Cuidados para fazer uma viagem de carro

Eu tenho feito algumas viagens de carro ultimamente e sempre surgem as mesmas perguntas no meu e-mail. Viajar de carro por um país diferente é super legal, te dá outra perspectiva do destino e além de cada ponto de parada, a viagem em si já é suficiente.

Eu fiz duas viagens de carro maiores, uma pela Califórnia e outra por Uruguai e Argentina, e sempre que posso dou uma saída no final de semana aqui por perto. Independente de onde você vá, é importante ficar bem atento às exigências locais e ter ter alguns cuidados para uma viagem de carro, porque acidente de carro é um saco, em viagem então… nem se fala!

viagem de carro

REVISÃO COMPLETA

É tão básico que nem deveria citar aqui, mas é bom relembrar os preguiçosos de plantão. Isso custa sim, mas vale a pena organizar o carro antes de ir. Conferir óleo, água, freios, estepe, triângulo, suspensão… tudo tudinho mesmo. Não tem coisa mais chata que o carro pifar lá no meio do nada!!

Tem lugares que não tem posto assim perto não (contei aqui um #fail sobre isso), e já pensou pegar uma estrada rumo a Ushuaia com mais de 600km sem posto e o carro estragar porque você quis economizar R$ 200? Acho que não vale a pena.

Também não precisa se preocupar se o seu carro é o melhor e com mais desempenho para dirigir na estrada x ou y (claro, a não ser que seja uma estrada de rally né). Quando fomos para Uruguai e Argentina, o carro usado foi um Palio 1.0 e apesar de todo mundo falar “nossa, meu deus, 1.0″, não tive problema nenhum, não pifou, não nada e chegamos no tempo previsto para tudo. Então não precisa encanar com o modelo do seu carro, é importante que ele tenha sido devidamente revisado, isso sim.

SEGURO

Outra coisa importantíssima em toda a viagem: seguro. Nesse caso é importante fazer um seguro para você e outro para o carro. Alguns países tem seguros específicos, como a Carta Verde aqui na América do Sul. Não é caro e te poupa de ter que pagar alguma coisa lá e melhor, te poupa uma multa.

Verifique as regras para dirigir fora daqui para não ter surpresas.

LEIS LOCAIS

Não precisa ler tudo, até porque é claro que as regras são meio gerais no mundo todo, mas podem surgir detalhes diferentes como o uso obrigatório de luz ligada de dia e de noite. Em vários lugares tem isso, não só nas estradas, mas nas cidades também.

Uso de cinto, equipamentos para crianças, bikes, cuidado com carros rebaixados… previna-se. É bom ver também se há alguma regra de trânsito muito diferente e dar uma olhada nas placas de sinalização local antes de ir é uma boa pedida para se familiarizar e não se perder com bobeira.

viagem de carro

DOCUMENTOS

Alguns países exigem uma habilitação internacional para que você possa dirigir, outros são mais leves. Em todas as vezes que dirigi fora daqui (Uruguai, Argentina, EUA e Itália) nunca me pediram nenhum documento a mais, sempre usei minha carteira normal. Porém alguns dizem que é necessário a CNH Internacional na Europa e EUA. Bom, não sei se foi bem sorte de principiante, mas não fui parada por guardas e não tive problemas. Aliás, na Itália alugamos carro lá e na hora da locação pedem a carteira. Se tivesse algum problema teriam dito naquele momento acredito eu.

De qualquer forma, isso aconteceu já há 6 anos, então pode ser que tenha mudado. É bom verificar isso antes de levar uma multa né?

PESQUISE O DESTINO

Básico também, mas no fim sempre pesquisamos a cidade e pontos turísticos como um todo e não como é o trânsito por lá. Na Europa tem várias cidades que você não pode circular no centro sem autorização, e isso gera multa e não se preocupe ela chegará na sua casa aqui no Brasil sim.

Procure saber se onde você vai tem lugar para estacionar ou se precisará deixar na rua. Exemplo: em São Francisco quase não tem local pra estacionar, quando tem é com parquímetro e pra deixar muito tempo na rua, não rola. Aí é estacionamento, e lá não menos do que USD 20. Fica caro e pode dar um pequeno rombo nas suas contas.

Outro exemplo: Los Angeles tem bastante trânsito, então não é uma boa ficar de carro por lá. Assim como em Santigo, no Chile.

Esse tipo de coisa é bom você saber antes. Talvez devolver o carro assim que chegar em determinada cidade, ou então se prevenir com gastos de estacionamento.

viagem de carro

Comentários

comments

Leave a Reply