Canion de Itaimbezinho

Como prometido, hoje e amanhã vou contar dos passeios que fizemos lá em SC pelos canions (na verdade quando vamos por cima é Santa Catarina, quando passeamos por baixo do canion é Rio Grande do Sul. Confuso, eu sei). Todos os passeios foram fechados com o pessoal que trabalha pra Pousada Pedra Afiada mesmo, e como o atendimento foi perfeito, recomendo aqui sem medo.

No primeiro dia escolhemos uma trilha bem levinha, que é esse do Canion de Itaimbezinho. Na real mesmo você pode fazer sozinho esse passeio, ou seja, ir com seu carro e passear lá dentro sozinho também, é tudo bem fácil. Quando escolhemos o passeio, já não tinha vaga na kombi, então fomos com nosso carro atrás deles e lá usamos só o serviço de guia.

kombi pedra afiada

Agora, cuidado na estrada, pois ela é bem bem tensa. Não é asfaltada, toda de terra com milhões de pedras no caminho e subidona. Eles não querem asfaltar porque justamente não é pra todo mundo ficar indo, e além disso, protegem mais os animais. Pra dar uma ideia, em estrada asfaltada, 108 bichinhos são atropelados e na estrada de terra, menos de 20. Diferença enorme!

Eu filmei a estrada pra mostrar pra vocês, claro:

Meu carro é 1.0 e deu pra ir de boa

A viagem dura cerca de 1h porque vamos muito muito muito devagar. A dica aqui é ir com os pneus bem cheinhos pra não correr risco de estourar com as pedras. Mas é possível ir gente, fé no carro e vambora pro canion!!

Voltando ao assunto, eu acho interessante fazer alguns passeios com guia, assim a gente aprende mais, eles mostram detalhes e tudo, e nosso guia era fantástico! O Daniel é biólogo e manja demaaaais das coisas. Ia explicando tudo pra gente e foi bem legal.

A trilha é uma baba mesmo, são 3km de ida e mais 3km de volta. É pouca coisa, mas quando fizémos estava um sol TENEBROSO e isso fez a trilha ficar bem pesada mesmo. Não tem sombra no trajeto, então leve água e protetor solar (fator 85 porque é forte mesmo).

Chegando lá, oi:

canion itaimbezinho sc

canion itaimbezinho sc

canion itaimbezinho

canion itaimbezinho sc

A vista é demais e vale todo o esforço. Esse tipo de formação de magma só existe ali, em SC. Tem algo assim na África, mas 90% está aqui conosco. É muito muito grande e poxa, todo mundo tem que conhecer esse pedacinho do Brasil!

canion itaimbezinho sc

Depois do passeio fomos almoçar. Lá na reserva não tem banquinha, lojinha nem nada além de banheiro. No valor do passeio está incluso o almoço, que pensamos que era bem simplezinho. Uhum, se tratando do Pedra Afiada, estava eu muito enganada. Almoço BEM bacana sim. Claro que é um sanduba né, mas é gigantesco em pão fresquinho, suco de caixinha, uma fruta e ainda uma barra de cereal dessas super nutritivas. Ninguém conseguiu comer tudo, então pode ir tranquilo e com fé que você não vai passar fome depois da trilha.

Depois do passeio principal o Daniel ainda nos levou por uma outra trilha de 1km, bem tranquilinha só pra fechar bem o passeio.

canion itaimbezinho sc

Na volta ainda teve uma surpresa, e o guia parou em mais um canion, o Índios Coroados que se você for sem guia, não vai saber onde e como é. Ahá! Olha que bacana esse também:

Tá ligado que eu tive uma certa dificuldade pra falar o nome do Canion no vídeo e falei errado ainda. Hahahaha. Sorry gente.

canion indios coroados sc

O passeio é muito legal e a trilha bem leve (tirando o sol forte). Não adianta eu dizer preços aqui porque varia de acordo com as pousadas, varia com o número de pessoas e se você vai com seu carro ou não. Mas pra você ter uma ideia, nós pagamos R$ 80 cada um, já com entrada do parque, guia e o almoço inclusos.

Aliás, o nome do canion é Itaimbé e significa Pedra Afiada. Lembra alguma coisa? Hehehe.

canion itaimbezinho sc

Comentários

comments

5 Comments on Canion de Itaimbezinho

  1. Mariana
    Mariana
    14 de janeiro de 2014 at 10:21 (4 anos ago)

    Tá muito boa nos pulos, heim
    Que orgulho!
    Os meus são péssimos :(

    Responder
  2. Ives
    14 de janeiro de 2014 at 17:13 (4 anos ago)

    Na verdade é Santa Catarina quando está na parte de baixo dos canions, quando sobe é o Rio Grande do Sul.

    Responder
    • Anna
      Anna
      14 de janeiro de 2014 at 17:16 (4 anos ago)

      É verdade, é essa bagunça de delimitações!! =D

      Responder
  3. marcelo b.
    15 de janeiro de 2014 at 10:44 (4 anos ago)

    estive ae em 2007…
    vi um programa na net esses dias, ñ lembro o canal, desafio dose dupla, algo assim, e eles fizeram nesse canion!

    Responder
  4. Fernanda
    15 de janeiro de 2014 at 11:04 (4 anos ago)

    Se você não tivesse tirado fotos e feito vídeos, jamais acreditaria que vc encarou essa aventura. Show! Lugar fodástico. Quero ir também.

    Responder

Leave a Reply