As outras igrejas de Roma: San Paolo e San Giovanni

Quando falamos de turismo na Itália, lembramos diretamente de que teremos uma boa parte de turismo em igrejas. Quando falamos de turismo em igreja e em Roma, lembramos de San Pietro, não é? Eu também pensava só nela, mesmo sabendo que na Itália o que mais tem é igreja e que as igrejas de Roma então… incontáveis!!

Na primeira vez que estive em Roma foi jogo rápido pois tinha uma semana de férias da faculdade e meus pais tinham ido pra lá com pouco tempo de aproveitar também. Ficamos apenas 4 dias lá e claro, fizemos o mais comum na cidade. Primeiro porque Roma é o tipo de cidade que tem que ver essas coisas básicas como Pantheon, Vaticano e Coliseu – simplesmente valem muito a pena mesmo! - e segundo que na época (2007) os blogs de viagem não existiam como hoje e a visão de turismo ainda era um pouco mais básica, sem muita difusão de informações diferentes do que fazer nos lugares. Enfim, na minha primeira viagem pra Roma visitei apenas San Pietro de igreja e nem me toquei que além das outras 527491 igrejinhas menores, ainda tinham outras duas Basílicas enormes, lindas e incríveis pra visitar.

Nessa segunda viagem tive a oportunidade de vê-las, e olha, fiquei impressionada com as duas! A primeira parada foi a Basilica di San Paolo, na linha azul do metrô na parte sul. Chegar lá é fácil, pois além da parada do metrô ter o mesmo nome, quem desce ali, desce pra ir na Basilica. É só seguir o fluxo!

san paolo romaOlha que lugar lindo e gostoso esse

A Basilica é enorme (2a maior da cidade), com esculturas, pinturas, afrescos, mármores dignos de muitas fotos… e a melhor parte (pelo menos naquele dia): va-zi-a! Muito mais gostoso passear e conhecer lugares assim, sem aquele amontoado de gente.

san paolo roma

A atual Basílica é uma reconstrução do sec. XVIII da antiga basílica do tempo de Constantino. Boatos que o apóstolo Paulo está enterrado ali e por este motivo acontecem muitas peregrinações a esta igreja.

teto san paolo romaEu adoro – adoro – ver os tetos dessas igrejas. É muito incrível!

A segunda igreja que gostei de visitar é a de San Giovanni, também com parada de mesmo nome no metrô, porém dessa vez na linha vermelha. Ali tem bem mais turismo, também é um pouquinho mais central que a Basilica. Perto de San Pietro esta ainda estava vazia, mas já mais tumultuada para fotos.

fachada san giovanni roma

Outra coisa que me chamou a atenção em San Giovanni foi a quantidade de pedintes e vendedores ambulantes na frente, coisa que não vi em outras igrejas da cidade.

san giovanni roma

Agora um fato: é nela que está o trono papal, e isso faz com que ela seja mais importante do que San Pietro. Há! Ela é a mais “importante” do mundo pois é a Catedral da Diocese de Roma e foi fundada por Constantino I. Vale a pena fazer a parada, não?

san giovanni romaOs tetos. Sempre os tetos lindos.

Comentários

comments

Leave a Reply