Bike Rio

Se você está de viagem marcada para o Rio de Janeiro e curte pedalar, vale a pena conhecer o Bike Rio. O Bike Rio é um sistema de aluguel de bicicletas da Prefeitura que tem como objetivo introduzir a bike no transporte público da cidade. Para quem vai fazer turismo, é uma opção bem bacana, pois é possível ir de bike em vários dos principais pontos do Rio de Janeiro.

bike rio

Como funciona e quanto custa

Para utilizar as bikes você precisa fazer um cadastro no site ou pode baixar o aplicativo Bike Rio e fazer por lá também, que é mais rápido e fácil.

Existem duas opções de passe: o passe mensal que custa R$10 e é válido por 30 dias e o passe diário que custa R$5 e é válido por 24 horas. Depois de escolher o seu passe, basta inserir os dados do cartão de crédito e dirigir-se até uma das estações para pegar a bike.

Na hora de retirar a bicicleta você precisa fazer o login, indicar a estação e o número da posição da bicicleta.

bike rio

Para devolver é só encaixar de novo, mas não esqueça de verificar se está travada para evitar cobranças excedentes no seu cartão de crédito.

Condições das bikes e das ciclovias

Teoricamente, todas as bikes estão equipadas de acordo com o código de trânsito brasileiro. Ou seja, possuem retrovisores, refletores nos pedais e rodas, campainha e sinalização refletiva dianteira e traseira, mas é preciso dar uma conferida no estado geral da bicicleta antes de retirar da estação. Nós chegamos a retirar algumas com pneu furado e sem freio. Sem contar que várias delas estão um pouco enferrujadas em algumas partes por causa da maresia. E o problema é que se você não conferir isso antes de retirar vai ter que esperar 15 minutos para pegar outra.

bike rio

As ciclovias que ligam as estações são muito bem sinalizadas em todos os trechos e, pelo menos na parte que nós andamos, não tivemos grandes problemas com pedestres nas ciclovias. Como tem bastante espaço por lá, não precisamos disputar o espaço.

bike rio

Com a quantidade de estações espalhadas pela Zona Sul do Rio de Janeiro, o passeio utilizando Bike Rio é a melhor forma de locomoção. Economiza táxi, não passa calor dentro do metrô/ônibus e ganha muito tempo. Das outras vezes eu fiz Zona Sul toda a pé e cansei pra caramba, além de gastar um dia inteiro só caminhando. Acho bacana ir até certos pontos de bike e depois fazer uns pedaços a pé, até mesmo porque você só pode usar a bike por 60 minutos e depois precisa devolver e esperar mais 15 minutos para pegar outra. Assim é mais justo e todo mundo tem a chance de usar.

bike rio

No aplicativo você pode conferir as estações mais próximas e quantas bicicletas estão disponíveis. Acreditem: elas são super disputadas. Nós estávamos em 3 e sofremos para conseguir pegar a bike os 3 ao mesmo tempo.

bike rio(Saí dormindo na foto, mas o passeio não estava entediante. Juro. Haha)

Se tiver mais alguma dúvida, dá uma olhada nesse link que explica tudo.

O horário de funcionamento do Bike Rio é das 6h às 22h.

Se quiser ler outros posts sobre o Rio de Janeiro, é só clicar aqui.

Comentários

comments

2 Comments on Bike Rio

  1. Avatar
    jr
    26 de novembro de 2013 at 11:57 (6 anos ago)

    Passear de bike no Rio é incrível. Boas ciclovias e ótimo visual. Imperdível!!!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de novembro de 2013 at 12:14 (6 anos ago)

      Muito bem lembrado, Jr, o visual é um dos melhores atrativos desse passeio!
      Já tô com saudades do Rio… ai ai

      Responder

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.