Museu Mevlana e os Dervixes em Konya

Na sequência da nossa viagem, entre o trajeto Capadócia e Pamukkale, fizemos uma parada estratégica em Konya para visitar o Museu Mevlana dos dervixes. Da Capadócia até a cidade, são cerca de 3h de viagem. Como as estradas são muito boas e lindas, a viagem passa bem rapidinho.

Paramos em Konya porque foi lá que começaram a surgir os Dervixes. Precisamente, fomos visitar o museu e mesquita de Mevlana, um mestre “sufi” que começou essa linha de culto e morreu ali em 1273. E ó, Konya não é cidade do interior e pequena não. São mais de 2 milhões de habitantes e 2 mil anos de história. Coisa pouca não é.

dervixes

O local é enorme e lindo, super bem cuidado, do tipo que dá gosto de ver e visitar. Era lá que eles se preparavam para se tornar dervixes. Inclusive, tem uma parte onde eram as “celas” de cada um. Bem pequena, porque eles não precisavam de muito. Os dervixes são uma linha religiosa chamada sufismo, uma corrente islâmica que procura encontrar uma relação própria com Deus e usa música, dança (os giros) e meditação. Hoje em dia esses mini quartos viraram pequenas salas de museu, com alguns livros, imagens e alguns acessórios e roupas usados por eles.

dervixes

Como falei no post das danças, aquele giro que eles fazem não é uma dança apenas cultural e sim um culto. Ali eles ficam rezando e louvando.  Para algumas correntes islâmicas o uso da música e da dança é considerado uma prática ilegal, e eles consideram o sufismo como uma doutrina herética.

dervixes

Os giros duram 10 minutos mais ou menos, e é o momento de meditação. Durante os giros, os dervixes colocam as palmas da mão, uma para cima e outra para baixo, que simbolizam a benção do céu e a comunicação com a terra.

Assim como em outras religiões, também há peregrinação para lá. Novembro é o mês em que muitos dervixes do mundo inteiro se encontram ali, em uma das cidades mais religiosas do país.

dervixes

Para entrar no museu é preciso pagar cerca de 10 liras. É preciso proteger os sapatos para entrar na mesquita, onde está enterrado o corpo de Mevlana. Ali nessa área tem muitos itens interessantíssimos em exposição.

dervixes

Outros posts sobre a Turquia:

– Turquia; dicas práticas de turismo

Posts de Istambul

– Roteiro Istambul para 2 dias de inverno

– Como são as estradas na Turquia

Ankara e o Mausoléu de Ataturk

– Capadocia: dicas práticas de turismo

- As cidades subterrâneas da Capadocia

Chaminés de Fadas e o Vale de Dervent na Capadócia

– O museu a céu aberto de Goreme

– Tudo o que você precisa saber sobre os tapetes turcos e como trazer pra casa

Show de danças turcas na Capadócia

- Kervansaray

– Pamukkale e as piscinas de calcário

A Casa da Virgem Maria

Éfeso, a segunda maior cidade do Império Romano

– Bursa, parada estratégica com muito frio!

Cerâmicas turcas

O que comprar na Turquia

– Turquia: Sugestão de roteiro

Comentários

comments

Leave a Reply