Doces mexicanos esquisitos

Se tem um país que eu adoro, é o México. Só-que, prepare-se para os doces esquisitos. Desde quando morava com amigos mexicanos na Itália já tinha contato com os docinhos estranhos, tipo pirulito de melancia e pimenta, no caso, meu preferido.

Tá, não estou falando de doces super típicos que as mães fazem em casa e são saudáveis, desses só conheço o mole que é tipo uma calda com vários ingredientes naquele clima inusitado: pimentas, incluindo os jalapeños fortes de doer e chocolate. Eles amam isso! Eu não, mesmo tendo chocolate – eu amo tudo que tenha chocolate basicamente, mas esse molhão não me convence.

Tem bastante coisa esquisita no México mesmo, e tudo vai pimenta SIM. Sabe os nossos famosos chocolatinhos lápis, guarda-chuva e afins? Essas bobeiras baratinhas de mercado? Então, eles tem isso lá também, mas é na vibe pimenta.

Lembro de um que eram uns potinhos redondinhos pequenos com uma gosminha dentro. Pra mim isso tinha gosto de ketchup, nada mais. Eles amavam. Comiam trocentos desses (são pequenos, tem tipo 1cm de diâmetro) e é um treco meio nojento porque você fica chupando isso com a língua… e de fato, pra quem gosta, um não basta.

Outro que achei esquisito é esse Pelon Pelonazo. O nome já é engraçado, e ele é tipo essas bisnagas de doce de leite sabe? Só que com mix de ingredientes esquisitos mexicanos, vulgo tamarindo. Tem até cor radioativa…

Eu gostava de um deles só, esses pirulitos de fruta + pimenta.

 

Meu preferidão era um de melancia com pimenta. Era um pirulito normal sabor melancia… aí por baixo da camada de doce, tinha um cubinho de pimenta. Era meio forte, o final ficava bem azedão, mas era bem gostoso. Achava a combinação diferente e comi vários desses.

Outro que eu achava um nojo era um líquido mistura esquista que vinha dentro de um saquinho. Não era nada como um geladinho ou melzinho com consistência comível assim, era um líquidozão, e tomar aquilo era nojento, maior lambança (palavra de criança, eu sei). As vezes eles viram em um pratinho vários desses e misturam com outras coisas, ou tipo passam batata frita nisso, como um condimento mesmo.

E esse pacote de pó agridoce?! Me explica que criança gosta disso:

 

 

Aí quando fui pra cidade de Tequila, descobri que eles usam o restinho do Mezcal – planta usada pra fazer a tequila – como um docinho. Agora imagina digamos uma mandioca, só que fina. Tá, agora imagina que isso tem um gosto meio doce, meio azedo, meio vômito, meio cana de açúcar. O pior é que você pega um fiapo disso e ele não acaba nunca. Não é algo que você morde, mastiga e engole. É pra ficar chupando isso e dai vai soltando mini fiapos e você fica bem bonito puxando isso eternamente… Hahaha. E é açúcarado demais. Eu não consegui comer o meu, fiz desfeita na fábrica de tequila.

Tem também bastante docinho artesanal nas feiras por lá. Não fui ousada e não experimentei, até porque tenho pena do meu estômago de ficar provando essas coisas pesadas. Pelo menos eles são bonitos e coloridos:

E por fim, o Tajin, que é mais um temperinho wannabe. Esse ficava gostoso e não é tão forte. Temperávamos bastante coisa com isso inclusive!

A bem da verdade é que tem outros milhões de docinhos desse tipo por lá e os nomes são fantásticos, tipo “mango loco”, mas esses foram os que eu experimentei e não gostei! Alguém mais comeu alguma coisa estranha por lá!?

Comentários

comments

6 Comments on Doces mexicanos esquisitos

  1. Mariana
    17 de maio de 2011 at 13:19 (7 anos ago)

    jalapeño com chocolate?
    li direito?

    nunca mais na vida quero comer jalapeño.
    eu vi a morte quando comi isso.

    Responder
  2. camila
    17 de novembro de 2014 at 18:59 (4 anos ago)

    Pensei que a planta usada para faxer tequila era Agave…pelo menos é o que me falaram no museu da Tequila em Cancun

    Responder
    • Anna
      Anna
      18 de novembro de 2014 at 8:02 (4 anos ago)

      Mezcal é um tipo um pouco diferente de tequila.
      Ambas tem o agave na composição, mas o mezcal ainda é uma mistura com mais coisas. O que sobra dele nessa fabricação, é usado no doce citado.

      Responder
  3. Mariana Albuquerque
    15 de novembro de 2015 at 20:54 (3 anos ago)

    Fico muito curiosa pra experimentar doces diferentes e estrangeiros desse tipo as aqui no brasil, nao encontro. Ja ate procurei pela internet, incusive achei essa matéria por isso hahaha eu queria saber se voce sabe de algum lugar ou ate mesmo site que venda

    Responder
    • Anna
      Anna
      17 de novembro de 2015 at 8:34 (3 anos ago)

      OI Mariana.

      Aqui no Brasil não tem essas coisas.
      Só no México mesmo.

      Até mais.

      Responder

1Pingbacks & Trackbacks on Doces mexicanos esquisitos

  1. Bolachas colombianas | FINESTRINO
    28 de junho de 2011 at 7:22 (7 anos ago)

    […] jun Esses tempos mostrei uns doces esquisitos mexicanos aqui, e nada mais digno do que mostrar os colombianos agora! Como fotografei várias coisas, vou […]

    Responder

Leave a Reply