Chocolate em Gramado: 5 lojas pra conhecer

Conhecida pelo frio, pela serra, pelo fondue e pelos chocolates, é inegável que quando for a Gramado você VAI SIM comer um montão de delícias. São dezenas de lojas e opções, é fácil de achar e na principal avenida da cidade estão praticamente todas as lojas. Com certeza você vai visitar muitas lojas de chocolate em Gramado e trazer um monte pra casa.

A verdade mesmo é que apesar da quantidade de lojas e marcas, os produtos chegam a ser muito parecidos. Você sempre vai encontrar as barrinhas pequenas e suas promoções de pague 5 leve 6 (ou enfim, qualquer quantidade nesse sistema), sempre tem as drágeas, as barras com textinho tipo souvenir “lembrei de você”. Depois disso cada uma tem algum produto diferenciado, e claro, a apresentação e embalagem dos produtos que faz toda a diferença.

Eu fui em várias, comi horrores, experimentei bastante, comprei outro bastante, e escolhi 5 lojas pra falar aqui. Repito, tem muitos lugares pra comer chocolate, dos famosões aos menores e mais simples, mas escolhi 5 que me chamaram mais a atenção.

CARACOL

Famosíssima, a Caracol tem algumas lojas espalhadas pela cidade e na Av. das Hortênsias, que liga Gramado-Canela. É uma das grandes que fez um trabalho muito bacana e criou a Fabulosa Fábrica de Chocolates, uma misturinha de fabrica, com castelo, com quebra-nozes e conto de fadas.

caracol chocolate em gramado

Em Gramado, no Natal, tinha showzinho em cima da fachada; na loja da Avenida você já encontra um castelinho com muitas atividades para crianças. O fato é que o produto é gostoso, as embalagens são incríveis e vendem o produto por si só, é colorida, é mágica e traz um clima meio Willy Wonka + contos de fadas.

O que eu adorei lá foi o chocolate que explode na boca, tipo aqueles chicletes da infância sabe? Ele explode mesmo e eu me arrependi de não ter comprado mais disso lá.

caracol chocolate em gramado

PLANALTO

O ambiente da Planalto é totalmente diferente da Caracol, já muito mais sério, claro, amplo… uma coisa mais madura talvez. A loja é linda, muito organizada e tudo perfeitamente no seu lugar.

A quantidade de opções de drágeas é enorme, e essas barras de chocolate ao leite, branco, amargo, super amargo, mega amargo me chamou muita a atenção. São lindas demais, bom chocolate e perfeitas para presentear, principalmente amigos de fora, porque elas são super brasileiras. Claramente, eu comprei uma de cada, hehe. Dá para comprar online também aqui.

Lá você também pode montar sua própria barra de chocolate, em uma mini fábrica no final da loja.

chocolate em gramado

PRAWER

Falando em maturidade e chiqueza, chegamos na Prawer. Que-loja! Muito menor do que as outras duas acima, mas um garbo e elegância indescritíveis. Aliás, a Prawer é o 1º chocolate artesanal do Brasil! É do tipo que tem que experimentar.

chocolate em gramado

Lá provamos as drágeas mais diferentonas, como a de limoncello, banana orgânica e menta. Também ali tem os chocolates de queijo (aham, isso mesmo, como na foto ali na Caracol) que eu fiquei meio assim de experimentar, um torrone MUITO interessantinho com amêndoas e outras sementes e um chocolate quente cremosíssimo o qual eu levei pra casa porque eu mereço.

LAGOS DE GRAMADO

Essa loja provavelmente passa despercebida pelos olhos dos mais desavisados, pois não está na rua principal, e sim em uma perpendicular, exatamente ao lado da Catedral de Gramado. É uma loja bem pequena, mas pessoal, uma quantidade absurda das barrinhas tradicionais de todas as lojas, em sabores muito gostosos. Gengibre e pimenta são apenas alguns deles.

lagos de gramado chocolates

Os preços das barrinhas é um tiquinho mais caro, coisa de centavos, com relação às outras grandes e promoções por todos os lados, mas a embalagem é mais bonitinha e os sabores valem a pena. Aqui em cima na foto são só algumas opções das barras na versão chocolate branco. Ainda tem todas as outras em chocolate preto. #reflita

JOHN AND MARY

Essa lojinha fica já muito mais pra frente na rua principal, mais pra frente da Planalto. Nos chamou a atenção a casinha bem estilo João e Maria, e achei uma graça eles trazerem esse tema para uma loja de chocolates em uma cidade que tudo lembra a Alemanha, não é mesmo? Por dentro é toda uma casinha de madeira, no andar de cima tem até uma gaiola pra prender as criancinhas e utensílios da bruxa.

chocolate em gramado

Ela é mais simples, tem as famigeradas barrinhas em vários sabores também, mas sempre buscando os clássicos ao leite, amargo, amêndoas, café, croc, laranja… sem muita diferenciação como a Lagos de Gramado, por exemplo. Visita diferente e fora do circuitão loja de chocolate tradicional lotada.

*Ah, detalhezinho: em todas as lojas tem degustação de chocolate. E fique a vontade pra pedir mais um, hein?

Comentários

comments

1 Comment on Chocolate em Gramado: 5 lojas pra conhecer

  1. Avatar
    Felipe Oliveira
    11 de outubro de 2019 at 9:40 (1 mês ago)

    Adorei o artigo, eu que sou viciado em chocolate tenho que passar longe…kkkkkkkkkkk

    Responder

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.