Como é a fronteira do Chuí

road trip uruguai argentinaUma coisa que a gente sempre fica meio receoso e com dúvida de como fazer são as fronteiras entre países. De avião já estamos mais acostumados, sabemos que tem todo aquele processo de formulário, fila na imigração e medo dos policiais. Na estrada a coisa é diferente, pois nunca sabemos o que vai acontecer. Pode ser que não peçam nada, pode ser que tenha fila, pode ser que sejam chatos e pode ser que sejam muito legais.

Entramos no Uruguai pelo Chuí/Chuy. As estradas são ok e já tinha comentado que a fronteira também era assim. Em um primeiro momento chegamos na aduana brasileira, que no caso recebe os imigrantes. Paramos lá para ver se precisávamos de alguma coisa a mais do que estávamos levando e o policial foi super atencioso. Nossa maior dúvida era se precisávamos declarar os eletrônicos que trazíamos (no caso um computador, celulares e 4 câmeras fotográficas).

Soubemos que a lei de ter que declarar tinha caído em 2010, e que essas coisas mais usadas não tinham problema. Um relógio, um celular e uma câmera estavam tranquilos. Ok e o computador? Segundo o policial, se ele já estava usadinho (caso do meu que tenho há 2 anos e tem até uma batida) não tinha problema. De qualquer forma, trouxe notas fiscais comigo.

Passando dali é meio confuso porque tem várias ruas/estradas que você pode pegar e cada uma tem uma aduana uruguaia, mas a sinalização é super simples e também acabamos entrando por uma aduana que era apenas uma guarita. O policial mandou passar, mas ficamos meio que na dúvida e paramos para perguntar se era por ali mesmo. Sabe como é né, quando a esmola é demais, o santo desconfia.

fronteira brasil uruguai

Ele foi também muito simpático e já que tinha ido até a nossa janela pediu os documentos: do carro, minha identidade e a carta verde, aquele seguro obrigatório. Tinhamos tudo e foi só “beleza, divirtam-se, tchau.”

Mais fácil impossível! Bom que não tinha movimento, nem fila e nem interrogatório da polícia. Agora já estamos no Uruguai bem tranquilinhos (e com um pouco de chuva, porque hoje caiu um pé d’água brabo aqui!).

Comentários

comments

5 Comments on Como é a fronteira do Chuí

  1. Vanessa Weiss
    30 de dezembro de 2013 at 14:06 (5 anos ago)

    Oi Anna! Estamos indo para o Uruguai pelo Chuí dia 07/01/14, queria saber como foi na imigração, eles deram o formulário ou carimbaram passaporte?
    Bom passeio para vcs!

    Responder
    • Anna
      Anna
      30 de dezembro de 2013 at 22:14 (5 anos ago)

      Oi Vanessa.

      Você leu esse post inteiro!? Falei justamente sobre isso. Só viram uns documentos e liberaram.
      Bem tranquilo.

      Responder
  2. Solange
    10 de outubro de 2017 at 5:45 (2 anos ago)

    Anna pediram documento na saída do Brasil ou somente na entrada do Uruguai? Somente do carro e motorista ou passageiro no caso do seu também? Obrigada

    Responder
    • Anna
      Anna
      10 de outubro de 2017 at 10:00 (2 anos ago)

      Nós estavamos dirigindo, no caso.
      Pediram a documentação quando entramos no uruguai, quando entramos na Argentina também.
      Na volta, a alfândega estava deserta (era bem tardão) e não tinha ninguém. Entramos tranquilo.

      Responder
  3. Leandra
    22 de abril de 2019 at 13:03 (1 dia ago)

    Qual a multa por sair do uruguai e nao entregar a autorização?

    Responder

Leave a Reply