O incrível Bosque de Ombués no Uruguai

Antes de chegar no Uruguai, eu nem sabia desse passeio. Li vários posts, guias e matérias de viagem e ninguém comentou sobre o Bosque de Ombués. A nossa sorte foi que a dona da cabana que nos hospedamos indicou o passeio e disse que era muito legal e que deveríamos ir. Bem, indicação de local é indicação de local. Abri meu computador e fui pesquisar sobre antes de me aventurar. Pareceu seguro, pareceu legal, pareceu que deveríamos ir e no dia seguinte fomos.

Até agora você não entendeu nada porque nunca ouviu falar em Ombué, mas vou tentar explicar: é uma árvore só que não é árvore, mas também não é arbusto… é meio que uma planta.

bosque de ombués

Vai dizer, não tem toda a cara de árvore? Mas não é não. Segundo a wikipedia:

“É uma planta de grande porte, com origem nas pampas da América do Sul, utilizada como ornamental nas zonas de clima mediterrânico. Apesar de apresentar morfologia arbórea, o ombu é uma planta herbácea de grandes dimensões, não tendo madeira no seu caule, pese embora o seu tamanho. A planta forma uma canópia com um perímetro de 12 a 15 m, podendo atingir uma altura de 12 a 18 m. O nome deriva da palavra guarani ombu, que significa vulto ou sombra.”

Então tá, não é árvore.

bosque de ombués

O Bosque fica pertinho de Aguas Dulces e Cabo Polonio e o passeio é feito em grupos fechados de no mínimo 5 pessoas. Como não tem site e não conseguimos ligar, acordamos cedo e fomos para a pequena vila de pescadores de onde sai o tour. Chegamos 8h30 porque nos falaram que começava as 9h. Chegando lá a mulher disse que era as 10h. Ok, fomos passear em outro balneário e voltamos as 10h. Aí o dono do barco que levava pro bosque estava lá e me disse que era as 11h ou as 16h e dependia se teria gente ou não. ¬¬

bosque de ombuésÉ aqui que você compra o passeio

Ok, deixei avisado que iríamos as 11h e que voltaríamos mais tarde então. Quando chegamos 10h55 vimos o barco partindo! Nossa, fiquei apenas emputecida!! Aí fui falar com o outro cara que atendia e ele por sorte (dele) conseguiu ligar pro barco e pedir pra voltarem. UFA! Depois de 3 idas lá, tinha que conseguir esse passeio.

Mas ao que realmente interessa é que pra chegar ao Bosque de Ombués você precisa fazer um passeio de barco de uns 20 minutos pelo Arroyo de Valizas. É bem bonito, tem muitos pássaros diferentes. Chegando lá é uma pequena caminhada a pé pelo bosque, nada muito difícil, passeio para todas as idades.

arroyo de valizas

Olha aqui embaixo a formação dele, é muito leve, vocês não tem ideia!

formação ombué

O guia é bem simples e cuida do bosque há muitos anos. Ele sabe tudo sobre e explica com detalhes sobre estas plantas e os cuidados com elas. A coisa é que não tem como dizer a idade delas, porque como mencionei acima, não tem madeira no caule e logo não tem os anéis para contagem. Porém são plantas que duram muitos anos, e eles chutam entre 300 e 500 anos!

guia no bosque de ombués

O que achei bem legal é que os pequenos troncos vão crescendo e se juntando uns aos outros, e por isso ela fica grossa desse jeito. E é por isso também que não tem nenhuma planta igual à outra. É crescimento totalmente desordenado.

ombué com câncerEssa formação na lateral é um câncer. Não tem o que fazer, a planta se cura sozinha.

Todo o passeio dura cerca de 2h-2h30 dependendo do grupo. Custa R$ 40 (pode pagar em reais sim). O endereço é na rota 10, KM 267.

bosque de ombués

Comentários

comments

1 Comment on O incrível Bosque de Ombués no Uruguai

  1. Simone Silva
    23 de janeiro de 2014 at 11:41 (5 anos ago)

    Anna eu também nunca tinha ouvido falar sobre esse passeio, achei muito interessante ;)

    Responder

Leave a Reply