Bali de cinema

O filme que vocês vão lembrar bem facinho que fala de Bali é…. Comer, Rezar, Amar, claro. Mas esse já falamos aqui e ainda está bem fresquinho. Mas encontrei alguns poucos outros e um futuro lançamento cinematográfico. Pena que não tem muito filme que mostre mais de Bali, o lugar é muito lindo e merece ser filmado tanto quanto outras cidades históricas e famosas como Roma, Londres e NY.

Bora pros filmes encontrados então?

Road to Bali

Bing Crosby estrelou um filme sobre Bali em 1952. É o sexto filme dos sete “Road to…”. O filme é uma comédia da Paramount Pictures.

Esse filme é meio apelação, tem até uma lula gigante e um vulcão em atividade. Está cheio de referências misturadas, falando de Austrália (já que os personagens são australianos e precisam ir a Bali), danças escocesas e todo aquele pastelão sem noção dos filmes de comédia antigos.

É comédia de tão tongo que é, olha lá:

Chokher Bali (“areia no olho”)

Esse filme é bengali (Bangladesh) e baseado no romance de Rabindranath Tagore. O filme é de 2003 e ganhou o Prêmio Nacional de Cinema para Melhor Longa-Metragem em bengali e foi nomeado para o Prêmio Leopardo de Ouro (Melhor Filme) no Festival Internacional de Cinema de Locarno em 2003.

Pensa que é só isso? O filme esteve na Seleção Oficial no Festival de Cinema Internacional de Chicago em 2003 e foi exibido em mais de 25 festivais internacionais, incluindo o Toronto International Film Festival, no London Film Festival, em Palm Springs, Karlovy Vary e Washington DC International Film Festival além de ganhar o Prêmio dos Produtores de Cinema Apsara para o Melhor Filme Regional 2004.

Só porque é asiático a gente não dá crédito né? Mas o filme ganhou tanto prêmio que merece nossa atenção sim. A história é uma trama de adultério e amor proibido.

Sem contar que essas atrizes asiáticas famosas são sempre muito bonitas:

I, Alex Cross

Descobri que em breve mais um filme Hollywoodiano será filmado lá, chama-se I, Alex Cross do diretor Rob Cohen, o mesmo que fez A Múmia, XXX e Velozes e Furiosos. Algumas cenas serão filmadas em uma praia da ilha. Esse filme não é nada tranquilo no estilo “vamos mostrar uma ilha paradisíaca relax”, é uma trama policial e de perseguição mesmo.

De qualquer forma, taí mais uma oportunidade de dar uma espiadinha em Bali e ficar morrendo de vontade de ir pro outro lado do mundo!

Vimeo

Além do cinema, no Vimeo encontrei alguns videos bacanas sobre Bali. Saca só a delícia:

Postcard from Bali (Canon 5d MkII) from Stephan Kot on Vimeo.

BALI, JE T’AIME! from artisland on Vimeo.

Se ainda não colocou Bali na sua lista de destinos a conhecer, não sei o que está esperando. O lugar é perfeito!

Comentários

comments

Leave a Reply