Conquistando o seu Everest

Essa semana tá rolando a Semana da Pequena Empresa realizada pelo SEBRAE, com palestras com temas estratégicos para motivar pequenos empreendedores.

Ontem assisti a palestra “Conquistando o Seu Everest” apresentada pelo alpinista Waldemar Niclevicz e quero compartilhar minhas impressões aqui com vocês. Na palestra ele conta um pouco das suas conquistas, fazendo sempre a analogia de conquistar o Everest com conquistar os nossos objetivos, falando das dificuldades e enfatizando que o importante é não desistirmos dos nossos sonhos, mas tudo de uma maneira muito bem articulada.

As imagens e os vídeos apresentados durante a palestra são de tirar o fôlego. Lugares lindos. Lugares que poucos tiveram a oportunidade e a coragem de ir. É uma realidade muito distante da nossa, por isso tão interessante. Nós sempre vemos entrevista, matérias, fotos, vídeos, mas nada disso é capaz de traduzir a emoção que deve ser explorar, ver, sentir e conquistar cada uma das montanhas por ele conquistadas.

Essa tradição de erguer a bandeira do nosso país é um exemplo que deveria ser seguido por todos. Sempre que eu tenho a oportunidade de viajar para fora do Brasil e conhecer pessoas novas faço questão de falar que sou brasileira e do quanto eu amo o meu país. Achei lindo quando ele falou na palestra que um dos maiores orgulhos que ele tem não é de ser alpinista, mas sim de ser um alpinista brasileiro. O primeiro a escalar o Everest. O único a conquistar o K2. Outros brasileiros virão com certeza, mas quem fez história foi ele!

A paixão com que ele fala dos sonhos, das conquistas e das superações é muito motivante e a palestra é daquelas que quando termina você vai embora querendo conquistar o mundo e se achando mais forte do que nunca. Tem bem aquela coisa de “sou brasileiro e não desisto nunca”. Depois fiquei pensando nas outras coisas que ele certamente conquistou em função desse sonho, nas pessoas que conheceu nas expedições, nos lugares pelos quais passou, na experiencia de vida e na bagagem cultural que ele carrega. Acho que eu passaria horas conversando com ele sobre viagens sem nem perceber o tempo passar. Deve ser fantástico ser alpinista, já pensou passar pela imigração e quando perguntarem onde você vai hospedar-se nos próximos dois meses você responder “no Everest”?! Hehehe. E os passaportes dele?! Cheios de carimbos de diversos países, espalhados em todos os continentes .

No final da palestra comprei o livro “Um Sonho Chamado K2”, que relata a conquista de um sonho que precisou de três tentativas para ser realizado. E às vezes nós desistimos tão fácil de qualquer sonho que é bem mais simples do que escalar o K2… Reflitam 😉

k2

Depois que eu ler o livro conto aqui para vocês. E depois dessa palestra prometo não reclamar mais do frio!! Hehe.

E aproveitando que hoje é aniversário da idealizadora do blog, queria desejar que você conquiste todos os seus Everests, Anna! Parabéns!

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.