Dia da maioridade no Japão, por Fernanda Valério

*Post por Fernanda Valério

Há um tempão atrás, em 2003, eu passei um tempinho no Japão. Depois vou escrever mais sobre as cidades que visitei, as peculiaridades da viagem… agora eu queria falar que um feriado que aconteceu enquanto eu estava lá e cai, tadan, hoje!

(já aviso que todas as minhas fotos do Japão são meio estranhas… meu eu de 15 anos não tinha muito dotes fotográficos e essa primeira leva de câmeras digitais não colaboravam. triste!)

Na segunda segunda-feira de janeiro os japoneses comemoram o Seijin no hi, que é o Dia da Maioridade. As pessoas que fazem 20 anos comemoram sua entrada na vida adulta… já pode votar, beber, fumar, aquela coisa toda. Nesse dia são celebrações pelas cidades, festas, discursos, e as garotas desfilam pelas ruas com furisode, que são quimonos de inverno com mangas compridas, muuuuito bonitos, bem elaborados.

Esses quimonos podem chegar a custar 10.000 dólares Se for só pra alugar pelo dia, 1.000 dólares Oi? No aluguel vem incluso a ajuda pra colocar a roupa que, acreditem, é necessária. São muitas camadas muitas faixas, muitos apertos. Digo isso por experiência, a família que me hospedava insistiu em me vestir com um pra tirar fotos.

(quinze anos gente, dá um desconto!)

Mas a parte maaais legal é que nessa época estavam acontecendo vários festivais de pipa. Eu não tenho certeza se eles eram relacionados. Lembro de me dizerem que a parte dos meninos no festival, mas não achei referência disso em nenhum lugar. E era bem difícil de entender algumas coisas, eles não falavam inglês muito bem. Se algum expert em Japão souber me dizer qual festival de pipar acontece no começo de janeiro, fico grata!

A coisa é que estavam passando várias filmagens nos noticiários sobre o pessoal soltando vários papagaios (há) e nos levaram (os intercambistas) aprender a montar e soltar. Parece programa de índio, mas foi muito legal, nunca tinha feito uma pipa dessas profissas, muito menos conseguido fazer elas voarem.

Então esse foi o mágico Dia da Maioridade para mim, quando soltei minha primeira pipa em frente ao castelo de Himeji. Que coisa, né?

Comentários

comments

6 Comments on Dia da maioridade no Japão, por Fernanda Valério

  1. Mariana
    10 de janeiro de 2011 at 16:43 (7 anos ago)

    Eu nunca soltei pipa!

    Responder
    • Anna
      12 de janeiro de 2011 at 8:18 (7 anos ago)

      Eu nunca soltei pipa também!

      Responder
  2. Yvonete
    10 de janeiro de 2011 at 17:33 (7 anos ago)

    Adorei rever as fotos. bjos

    Responder
  3. Vítor Villarinho
    10 de janeiro de 2011 at 20:05 (7 anos ago)

    Adorei. Tudo de bom pra vocês e sucesso no site!

    Responder
  4. Mariana
    12 de janeiro de 2011 at 0:23 (7 anos ago)

    Oi Fe!

    Adorei esse post, um dia quero ver todas as suas fotos!

    Responder

1Pingbacks & Trackbacks on Dia da maioridade no Japão, por Fernanda Valério

Leave a Reply