Como fazer um scrapbook de viagem

Vocês sabem que eu sempre faço scrapbook, né? Até na Viagem e Turismo já apareceu e todo mundo me pergunta como eu faço, quanto tempo levo, por onde começar e tudo o mais.

É por isso que no segundo post dessa categoria nova eu vou mostrar como fazer um desses (no caso é o da viagem de Portugal), passo a passo pra te ajudar a fazer um também.

Passo 01 | Escolha o caderno

Essa é a parte mais importante de todas, pois é ela que vai definir todo o trabalho. Escolher o caderninho certo faz parte da brincadeira. Não precisa ser um caderno, pode ser um livrinho, um guia ou qualquer coisa assim, que dê pra fazer o scrapbook.

É legal comprar algo que seja bem característico do lugar ou que traga uma lembrança legal, tipo uma loja que adorou, ou um caderno do melhor museu que visitou, etc… Mas a coisa é que quando você acha MESMO o caderno certo para isso, não tem jeito. É como se brilhasse uma luz em volta dele e como se ele te chamasse. Você vai saber qual é o ideal!

Passo 02 | Guarde tudo

Durante a viagem guarde tudo, TUDO o que puder. Não discrimine embalagens, catálogos, notas fiscais, papéis de bala e mapas. Tudo pode ser útil.

Passo 03 | Organize-se

Depois de voltar, você tem que ser organizar. Depende de quanto tempo ficou ou o que fez, dá pra separar as coisas de várias formas. Tenho alguns que foram feitos em ordem cronológica (dia-a-dia) e tenho outros que são só agrupamentos.

Escolha uma forma que fique mais fácil pra você, para ajudar a lembrar de tudo e poder fazer uma coisa legal.

Dá pra separar assim:

1. Notas fiscais e passagens

2. Por museus

3. Por cidades – caso visite mais de uma

4. Mapas

5. Guias

Passo 04 | Materiais

Depois de tudo separado, é a hora dos materiais: canetinha, lápis de cor, caneta colorida, lápis, tinta… e claro, cola e tesoura.

Passo 05 | Criatividade e paciência

Essa é a parte mais demorada, óbvio. Tem que ter paciência, mesmo! Não pense que vai acabar em um dia, mesmo que tenha feito uma viagem rapidinha. Normalmente eu levo alguns dias pra montar tudo. As vezes demora mais porque dá uma preguiçinha, ás vezes porque a criatividade não deu seu parecer.

O importante é relembrar da viagem enquanto faz o scrapbook e colocar ali tudo o que puder, desde tickets de passeios até piadas internas, momentos engraçados e momentos fail.

1. Faça esboços com lápis antes. Nada pior do que querer ousar direto com caneta e depois ficar um treco medonho.

2. Recorte bastante. Não precisa colocar tudo de tudo que trouxe, faça uma seleção de imagens ou de palavras ou aquilo que achar interessante.

3. Não se preocupe em fazer esquemas que as outras pessoas entendam. Isso é um caderno de memórias/recordações suas! Quem tem que entender é você!

4. As coisas levam tempo. Essa aqui debaixo precisou de 45 minutos pra ficar pronta.

5. Se prepare. Usar cola, canetinha, grafite e lápis de cor deixa a mão suja pra caramba!

E é isso. Agora você já sabe como fazer seu próprio scrapbook! Divirtão-se!

* Aliás, quem fizer um TEM-QUE mandar pra gente ver, ok? Pela atenção, obrigada.

Comentários

comments

13 Comments on Como fazer um scrapbook de viagem

  1. Mariana
    1 de fevereiro de 2011 at 11:07 (6 anos ago)

    MORRO DE INVEJA DESSES SCRAPBOOKS.
    SÉRIO.
    E NÃO TENHO PACIÊNCIA, MUITO MENOS CRIATIVIDADE.
    O QUE EU COMECEI UMA VEZ TEM SÓ 3 PÁGINAS.
    HEHEHEHE

    Responder
  2. Milena
    Milena
    1 de fevereiro de 2011 at 17:39 (6 anos ago)

    Admiro quem faz isso! Tem que ter muita paciência e criatividade. Malemal as pessoas “normais” selecionam fotos ou fazem álbuns. Isso é praticamente uma arte! hehe!

    Responder
  3. ligia
    2 de fevereiro de 2011 at 3:24 (6 anos ago)

    Tenho um de Paris que é uma miséria… sempre acumulo a papelada e nunca organizo ela depois.

    Responder
  4. Andressa Cleto
    31 de janeiro de 2012 at 11:19 (5 anos ago)

    Lindo, lindo, lindo! Inveja de quem faz e tem paciência. Eu tenho coisas guardadas desde minha primeira viagem para disney, há dez anos atrás, e nunca fiz nada!

    Responder
  5. Bia Mignolo I Viaje no Detalhe
    1 de março de 2012 at 16:55 (5 anos ago)

    Anna sempre quis fazer um scrapbook, acho que o meu primeiro será de Foz!!! Vou querer umas aulinhas.
    Beijo
    Bia

    Responder
  6. Cristina
    7 de dezembro de 2012 at 21:13 (4 anos ago)

    Olá Anna

    Tenho 2 caixas enormes cheias de tudo o que possa imaginar das minhas viagens…sempre quis fazer um caderno com todas essas lembranças…agora já tenho algumas idéias e pretendo colocar em prática.

    Responder
  7. Aline
    18 de março de 2013 at 13:58 (4 anos ago)

    Amei suas idéias dos scraps, faço de todas minhas viagens, porém demoro muito, pois anexos as fotos, mas é uma ótima idéia para guardas nossas lembranças e revive-las. Continue nos mostrando…

    Responder
  8. Mona
    17 de dezembro de 2012 at 15:19 (4 anos ago)

    Me parece me1s que coerrcto que se apunten estos temores porque sencillamente los tenemos todos. Valoro mucho lo que la gente opina porque si vemos que a la gente le preocupa esto, sin duda habre1 que incidir sobre estos hechos para fortalecer y proteger el servicio de posibles actividades iledcitas. Te agradezco mucho los comentarios y la credtica constructiva que demuestra inquietudes y sensibilidad hacia esta probleme1tica. Cualquier cosa no dudes en comentarnos. Sere1 un placer debatir para buscar soluciones.

    Responder

4Pingbacks & Trackbacks on Como fazer um scrapbook de viagem

  1. Pocket Rio | FINESTRINO
    1 de junho de 2011 at 14:27 (6 anos ago)

    […] você ainda não sabe como fazer um scrapbook, não se preocupe, fizemos este post mais do que especial com todo o passo-a-passo. E quem fizer tem que mandar pra gente ver […]

    Responder

Leave a Reply