Como escolher apartamento para locação em viagem

Não é novidade que hoje em dia muita gente busca apartamento para locação em viagem. São várias opções de sites conectando donos de apartamento com viajantes, e eu mesma já usei vários deles, não apenas o mais famoso, Airbnb.

A verdade é que não só para estadias mais longas, as vezes até para 2-3 dias acaba valendo a pena, principalmente em cidades muito grandes.

Para escolher a melhor opção de apartamento para locação, é preciso analisar algumas coisinhas, e não somente preço e fim de papo. Separei algumas dicas pra você escolher sem erro e evitar transtornos.

CUSTO TOTAL

Nestes sites, cada apartamento cobra a taxa da diária E taxa de limpeza. Atente bem à isso, porque os valores variam de apê para apê, ou seja, não é padrão do site, digamos. Então sempre vai aparecer o valor da diária, o valor total e no final a soma com a taxa de limpeza. É bem importante ver isso, porque de repente, justo isso acaba encarecendo e ficando o mesmo preço ou superior a um hotel. E sem ter as facilidades de um hotel, né?

custo aluguel apartamento em viagem

LOCALIZAÇÃO

Fator importantíssimo pra qualquer escolha, seja apartamento alugado ou hotel. Geralmente os hotéis melhores ficam já em bairros que são ou centrais ou bairros mais “cool”, pois já pensam na questão turística e facilitadora pro cliente.

Porém, na locação de apartamento a coisa muda de figura. Tem de tudo e em tudo que é lado. É legal pesquisar a região antes de ir. Claro, tudo que for bem central ou perto de pontos turísticos famosos, será mais caro. E o que for mais longe, mais econômico. Sugiro dar uma pesquisada no bairro pra ver se é ok andar a pé por ali, como será pra chegar e sair, e até mesmo a confiança pra locar aquele local específico. Na dúvida, melhor ir mais pro centro.

Por outro lado, se você vai para um evento ou algo específico e que não é central, é a melhor coisa poder alugar um apartamento, pois pode conseguir uma opção bem perto de onde vai e gastando muito menos.

MOBILIDADE

Fazendo um gancho com o item anterior, aproveita pra dar uma olhada se tem ônibus/metrô perto. Já pensou, economizar no apê e gastar horrores em táxi porque o lugar é longe e não dá pra andar a pé até um ponto? Aí não vi vantagem.

Se você estiver em uma viagem de carro, mais fácil não precisar depender estritamente disso, mas aí já parte pra busca de um local com estacionamento, e isso você pode colocar no filtro das buscas online também. E claro, ver se está incluso ou se tem algum custo extra antes de fechar negócio. Garantir tudo pra evitar surpresas desagradáveis na chegada!

QUANTIDADE DE CAMAS

Esse tipo de hospedagem é bom quando se está em 1 ou 2 pessoas, e é excelente se está viajando em galera. É a forma de economizar muito e ficar todo mundo junto. Muitas casas ou apartamentos tem capacidade pra um número grande de pessoas, mas é bom verificar mesmo como é mesmo a distribuição.

Muito lugares cabem lá 8 pessoas, mas vai ver e são 2 quartos com 2 beliches cada, e aí em casal já meio ruim. Se for com pais ou pessoas mais velhas, provavelmente também é inconveniente. Verifique como é a distribuição das camas e quantidade real de quartos e banheiros.

locação de apartamento viagemEsse era meu quarto em Fort Lauderdale

Outro detalhe MUITO importante é verificar se você está locando o apartamento todo ou apenas um quarto da casa. Em alguns casos tem essa opção, e é bem mais em conta, obviamente. Eu aluguei 2x assim, só um quarto. Uma vez foi em Fort Lauderdale, onde fiquei 1 mês. Lá é tudo super caro e fiquei na casa de uma alemã muito querida. E outra vez aluguei no Rio, para uma estadia curta de 3 dias e que nem ia ficar em casa quase nenhum horário. Então ok.

DEPÓSITO ANTECIPADO/ PAGAMENTO

A forma de pagamento varia muito também, assim como o preço da limpeza. Cada pessoa negocia de uma forma. Eu já loquei apartamento que tive que pagar tudo antes de chegar, já aluguei tendo que pagar uma taxa de segurança no site e o dinheiro no local, já aluguei pagando em cartão no local… ihhh de tudo!

Tem apartamento que tem cancelamento sem cobrança e tem alguns que não, uma taxa fica recolhida caso desista. Leia bem e converse com o locatário antes de qualquer coisa. É muito importante também que você salve (faz um print, o que for) de tooooda a conversa e negociação, assim você tem argumentos e pode reivindicar caso algo dê errado. E assim, não espere que o site seja super prestativo pra te auxiliar com problemas com o locatário. Tenha tudo registrado e bem certinho caso necessário.

DESCRIÇÃO E FOTOS

Não sei você, mas pra mim o apartamento não precisa ser topzera 5 estrelas luxo total, mas eu procuro um local limpinho, que tenha o básico à disposição, utensílios de cozinha pra oi, cozinhar? (poder comer em casa é sim um fator relevante pra quem busca locar apartamento em viagem né?), cama, roupa de cama, sofá e wifi. É bom locar apartamentos que disponibilizem bastante foto do local e de todos os ambientes, sem contar uma descrição de tudo que você pode encontrar lá.

locação apartamento

Mais sobre aluguel de apartamento:

Aluguel no Airbnb: como funciona e minha experiência

- Aluguel de apartamento em Córdoba

Como é alugar apartamento em viagem

- Aluguel de apartamento em Milão

Comentários

comments

Leave a Reply