Escolas de Tango em Buenos Aires

Que eu danço tango não é nenhuma novidade né? Já comentei algumas vezes aqui e até já fiz um post com vááárias casas tangueiras lá em Buenos, essas de shows mesmo. Mas dessa última vez que fui pra lá, fiz algumas aulas e olha… foi sensacional claro.

Tem lugares para todos os tipos de alunos. Tem muitos cafés e casas de milongas que dão aula para turistas a preços ótimos, tipo 5 dólares. Nesses nem fui, só participei de uma prática, precisava ir em lugares que fossem melhores e que fossem realmente agregar novidades aos meus movimentos. Peguei algumas indicações com professores daqui que estudaram lá e também pedi dicas pro amigão Youtube, pra ver se o pessoal realmente era bom e qual estilo me agradava mais.

Pra quem não sabe, o tango não é só tango. Tem vários tipos diferentes e estilos de dança, mas nem vou explicar tudo isso aqui, quem se interessar pode entrar neste link. Vamos ao que interessa: as escolas.

—————————————– Roberto Canelo ——————————————

O estudio do Canelo foi altamente recomendado por alguns dos meus professores. Confesso que antes disso nunca tinha visto um vídeo dele no Youtube, mas depois de tanta indicação, achei que era uma boa pedida.

Ele tem várias divisões de classes: tango 1, 2, 3 e 4 (claramente nível dos estudantes), milongas e aulas principiantes (pra quem está iniciando mesmo).

As aulas em grupo custam $30 pesos se for com o próprio Canelo e $20 de for com outros professores. As aulas particulares são bem salgadas, $ 250 (cerca de R$ 133) por hora. Fiquei com vontade porque seria muito bom pra mim, mas esse preço me desmotivou. Com mais um pouco eu comprava um sapato top pra dançar.

O estudio fica na região de Abasto, na Calle Ecuador, 682 – super perto do estúdio que vou falar logo abaixo -. Pra chegar lá você pode descer na estação Pueyrredón do metro e andar três quadras. Bom que já serve como aquecimento!

Agora, a dica boa mesmo é: não tem placa. Nenhum dos estúdios tem placa, indicação ou qualquer coisa. Quando passei na frente até fiquei na dúvida, mas resolvi tocar a campainha e por sorte era realmente lá. Como queremos te ajudar, já imprime a foto aqui debaixo pra localizar a casa:

Se quiser dar aquele visú, abaixo segue um link da pareja dançando tango salão:

————————————- Guillermina Quiroga ————————————-

Essa é uma das minhas dançarinas preferidas! A muié é demais! Por sorte ela também dá aulas e antes de falar qualquer coisa, acho que vocês tem que ver esse video dela. Não é o master do tango que ela é capaz de fazer, mas só quero dizer que ela perdeu um sapato no meio da apresentação e dançou como se nada tivesse acontecido:

Pô, depois disso não tem como não querer aprender com ela né? Porém, contudo, todavia, no site constam muitos horários pra aulas, mas chegando lá tudo tinha mudado. Os horários estão bem reduzidos e é melhor entrar em contato por e-mail ou telefone antes de ir e perder a viagem. Os preços são mais altos um pouco, $50 para as aulas em grupo.

Nós passamos lá a tarde pra ver se teria aula naquele dia mas por azar não tinha BUT, quem nos atendeu foi a própria Guillermina e ela é uma super querida. Pude tirar foto com ela e conversar um pouco. Mesmo sem ter aula foi super legal. Ainda acabei comprando um sapato desenhado por ela e vendido por ela. Sério, muito legal… sem contar que os sapatos são lindos e queria ter comprado todos.

O estudio dela é bem menos top que o do Canelo, mas vale a pena. Sem contar que um fica quase do lado do outro! O dela fica na Calle Aguero, 892. Olha esse esqueminha:

E como todos os estúdios, também não tem placa, mas é bem mais fácil de achar, uma vez que é rosa!

—————————————– Mora Godoy —————————————–

Primeiro de tudo, adoro esse nome e sempre imagino uma amora quando leio… Mas brincadeiras a parte, descobri essa dançarina quando procurava estúdios para fazer aulas. Me impressionei, ela é chocante (gíria de pai).

O estudio dela fica bem pertinho da Quiroga e do Canelo, vide mapa acima (Av. Pueyrredon 1090). As aulas lá tem duração de 1h30 e são divididas em tango iniciante, intermediário I e II e avançado. Não deu tempo de ir lá, mas é uma boa dica pra quem for com mais tempo.

Bem, ainda assim ela não é minha dançarina preferida, mas temos que dar crédito pra todo esse alongamento e comprimento de pernas, convenhamos.

—————————————– Mariposita —————————————–

Esse é outro estudio super recomendado e super moleza de achar no mapa. Eles tem aula para homens e mulheres separado, técnicas especiais, caminhadas, milonga e canyengue (outro tipo de tango). Os professores principais são Carolina Bonaventura e Francisco Forquera e os preços por pessoa é de $30 para uma aula, $100 para 4 aulas, $176 para 8 aulas e $204 para 12 aulas, tudo vigente para um mês. Achei muito bom esses pacotes de preço, pra quem for ficar mais tempo lá e puder/quiser fazer, vale a pena!

Dá uma olhada no video dos dois:

O estudio fica na Calle Carlos Calvo, 948 em San Telmo.

—————————————- Mario Morales —————————————-

Deixei o melhor por último, obviamente. Mario Morales… como dizer o quão bom ele é… ahn… ele treinou e coreografou os campões mundiais de tango de 2008 e 2010. Na boa, treina eu o/ ??

O estudio dele fica em San Telmo também, na Calle La Defensa, 682. Tambééém não tem nada escrito na frente, aliás, tem sim, um papel sulfite colado na frente:

O lugar é bem pequeno e o pessoal super simpático, mas como nada são flores, Marinho está no Japão!!! Chorei? Sim. Mas é isso, agora tenho mais um motivo pra voltar pra Buenos Aires, há.

UPTADE

Nesta última ida a Buenos Aires, voltei ao estúdio e consegui fazer aula com Mario. Pensa em um cara muito bacana. É ele. E todos os outros professores da escola. Adorei treinar com eles, são todos excelentes e muito receptivos. O dia que for morar na capital argentina, é nessa escola que vou ficar.

Só pra dar aquela aderência final, vou deixar o vídeo dos campeões de 2010. Um dia eu vou espero dançar assim também.

 

Essas foram as dicas mais quentinhas de boas aulas de tango. Por Buenos tem muitos cafés que possuem aulas mais baratezas e turísticas. Tem aula em algumas praças inclusive, tipo o Parque Barrancas em Belgrano onde você que escolhe o preço das aulas e o pessoal se reúne para praticar o que sabe. Outros points importantes que oferecem aulas de tango é o Café Tortoni, o Club Sur e o Torquatto Tasso. Vou falar de outros lugares e coisas de tango mais pra frente senão este post não vai acabar nunca mais, sem contar que tenho realmente muita coisa nova pra contar!

Comentários

comments

1 Comment on Escolas de Tango em Buenos Aires

  1. Péricles
    18 de novembro de 2011 at 1:17 (6 anos ago)

    Aee Anna =D! Curti o artigo! Demais da conta! Sobre o Morales, pior que o cara ta no Japão mesmo.Ta lá com o Juan Martin Carrara e a Stefânia Colina. Eu nem tinha me ligado. Legal q apesar disso vc aproveitou bastante! Achei curioso as escuelas não possuirem sinalização. Vou me candidatar a fazer uns SIVs por la quem sabe :P Umas cores diferentes de rosa :P[2] haha
    Beijos

    Responder

Leave a Reply