As massas italianas: qual é qual?

Como boa descendente de italiano, eu amo uma boa massa, mas como boa pessoa normal, nunca sei qual é qual! São tantas opções de massas italianas, tantos nomes parecidinhos que sempre rola aquela dúvida se eu estou pedindo macarrão ou gravatinha, parafuso ou massa recheada. E eu bem sei que muita gente aqui sofre com isso, principalmente quando vai pra Itália e tem aqueeeele menu extenso de opções e não, não tem um desenho do lado pra gente se achar.

Fiz um pequeno manual (com fotoo!) pra vocês aqui hoje. Pega o queijo ralado e vem aprender!!

Macarrões

Ah é, não é apenas “macarrão”, tem várias opções. O spaghetti é o mais fininho, que comemos mais aqui no Brasil; o linguini é um pouco mais grosso; o tagliatelle é aquele que vem enrolado e é mais grosso, que fica tipo uma lombriga no prato; e o fusilli, que é o todo enrolado, tipo fio de telefone.

Penne

O penne é aquele mini tubo, e diferente do que tem aqui no Brasil – uma opção – na Itália tem pelo menos 8 tipos que variam com textura e tamanho. Selecionei os mais clássicos para colocar aqui: penne rigate (listrado) que é o penne mais comum; pennette rigate que é uma versão mais fina e comprida do anterior; penne lisce (liso) que como o nome diz, não tem aquelas rugas.

Pra se ter uma ideia dos diferentes tamanhos:

Gnocchi

Esse é o mais fácil, é gnocchi e pronto! O formato e tamanho varia com a fabricação da casa, mas não tem distinção de nome.

Gravatinhas

As gravatinhas são básicas também, mas é bom saber que o nome certo é farfalle. Elas também tem lisas, listradas e uma opção que é mais gordinha. Nenhum segredo aqui, só lembrar que farfalle = gravatinha.

*Farfalle na verdade significa borboleta em italiano.

Conchinhas e afins

Separei aqui três tipos de massa que parecem conchas. A conchinha mesmo é a conchiglie, aquela que costumamos comer em sopas, porém ainda tem as pipette e as orecchiette, que são curvas no estilo.

E sim, conchiglie vem de concha, pipette vem de pipetas e orecchiette vem de orelhinha. Fácil lembrar, pois parecem essas coisas mesmo.

Parafusos

Aqui separei os parafusos e alguns semelhantes e pouco conhecidos no Brasil. O parafuso também é conhecido como fusilli e confunde um pouco se é o macarrão ou se é a massa menor. Aqui temos o fusilli, famoso parafuso; fusilli spirale ou pode aparecer como girandole que tem a espiral mais apertada; casarecce que é uma massa mais comprida e meio enrolada; e cellentani.

*Girandole significa cata-vento em italiano.

Outros

Na verdade, tem muita – muita mesmo – opção e variedade nas massas italianas. Não só os tamanhos e se são lisas ou listradas, mas tem muitos formatos diferentes. É possível que os nomes e tipos variem de acordo com a região também, mas sabendo o básico, não tem como errar na hora de escolher seu prato no menu!

13 Comments on As massas italianas: qual é qual?

  1. Monica Costivelle
    31 de julho de 2013 at 11:17 (386 dias ago)

    Eu já meio que discuti com um cozinheiro num restaurante. Era um bem simples perto do trabalho. Tinha um esquema tipo Spoleto. Eu pedi o fetuccine. Ele não entendeu. Eu repeti, falando mais claro. Continuou sem entender. A amiga que estava comigo, explicou que era o “talharim”.
    Pior, depois o cara ficou me ironizando, como se a louca fosse eu! Achei o fim da picada, não precisa ser humilde, sabe? Mas, pelo menos, respeite o cliente.

    Btw, pela espessura daquela massa, nunca que era tagliarini.

    Enfim, sou italiana super chata e achei ótimo esse post-guia pro pessoal! Em POA tem um restaurante chamado Usina das Massas, que tem o guiazinho com todas as massas na mesa, por baixo do tampo de vidro. É muito legal!

    Responder
    • Anna
      Anna
      31 de julho de 2013 at 14:51 (386 dias ago)

      Pô como assim o cara discutiu com você?
      Sem contar que você estava certa? Cúmulo!

      Imprime esse post e mostra pra ele, hehehe.

      Adorei a ideia de ter isso na mesa, porque é muita massa, muito nome, muita coisa!!
      Beijos Monica.

      Responder
  2. Fernanda
    31 de julho de 2013 at 14:48 (386 dias ago)

    Muito legal esse post! Ainda mais para os fanáticos por massa que nem eu! rs

    Responder
  3. Joaquim
    15 de novembro de 2013 at 17:56 (278 dias ago)

    Ana boa tarde, gostei do que vi, gostaria que você me enviasse algumas receitas por e-mail, tem jeito? Gosto muito de massa italiana, futtuccine, maasa de lazanha, canelone e outras , você me ajudar o que der para você mandar? Por favor Bb, bjs querida tudo de bom.

    Responder
    • Anna
      Anna
      16 de novembro de 2013 at 13:30 (278 dias ago)

      Olá Joaquim.
      Este é um blog de viagens, não de culinária.
      Este post é apenas explicativo para quem vai a Italia e se perde com os nomes das massas.

      Até mais,

      Responder
  4. Helio.'.
    6 de março de 2014 at 16:50 (168 dias ago)

    E qual seria o nome correto da massa que nas cantinas em São Paulo chamam de Fuzilli? Trata-se de uma massa longa, com furo no centro, de calibre maior que o buccatinni.
    Fuzilli é na verdade o famoso parafuso ou “rabo de porco” né?
    Abraços

    Responder
    • Anna
      Anna
      6 de março de 2014 at 17:06 (168 dias ago)

      Oi Helio.

      Isso aí!
      Eu já vi lugares aqui colocarem fusilli/fusilete naquele penne compridão e servido com carne.
      Eu nunca entendi isso pra falar a verdade. Clássica confusão de massas!

      Responder
  5. carla
    23 de abril de 2014 at 19:56 (119 dias ago)

    amei a sua postagem me ajudou muito no trabalho da faculdade.

    Responder
  6. carla
    23 de abril de 2014 at 19:58 (119 dias ago)

    cada nome estranho que da ate desinpaciência em falar

    Responder
  7. patricia
    23 de abril de 2014 at 19:59 (119 dias ago)

    obrigada anna por me ajudar no cardapio

    Responder

Leave a Reply