontade de dirigir, é caríssimo. Quando você está viajando com outras pessoas pode ficar muito barato, pois os passeios oferecidos pelas agências são cobrados por pessoa e acaba ficando mais caro do que o aluguel do carro. Eu viajei com a minha mãe e a minha tia e, por isso, alugar um carro foi uma opção bastante econômica. Se essa tivesse sido mais uma das minhas viagens sozinha, seria caro, mas mesmo assim eu alugaria o carro para poder realizar meu sonho de dirigir na montanha ♥

Lembretes

- Documentos que você vai precisar na locação: passaporte (ou identidade com menos de 10 anos de emissão), carteira de habilitação, cartão de crédito para a garantia de CLP350.000 (não se preocupe, pois esse valor será estornado depois);

- A quilometragem é livre e você pode indicar um condutor adicional sem custo;

- Não economize quando o assunto é segurança, pois as estradas são bem diferentes das nossas e estar prevenido é preciso: contrate a isenção de franquia;

- Verifique óleo e água, calibre os pneus e boa viagem!

Outros posts sobre essa viagem:

Quanto custa viajar para Santiago do Chile?
Viajando com Muprhy: Santiago
Aluguel de Carro no Chile
#Fail: Cajon del Maipo
San Jose de Maipo: a mini cidade entre as montanhas
Hotel em Santiago: Ibis Providencia, o meu preferido
Restaurante em Cajon del Maipo: Sabor Nativo
Chilitos: os cachorros de Santiago
Dirigindo na montanha: Valle Nevado
Valle Nevado… no verão!
Pega-turista: Restaurante Giratorio Santiago

Comentários

comments

30 Comments on Aluguel de carro no Chile

  1. Diego
    13 de janeiro de 2014 at 11:04 (4 anos ago)

    NOTA ZERO. Aluguei um carro nessa locadora (Chilean rent a car) após pesquisa de preços na internet. DECEPÇÃO TOTAL, NÃO ALUGUEM!!!! fizeram uma vistoria de 5 minutos, super rápida. Ficamos dois dias com o carro e na hora de devolver passaram uns 40 minutos vistoriando e encontraram um micro risco no vidro da frente, quase impossível de se ver a olho nu e que, segundo eles, seria retirado com “um líquido específico”, ou seja, empresa oportunista que cobra barato pelo aluguel e retira o lucro se aproveitando dos clientes. A justificativa deles foi que nós assinamos o contrato e que teria sido melhor tirarmos foto… sem contar o modo grosseiro que fomos atendidos. A única coisa ruim da viajem.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      13 de janeiro de 2014 at 11:09 (4 anos ago)

      Poxa Diego, que azar, nem parece que estamos falando da mesma empresa.
      Eu fui super bem atendida com eles e realmente não tenho nada para reclamar, mas como disse no post, fui bem criteriosa na hora da vistoria justamente para evitar qualquer tipo de transtorno na hora da entrega.
      Mas eu acho que temos que fazer a nossa parte nessas coisas também, porque gente oportunista tem em todos os lugares e não podemos deixar brecha para elas.

      Responder
  2. Francisco
    19 de março de 2014 at 13:08 (4 anos ago)

    Olá, meu nome é Francisco e trabalho em Chilean Rent a Car. Estamos satisfeitos que a grande maioria dos nossos clientes está muito satisfeito com o nosso serviço , o que se reflete em blogs como este. Obrigado Mari por uma descrição tão completa de sua experiência com a gente!
    Infelizmente, há casos específicos , como Diego, onde os danos são registrados no retorno do veículo. Nestes casos, buscamos proteger os melhores interesses dos nossos clientes , cobrando o menor preço possível para reparar o carro e mantê-lo nas melhores condições para o próximo cliente . Por mais que nós tentemos fazer todos felizes , às vezes a gente não consegue : (
    Trabalhamos todos os dias para se consolidar como melhor aluguel de carro em Santiago, sempre comprometida com o serviço , transparência e preocupação com pequenos detalhes. Queremos que as ferias dos nossos clientes sejam cheias de descanso e sem preocupacao.
    Para a paz de todos os que seguem este blog, dizer-lhes que Diego foi contactado e retornamos o pagamento completamente pelo vidro reparado. Lamentamos o inconveniente e esperamos ter compensado seu momento difícil.
    Através deste artigo, queremos convidar a todos aqueles que pretendem viajar para Santiago a reservar conosco. Somos uma empresa com quase 30 anos no mercado, com uma grande reputação que adquirimos por meio de nossa combinação exclente de preço e serviço, e acima de tudo, a seriedade, a transparência e o compromisso de servir os nossos clientes.

    Responder
    • Luciana
      9 de abril de 2014 at 10:48 (4 anos ago)

      Olá Francisco, pretendo ir a Santiago em breve. Poderia me enviar seu email para realizar uma cotação de valores para locação de veiculo? Grata!

      Responder
    • Andre
      12 de abril de 2014 at 16:28 (4 anos ago)

      Oi francisco.
      Estou tentando alugar um carro pela Chilean rent a car, porém não obtenho resposta quando preenchido as caixas de mensagens do seu site, e nem mesmo quando tendo contacto pelo e mail divulgado no site, de algumas dúvidas que tenho como a franquia zero e devolução em outros lugares.
      Por favor, Francisco existe outro e mail? Você pode me retornar?
      Obrigado,
      André.

      Responder
      • Adilson
        14 de maio de 2014 at 7:17 (4 anos ago)

        Olá estive no fim de Abril em Santiago aluguei desde o Brasil pela Net um carro desta locadora e fui muito bem atendido carro entregue no aeroporto no horário carro novinho sem problemas na entrega e pessoal atencioso inclusive rápidos na conferência vejo relatos aqui sempre apenas um relato negativo aliás foi pelo relatos aqui decidi minha locação agradeço a dona do Post.

        Responder
        • Mariana
          Mariana
          14 de maio de 2014 at 11:45 (4 anos ago)

          Olá Adilson,
          Que bom saber que confiou no meu relato e, principalmente, que também foi tão bem atendido quanto eu fui lá.
          :)

          Responder
          • Adilson
            15 de maio de 2014 at 7:12 (4 anos ago)

            Sem dúvida Mariana li o post acreditei e pude conferir grato

            Responder
    • Marcelo
      15 de outubro de 2014 at 16:14 (3 anos ago)

      Boa tarde Francisco, vou ao Chile em dezembro e gostaria de um email seu para contacta-lo diretamente. Obrigado

      Responder
      • Marcelo
        27 de novembro de 2014 at 1:23 (3 anos ago)

        Pode me passar o e-mail dele tbem ? Estarei indo em dez tbem

        Responder
    • José Filho
      27 de janeiro de 2015 at 14:04 (3 anos ago)

      Prezado Francisco,
      Por gentileza me envie o seu e-mail para mantermos contato. Preciso alugar um carro em Santiago no início de fevereiro/2015.

      Responder
      • Mariana
        Mariana
        27 de janeiro de 2015 at 16:39 (3 anos ago)

        Olá José,

        Você pode fazer a reserva diretamente pelo site :)

        Responder
    • Bruna Batista
      13 de março de 2015 at 18:02 (3 anos ago)

      Olá Francisco, estou chegando em Santiago dia 20 e fico até dia 23/03.

      Gostaria de alugar um carro com vocês também.

      Pode enviar seu email para cotar?

      No aguardo,

      Responder
    • Wesley
      14 de novembro de 2015 at 21:31 (2 anos ago)

      Francisco me envia seu e-mail, preciso de um veiculo para inicio de Janeiro

      Responder
  3. Matias Neto
    26 de junho de 2014 at 10:43 (3 anos ago)

    Estou indo ao Chile em outubro, espero alugar o carro com as facilidades descritas por vc, Mariana. Vou alugar o carro por 10 dias descendo de carro até pucon, passando pela rota do vinho e pelo litoral de Algarrobo. Obrigado pelas dicas.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de junho de 2014 at 10:46 (3 anos ago)

      Oi Matias!
      Espero que você tenha a mesma sorte que eu, porque realmente foi tudo muito mais fácil do que eu imaginava.
      Depois volta aqui e me conta se deu tudo certo. É importante saber se as nossas dicas funcionam na prática ;)

      Responder
  4. Juliana
    21 de julho de 2014 at 15:01 (3 anos ago)

    Mariana, qual a idade minima para alugar um carro no Chile?

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      21 de julho de 2014 at 15:06 (3 anos ago)

      Olá Juliana,

      A maioria das locadoras exige que o condutor tenha mais de 21 anos, mas existem algumas que aceitam condutores entre 18 e 21. Nesse caso, aconselho a ver as condições especificamente na locadora que você escolher.
      A Chilean, que citei no post, só aceita condutores maiores de 23 anos.

      Responder
  5. Widson Santos
    1 de dezembro de 2014 at 11:20 (3 anos ago)

    Muito bom o post, já fiz minha cotação!! Obrigado

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      1 de dezembro de 2014 at 12:35 (3 anos ago)

      Oi Widson,

      Que bom que gostou e que foi útil!

      Boa viagem :)

      Responder
  6. Thiago
    6 de junho de 2015 at 0:20 (3 anos ago)

    Alguém sabe informar como funciona a questão dos pedágios no Chile. Li muito a respeito, mas ainda tenho dúvidas. Pretendo alugar um carro em Santiago e ir até a região dos Lagos. Li sobre a TAG, mas em alguns lugares diz que ela só vale para Santiago e região. Nas estradas rumo ao sul a cobrança de pedágio é no modo convencional. Também li relatos que é tudo pela TAG. Alguém que já fez essa rota sabe informar ao certo? Obrigado!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      6 de junho de 2015 at 10:57 (3 anos ago)

      Thiago,

      Com certeza a locadora vai saber te passar essas informações direitinho ;)

      Responder
  7. Janaina
    7 de julho de 2015 at 22:16 (2 anos ago)

    Gostaria de uma informação, se possîvel, pretendo ir de carro de santiago e descer as cordilheiras, mas não pretendo entrar na Argentina, vamos sair de santiago, descer e subir no mesmo dia, minha preocupação é no abastecimento do carro, háu posto de combustível????ou um tanque daria para a ida e volt??.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      8 de julho de 2015 at 9:25 (2 anos ago)

      Oi Janaina,
      Infelizmente não sei te responder isso, mas dá uma olhada no google pelo trajeto que você vai seguir que com certeza dá pra ver se tem posto no caminho ou não.

      Um abraço e boa viagem!

      Responder
  8. Leonar
    22 de setembro de 2016 at 12:21 (1 ano ago)

    Fui locar o carro na Chilean no dia 04/09. Cheguei em torno das 12:00 e sai de lá as 13:00 e sem o carro.
    Cheguei no local e fiz todos os trâmites para locar o carro. Quando foram vistoriar o carro, veio um cara barbudo e começou a fazer a vistoria. Rapaz, o cara procurava pelo em ovo!
    Primeiro ele mostrou internamente o carro, anotou o KM e a gasolina. Deu partida no carro e pronto.
    Foi para a vistoria externa e demorou uns 20 minutos. A inspeção é minuciosa! Detalhe por detalhe.
    Quando íamos para o último item, ele foi abrir a porta e..? FECHADA!! Ele fechou a porta com a chave dentro!
    Foi lá dentro do escritório ver se tinha outra chave e não achou.
    Nisto ele chamou o cara(Rodrigo Robles) responsável pelo pagamento e contratos, conversou 2 minutos e veio até ao encontro meu, da minha mulher e meu filho de 5 anos.
    Ele chegou e disse: “O carro está fechado. Seu filho trancou o carro com a chave dentro!!”
    Pronto! Era isto o que faltava.
    Discuti com ele e ele foi no rapaz barbudo ver o acontecido. Depois o Rodrigo retornou e pediu desculpas e disse que foi um mal entendido. Os dois foram sacanas, mal profissional e ainda por cima mentirosos!
    Fiquei procurando uma camera e achei. Pedi pra ele ver o vídeo e me mostrar que foi meu filho que fez isto. Acusaram meu filho de 5 anos que nem chegou perto do carro de ter fechado a porta.
    Depois me disseram que ia demorar uns 40 minutos até o chaveiro chegar e entregar as chaves.
    Enfim, cancelei o contrato, pedi a devolução dos valores.
    Hoje, 20 dias depois ainda não posicionaram a respeito. Não tem nenhum lançamento de cancelamento de valor no meu cartão, ja enviei e-mail a eles e estou no aguardo.
    O que aconteceu comigo pode ter sido um fato isolado porém não tiram a falta de respeito e a sem vergonhice deles de acusarem meu filho.
    Vou aguardar mais alguns dias e posiciono aqui também. O que fizeram comigo pode ser um caso único porém quero ver a resposta deles.
    Quando tudo ocorre bem, não temos reclamação. Agora quero ver como que vai ficar minha situação, valores, estorno, etc…

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      22 de setembro de 2016 at 16:30 (1 ano ago)

      Oi Leonar,

      Lamento pela situação ocorrida com você. Espero que as coisas se resolvam da melhor maneira possível para evitar mais aborrecimentos. Boa sorte e depois volte aqui para nos contar.

      Responder
  9. geraldo costa
    1 de agosto de 2017 at 21:44 (5 meses ago)

    viajar desde Santiago hasta Mendonza y san martin de los andes y pucon y regresar a santiago

    Responder

3Pingbacks & Trackbacks on Aluguel de carro no Chile

  1. FINESTRINO » Arquivos » #Fail: Cajon del Maipo
    1 de março de 2013 at 9:16 (5 anos ago)

    […] esperado da minha viagem, mas ele já começou a dar errado um dia antes, quando fui abastecer o carro. O frentista, simpático como todos os chilenos, perguntou de onde eu era, se estava gostando do […]

    Responder

Leave a Reply