Estudar em Milão

Esse mês contei pra vocês sobre como é procurar um apartamento em Milão, e hoje vou contar um pouco sobre as faculdades e escolas de lá e como fiz para estudar em Milão.

Bom, eu estudei no Politecnico di Milano e fiz um intercâmbio com minha faculdade daqui, a UFPR. Na época estavam abrindo o convênio, e como quem foi atrás de todos os documentos e cartas e o diabo a quatro fui eu e mais dois amigos, nem precisamos passar por processo seletivo. Esse convênio tem vaga para 3 pessoas apenas, e apesar de dizerem que era só de 6 meses, quando chegamos na Itália descobrimos que a possibilidade era de 1 ano. Imagina o xunxo que deu e toda a burocracia que tivemos que passar para acertar isso, já que fomos com visto e contrato para 6 meses e depois o Polimi deu abertura de 1 ano e foi todo um stress com a faculdade daqui.

Acho que agora isso já está mais certinho e mais esclarecido, mas nós que fomos os primeiros passamos, por alguns desentendimentos, burocracias e chatices. Se agora está tudo de acordo entre as duas faculdades, agradeçam a nós, próximos alunos intercambistas da UFPR, hahaha.

Mas tá, passado todo o drama, a faculdade é o máximo. O mais legal é que você ter liberdade pra fazer a matéria que quiser, no campus que quiser, do curso que quiser. Sou designer gráfico e gosto muito de moda, logo, escolhi matérias dos dois cursos.

Enquanto a Itália manda super bem em design de produto e moda, achei a parte de gráfico meio fraca. Assim, esperava mais dos trabalhos do pessoal, não que as aulas sejam ruins, só pra constar. Eles são bem exigentes lá na faculdade, e a maioria das aulas é integral, das 9h15 às 18h15, mas como muitas vezes tem só acompanhamento de projeto, você não precisa ficar lá o dia todo, vai só na hora de falar com o professor.

O que eu achei engraçado – e isso mais na parte de moda mesmo – é como eles são competitivos e um quer derrubar o outro. Juro, é impressionante. Nas matérias que fiz de moda, não fiz nenhum amigo, e eram todos bem cuzões e querendo ser sempre melhor que o outro. Já nas matérias de gráfico e em workshops, a galera é bem mais normal e conversam com você e tal. No começo achei que eu que não me encaixei na turma, mas depois conversei com outras pessoas que acharam a mesma coisa. Ufa, eu não era a anormal!

Enfim, de modo geral, as aulas são bem legais e os projetos bem interessantes, principalmente porque eles tem parceria com diversas empresas e você acaba desenvolvendo coisas que são apresentadas para o pessoal da empresa mesmo, ou seja, megas oportunidades né?

Sobre os professores, é eles são meio fechados, bem “severos” em alguns momentos e não são como aqui, que ficam amigos do pessoal. São poucos os mais acessíveis, geralmente os mais novos. Ah, e cada matéria tem no mínimo 3 professores – estranhei isso -, cada matéria meio que se divide em temas e também tem vários assistentes, principalmente nas de projeto. De certa forma é confuso, você nunca sabe com quem falar para tirar dúvida ou perguntar algo. E não se engane, tem assistente que é muito mais brabo que o professor. Eu fazia uma matéria que tinha pavor total de uma assistente e no caso, de uma professora (vai ver porque ela era ex-estilista da Etro e era fodona e uma coisa meio “o diabo veste Prada”, sabe?).

O Polimi tem workshops uma vez por semestre, o que é muito legal. Ninguém é obrigado a fazer, e muita gente usa a semana como férias. Mas o bom é que serve já como créditos de aula e você conhece bastante gente. São vários e você pode escolher qual quer fazer, mas é uma semana intensa de projeto que você provavelmente vai rodar várias noites pra terminar tudo.

Não comentei ainda que a faculdade é ultra moderna. A faculdade não, o campus de Arquitetura e Design, porque o de Direito que é no centro da cidade é um prédio bem antigo. A que estudei era bem novinha e era uma coisa meio Mondrian. A biblioteca era um sonho e tinha ainda uma biblioteca inteira SÓ de moda (pra você ver como eles valorizam isso lá). De certa forma o campus era um pouco frio, muito tecnológico, sei lá. Eles também tinham oficinas para o pessoal de produto e nossa, fui uma vez lá e tinha tipo TUDO de material e ferramentas… e claro que tinham salas de costura e estúdios de fotografia e vídeo. Igual aqui. Hahaha.

Mas não é só o Polimi que existe lá, pelo contrário, tem muito lugar legal para estudar. Ainda nesse quesito design-moda tem o Istituto Europeo di Design, vulgo IED e o Istituto Marangoni. As duas escolas são conhecidíssimas por lá, e são mais elitizadas.

O IED tem cursos de três anos, um ano, 6 meses e os de verão, de 1 mês. Eles tem sede em várias cidades: Roma, Torino, Venezia, Cagliari, Firenze, Madri, Barcelona e São Paulo. Em Milão tem mais de uma sede, e os cursos se dividem para não ficar tudo apinhado. Para saber os valores é preciso entrar em contato com eles.

Conheci um professor que dava aula em Roma, e ele me disse que pelo menos no sul da Itália, era a melhor escola da área. E também conheci o diretor do curso de design de produto de Milão, que fala português e ajuda a ministrar o IED de São Paulo. Ele é super querido e simpático, mostrou toda a escola e contou como funciona tudo por lá.

Já o Marangoni é ainda mais elitizado que o IED. Os preços são beeeem salgados, um master em Milão (curso de 1 ano) custa apenas 23.500 euros. Então, é tenso. Acho que a escola é sim muito boa, mas ai… é muito caroooo! Lá a maioria dos estudantes são italianos mega ricos e japoneses também mega ricos.

Essa escola tem sedes em Milão, Paris e Londres, e todos os preços estão no site, já de cara pra você leva um susto. Haha. E tá que em Milão a escola fica perto da onde? Do Quadrilátero da Moda, só o lugar mais chique da cidade.

Outra Universidade muito boa de lá é a Cattolica del Sacro Cuore. O campus fica logo ali do ladinho do Duomo, bem de fácil acesso e em um prédio histórico também. A Sacro Cuore tem sede em Roma, Piacenza e Cremona, Brescia e Campobasso.

Eles tem cursos de graduação, pós, cursos de língua, pesquisa, doutorados, cursos de verão… várias opções. Não é uma faculdade com renome em design como as outras, mas sim em Direito, Economia… área mais business mesmo.

Outra faculdade pra você dar uma olhada é a Bocconi. Eles também são mais da área de business e é dividia em 5 escolas:

Tem de curso de graduação até pós e doutorados. Eles ainda fazem algumas parcerias com o Polimi, e algumas matérias tem aulas ministradas na sede da Bocconi e vice-versa. Interessante isso, pois você acaba conhecendo mais gente. Infelizmente não peguei nenhuma matéria que tivesse isso, mas algumas amigas me disseram que foi bem legal.

A última escola que vou falar aqui é a de Bellas Artes di Brera. Como o nome já diz, é uma escola de arte que fica em Brera – um bairro super legal lá de Milão – em um prédio histórico super bonito também.

Os cursos são pagos, mas são valores mais simpáticos, tipo 800 euros, nada como os preços estratosféricos do Marangoni.

Todas as escolas tem programas para estudantes estrangeiros, é só ir atrás e ter paciência, porque a burocracia é um troço bem chato mesmo. O IED e o Marangoni tem preços diferentes para nós, extra comunitários, é sim, são preços mais altos, legal né? Enfim, sempre surgem programas de bolsa, o IED tem bastante, a pegadinha é que pra conseguir manter a bolsa durante todos os anos de estudo você tem que sempre tirar nota acima de 28 (sendo o máximo 30). Ééééé, meu filho, bora estudar!!

E outra coisa bem importante, sempre que for fazer uma viagem fora do país, é necessário ter um seguro viagem. Aqui você pode consultar diversas seguradoras e escolher a melhor opção para sua viagem. E quer melhorar? Utilize o cupom BLOGFINESTRINO5 e ainda ganhe 5% de desconto. 

 

Comentários

comments

59 Comments on Estudar em Milão

  1. angel
    12 de novembro de 2010 at 14:25 (9 anos ago)

    Escola de Moda Italiana – Cursos On-line de Design de Moda

    Uma experiência única de estudar no exterior, onde os jovens encontram a paixão pelo design de moda. Um programa intensivo de um mês, para estudantes que querem melhorar suas habilidades, ou simplesmente descobrir e estar em contato com o mundo da moda em Milão.
    Milan Fashion Campus

    http://www.fashioncampus.it/escola%20de%20moda%20portoghese/index.asp

    Responder
  2. Caroline
    14 de novembro de 2010 at 22:58 (9 anos ago)

    Oi Você conhece essa escola Milan Fashion Campus ?
    Sera que é boa?

    Responder
    • Anna
      14 de novembro de 2010 at 23:03 (9 anos ago)

      Oi Caroline.

      Nunca ouvi falar nessa escola não. Não conheço ninguém que tenha estudado nela também.
      Você está indo pra lá??

      Responder
  3. alexsandra cavalcanti
    12 de dezembro de 2010 at 10:26 (8 anos ago)

    Oi, tudo bem?! Recebo as atualizações dos eu site/blog e adoro!
    Olha, só veja se pode me ajudar…Em 2007 fiz o summer no Marangoni em Milão, sou da àrea de MKT,e fiz o Fashion MKT, ao retornar ao Brasil, comecei o Master em Fashion MKT no IED em SP…já cursei 1 ano, mas quero dar um up grade na minha carreira…:)Fui aceita no Master em Fashion Management Retail no IED que começa em 24/01/11. Agora só falta dá entrada no visto italiano estudantil…Vc conhece o bairro de Porto Romana? Me indicaram esse para morar, afinal vou ficar 1 ano…Adoro seus comments! E se puder me dar uma dica de alugar apt em Milão, agradeço MUITO, ah, vou morar sozinha..e se conhecer alguém tb que esteja por lá…beijos, sucesso! Alê Cavalcanti

    Responder
  4. erica
    13 de outubro de 2011 at 15:44 (8 anos ago)

    Ola tudo bem??? fiquei com uma super frio na barriga quando li seu post sobre a Marangoni..rs….Eu vou em fevereiro fazer uma pos-graduacao em Brand Management na Marangoni, so escolhi la por que me falaram muito bem, eu preciso muito dar um up na minha carreira, fui dona do meu proprio negocio pro 4 anos, infelizmente nao deu certo…Nao sou ricaaaaaaaaaa vou vender meu carro e receber uma ajuda para essa viagem. Sera que vou me sentir descolacada la? Tbm gostaria muito de dicas de moradia, vou com o dinheiro contado para o perido.

    Responder
    • Anna
      Anna
      13 de outubro de 2011 at 15:53 (8 anos ago)

      Oi Erica!

      Ai não fica assim não, qualquer experiência é válida. Conheço uma pessoa que estudou lá… ela gostou e me disse que teve muita coisa positiva!
      Não se deixe levar por besteirinhas né? Acho que vai amar Milão e estudar na Marangoni…

      Sobre moradia, escrevi um post aqui: http://wp.me/p1dlxU-sy
      E também acho levar você ver uma série de 3 posts que fiz sobre morar em Milão. Chama-se À Milanesa e são 3 posts. Aqui nesse link eles estão em ordem de postagem decrescente, mas um é independente do outro: http://finestrino.com.br/?s=%C3%80+Milanesa&submit=Search

      Ali tem várias dicas variadas, desde as regiões como são, transporte, carteirinhas, celular, etc.
      Espero ter ajudado com os posts. Qualquer coisa grita!
      Tem uns leitores morando lá agora, se quiser te ponho em contato com eles daí.

      Beijos!

      Responder
      • erica
        18 de dezembro de 2011 at 19:50 (7 anos ago)

        Ola Anna,
        Obrigada mesmo pelas dicas, adorei seu blog, esta me ajudando muito..eu fico com esse friozinho na barriga por alguns motivos, mesmo assim acredito que a Marangoni sera um divisor de aguas na minha vida!!!(demorei para responder pois tive problema nos meus favoritos e nao achava o blog..rs)…vou ler todos os post. Adoraria ter contato com pessoas que moram la, afinal novos amigos sao sempre bons…Obrigada e jalhe desejo um feliz natal e um otimooooooo ano novo…bjs

        Responder
  5. Alana
    20 de junho de 2012 at 22:12 (7 anos ago)

    Quanto custa o curso de Design de Moda na Polimi e IED é tão caro assim ? infelizmente só posso pagar até 2.000 R$ que se convertendo pra euro nao é lá essas coisas

    Responder
    • Anna
      Anna
      21 de junho de 2012 at 8:01 (7 anos ago)

      Pois é, R$ 2000 não faz cócegas lá.
      Nos sites tem todos os valores.
      No IED não tem o preço, mas é acima de 8 mil euros.
      No polimi você pode tentar uma bolsa, veja as condições no site!

      Responder
  6. Inglith
    31 de agosto de 2012 at 17:22 (7 anos ago)

    O que me animou em relação a Marangoni e que as aulas tem tradução simultanea para portugues, ou seja nao preciso aprender italiano para só dps poder ir pra lá, mas depois de ver o que vc escreveu em relação aos preços me deu uma desanimada, Pq queria mesmo um curso de verão/de pequena duração.

    Responder
    • Anna
      Anna
      31 de agosto de 2012 at 17:25 (7 anos ago)

      Ai mas é tãããão mais legal e lindo fazer as aulas em italiano!
      Sérioooo.

      E pois é, adoraria estudar no Marangoni, but $$$$ é caríssimo. É o mais caro de lá inclusive. =(

      Responder
      • Neandra
        7 de novembro de 2016 at 20:32 (3 anos ago)

        Qual dessa tirando a marangoni tem tradução simultânea?

        Responder
        • Anna
          Anna
          8 de novembro de 2016 at 8:02 (3 anos ago)

          Tradução simultânea acho que só a Marangoni mesmo.
          As outras escolas tem classes em inglês daí.

          Responder
  7. Helena
    7 de dezembro de 2012 at 10:32 (6 anos ago)

    Ana, adorei o post! Super esclarecedor! :)
    Então, minha dúvida é o seguinte: eu recém me formei no ensino médio e, desde o ano passado, estou me organizando para cursar uma Laurea triennale in Design della Moda… tô muito dividida entre o Marangoni e o IED. Confesso que não achei a diferença de valores entre os dois muito grande, mas o que não me agrada é estudar numa universidade extremamente elitizada… algumas pessoas me disseram que, no Marangoni, os alunos se vestem com roupas de grife dos pés à cabeça e são milionários! Ao passo que, no Ied, apesar de caro, o pessoal é mais “alternativo”. Isso é verdade ou exagero?
    Desculpa se a minha pergunta for idiota, mas gostaria de esclarecer absolutamente tudo, porque, afinal, vou passar os próximos três anos da minha vida em uma das duas universidades, né?

    Obrigada e sucesso com o blog!!!! :*

    Responder
    • Anna
      Anna
      7 de dezembro de 2012 at 10:41 (6 anos ago)

      Oi Helena!

      Essa lenda das roupas… é verdade sim!
      No Marangoni tem gente “normal”, claro… mas a maioria é de gente muito rica, muitos japoneses e coreanos ricos.
      No IED o pessoal é mais de boa sim, pelo menos do que eu vi por lá na época. =)

      Responder
  8. Anacleto Braz
    14 de março de 2013 at 13:00 (6 anos ago)

    Gostei muito dessas informações. Minha filha Lorena, terminou Design Interior aqui em Recife e quer fazer um curso de design de produto , esses curtos de 1 mes, achei interessante o IED de Milão. Você saberia informar qual seria o custo de um curso desse mais ou menos , e quanto custaria o aluguel em lugar simples por esse período. O IED também tem em São Paulo ? Parabenizo você por sua ajuda à todos. Se você poder passar informações de como chegar as pessoas, agradeceria bastante.

    Responder
  9. camila
    14 de abril de 2013 at 23:31 (6 anos ago)

    oi ana, tenho 15 anos e adoro moda gostaria de saber quanto custa o curso inteiro de moda em marangoni e se tem retorno ao se forma lá . obrigada

    Responder
  10. Rafaela
    16 de setembro de 2013 at 10:52 (6 anos ago)

    Oii…
    Eu sou aluna de moda aqui no Brasil, mas minha faculdade não tem convênio com faculdades fora do país. Entretanto, ano que vem eu pretendo passar o segundo semestre na Itália, sou apaixonadíssima pelo idioma, meus avós são imigrantes italianos e tenho total fascínio pela cultura. Morrei dois meses em Londres e fiz uns amigos de Milão, quero ir para lá ano que vem. Gostaria de saber melhor sobre essa coisa de estudar lá, adorei a universidade que você mencionou primeiro, eu queria saber em que idioma são as aulas, e queria muito saber sobre valores, algo referente a bolsas e afins…
    Se puderem me passar o email de vocês, para umas dicas rápidas…
    Bem, obrigada ((:

    Responder
  11. emilia
    23 de outubro de 2013 at 16:52 (6 anos ago)

    OIi! estou adorando as dicas de milao! estou olhando um curso de ferias e uma pos em design de interiores para fazer em milao. VI que voce conhece as duas escolas que estou olhando, a ied e a marangoni, queria saber sua opniao, voce acha que vale o preco da marangoni? ela e realmente muito superior a ied? a localizacao da ied e ruim? voce poderia me passar uma comparacao maior das duas escolas? obrigada!!!

    Responder
    • Anna
      Anna
      23 de outubro de 2013 at 16:56 (6 anos ago)

      Olá Emilia.

      Olha, eu gosto muito do IED. O Marangoni é puro luxo mas não sei se vale o preço.
      IED também é cara, mas acho mais gente-como-a-gente sabe? Marangoni só tem super elite, coreanas riquíssimas… sei lá… não desmerecendo o curso.
      Na Itália nada é longe, sempre tem um metrô perto, fica tranquila quanto a isso!!

      Bacione. =*

      Responder
      • emilia
        23 de outubro de 2013 at 17:20 (6 anos ago)

        Muitoo obrigada pela resposta, muito rapida por sinal, nao encontro isso em muitos blogs, parabens!!!! Realmente a marangoni e um POUCO mais cara mesmo, mas pensando no ensino/oportunidades de emprego/ qual voce acha mais indicada? vi que voce e designer, vc achou super valida a ida para milao? voce se importa de me contar um pouco mais? VOce acha que o ensino das duas e difernte? uma e melhor que a outra? O peso do nome e muito maior pela marangoni??

        Responder
        • Anna
          Anna
          23 de outubro de 2013 at 17:24 (6 anos ago)

          Olha, não sei dizer a resposta do mercado sobre elas, pois não estudei nas duas, eu estudei no Politecnico.
          Acho que o que mais vai influenciar é sua capacidade nos projetos e o que você faz com o conteúdo que aprendeu por lá. O IED é mais conhecido porque tem mais sedes.
          Estudar fora faz diferença no CV de qualquer forma e o design na Itália tem um ensino BEM diferente. É muito puxado e os projetos são com empresas reais (e isso é otimo). A concorrência lá de alunos e futuros designers é absurda, ninguém é bonzinho, até porque se você não for bom, alguém ali vai ser e pimba!

          Responder
  12. Lidia
    31 de outubro de 2013 at 18:15 (6 anos ago)

    Oi… Cursei o fashion design de 1 ano na Marangoni e posso dizer que vale muuuuito, mesmo com o valor do curso super alto. Quem tiver condições, não vai se arrepender! Mas pra quem nunca estudou fora, saiba q o curso é super puxado, daquele de virar noites em claro para conseguir terminar os projetos. Aprendi em um ano muito mais que meus 4 de faculdade no Brasil. Quem puder fazer a graduação completa de 3 anos acho que seria melhor ainda.

    Responder
  13. Lidia
    31 de outubro de 2013 at 18:29 (6 anos ago)

    Ha… E não tem só italianos e japonês ricos! Lógico que pra fazer cursos na Marangoni é preciso ter dinheiro, pois realmente é caro. O fashion design tinha 2 turmas em inglês e outra em italiano, optei por italiano, e na minha sala tinha somente 1 italiana. Tem muitos orientais sim, mas nem todos japoneses, tem um grupo grande de coreanos. E muitos de língua espanhola, vindos da América central. Tive algumas colegas que pediram empréstimo pra estudar lá, pois era um sonho.As marcas de luxo estão por todos os lados sim, mas vc não vê aquela ostentação e exibicionismo que acontece muito no Brasil quando se tem “um pouco mais”.

    Responder
  14. milene
    29 de abril de 2014 at 18:51 (5 anos ago)

    ola minha pergunta e simples como faco para conseguir uma bolsa de 3 anos no marangoni por favor aguardo a sua resposta e obrigada.

    Responder
    • Anna
      Anna
      30 de abril de 2014 at 8:15 (5 anos ago)

      Entra no site deles e veja quais os requisitos.
      Provavelmente vão pedir cv, histórico escolar, trabalhos etc e vai ter uma seleção.

      Responder
      • milene
        14 de maio de 2014 at 12:41 (5 anos ago)

        muito obrigada pela resposta me ajudou muito e voce sabe me informa sobre moradias baratas la eu, minha irma, e uma amiga iremos para la no meio do ano.
        e precisamos de um lugar para ficarmos pode ser simples.
        agradeco a sua resposta e espero ansiosa

        Responder
        • Anna
          Anna
          14 de maio de 2014 at 14:05 (5 anos ago)

          Olá Milene.

          Todas as respostas tem no blog.
          Aqui um post só de moradia em Milão: http://wp.me/p1dlxU-sy

          Bacio!

          Responder
  15. rosana
    19 de maio de 2014 at 14:49 (5 anos ago)

    Ola gente…..Ola Anna…muito legal teu blog..parabens !!!
    Nossa, os posts sao velhos de data,mas atuais de assunto : estudar na Italia ! ..

    Tambem estou querendo muitoooo fazer um summer couso de Interio esign,mas nao sei se em tres semanas se aprende alguma coisa….alguem pode me dar um conselho,porfavor ?? Obrigada

    Responder
  16. Julyane
    25 de fevereiro de 2015 at 16:55 (4 anos ago)

    Oii! preciso muito da sua ajuda: como faz para se matricular na IED da europa? Não tem nenhuma agencia pra ajudar nisso?

    Obrigada!!

    Responder
    • Anna
      Anna
      27 de fevereiro de 2015 at 8:42 (4 anos ago)

      Oi Julyane.

      Você tem que entrar em contato diretamente com a escola mesmo.
      Tem uma sede no Brasil, você pode tentar assistência com eles: http://ied.edu.br/

      Beijo.

      Responder
  17. Bruna
    23 de março de 2015 at 18:14 (4 anos ago)

    Oi Anna,
    Estou pesquisando sobre morar em Milão e amei seus posts :)
    Quero estudar Fashion management. E me interesei muito pelo curso da Milano fashion Institute, uma escola nova (2007) que tem um curso só de master mas é formada pela Bocconi, Unnicatolica e Politecnica. As aulas são na politecnica da Bovisa. Por ser nova não acho muita informação sobre ela de ex aulnos etc. Vc conhece? Tem alguma informação?
    Obrigada!

    Responder
    • Anna
      Anna
      23 de março de 2015 at 20:27 (4 anos ago)

      OI Bruna.

      Desculpa mas eu não conheço ninguém que tenha feito curso lá, mas as faculdades formativas são as melhores né?!
      Acho que não tem muito erro não.
      Beijos! E boa sorte!!

      Responder
      • Bruna
        24 de março de 2015 at 10:28 (4 anos ago)

        Me parece que não tem erro mesmo. Mas a gente fica curiosa né rsrs
        Obrigada pela atenção, Anna!
        Beijos

        Responder
  18. Virginia
    12 de abril de 2015 at 21:36 (4 anos ago)

    Oi Anna, tudo bem?
    Voce realmente gostou de estudar no Politecnico? Estou pesquisando cursos de master em Interior Design e estou super na duvida pois o curso lá é bem mais barato que nas outras escolas. Voce sabe me dizer se eles ajudam na carreira, tipo ajuda os alunos a fazerem estagios, etc?
    Parabens pelo site!

    Responder
    • Anna
      Anna
      13 de abril de 2015 at 8:03 (4 anos ago)

      Oi Virginia!

      Eu adorei lá. A escola é imensa, tem muito aluno de fora também e um apoio bom pra quem é estrangeiro sabe?
      Bom, lá o mercado de trabalho é apertadíssimo, tem muita gente em design, a concorrência é absurda. Eu tenho amigos que fizeram o master em gráfico lá e conseguiram emprego sim, estão lá até hoje.
      Também é complicado colocar toda a responsa na escola, vai muito da sua capacidade e etc. Pelo que vi lá, tem muito apoio e o que achei muito interessante é que – na parte de moda pelo menos – todos os projetos grandes eram feitos tipo pra uma empresa real, e muitas vezes um estilista, designer ou gerente da marca ia dar palestras e acompanhava o processo. Ou seja, tem empresas lá dentro e estão de olho.
      Isso achei muito legal, porque você desenvolve projetos reais, com um cliente real, briefing real e tem a resposta dos caras já. Melhor do que proposta de professor apenas.

      Pode ir com fé, acho que você vai gostar sim! ;)

      Bacione!

      Responder
  19. Ana Carolina
    22 de junho de 2015 at 17:50 (4 anos ago)

    Oi Anna, tudo bem?
    Seus posts sobre Milão me ajudaram muito! Você tem mais informações sobre a IED de lá? Eu vou fazer um semestre de Design lá e vi muitas reviews ruins na internet.. Fiquei preocupada! Você conhece alguém que estudou lá?
    Obrigada!!

    Responder
    • Anna
      Anna
      23 de junho de 2015 at 9:06 (4 anos ago)

      OI Ana!

      Bom que te ajudaram.
      Olha, eu não fiz IED, então é difícil dizer 100% sobre.
      Eu estive lá, estive em uma reunião com um dos diretores, conheço a escola e me pareceu tudo fantástico sim.
      Eu tenho uma amiga que estudou lá e ela amou.
      A escola é muito conhecida, nunca ouvi ninguém falar de problemas e etc.
      Tem que estudar pra caramba, lá eles pegam pesadíssimo nos projetos (lá em Milão em geral). É levado muito a sério.

      Beijos!

      Responder
      • Rayssa
        19 de julho de 2015 at 11:22 (4 anos ago)

        Oi Anna, tudo bem?

        Estou indo para Milão estudar no IED, curso semestral de Design de Interiores. Fiz tudo por conta própria, diretamente com o IED. Estou pagando no curso 6600 Euros. Gostaria de saber se você acha que fiz certo de me inscrever diretamente com o IED, se o preço é mais ou menos esse mesmo, ou se existe alguma forma de obter desconto. Estou indo sozinha e fico um pouco preocupada com a moradia. O IED tem parceria com a DOTSTAY, e eles oferecem um serviço de estadia temporária de 7 dias para você escolher a estadia permanente de lá de Milão mesmo (diminui a possibilidade de errar na escolha). Gostaria de saber o preço médio mensal para morar em Milão e o que você acha desse sistema oferecido pelo DOTSTAY.
        Muito Obrigada desde já! Seu blog é excelente!! Parabéns!

        Beijos

        Responder
        • Anna
          Anna
          20 de julho de 2015 at 8:07 (4 anos ago)

          Olá Raysa, tudo bem?

          Bem, eu não estudei no IED, então não sei te dizer bem sobre os programas e preços deles. Eu acredito que menos do que isso você não vai pagar mesmo. É a taxa deles.
          Esse sistema de moradia parece interessante, mas quero te deixar bem ciente que achar apê em Milão é um parto!
          Os preços variam muito, de 1000 euros mensais a 250 euros. Depende da região que você fica, se divide o apê, se paga só um quarto, se divide quarto… é muito variável. Hoje em dia acho difícil você achar algo por menos de 300 euros, sendo isso em um quarto compartilhado e talvez um pouco mais afastado do centro.

          Se eu fosse você já ia buscando algo por aqui, separava endereços e contatos e chegava lá já pra ir ver os apês. Porque sério, é difícil. Milão é super cheia, tem gente que não aluga por menos de 3 meses, tem italiano que não aluga pra estrangeiro. Eu fiquei 15 dias temporária na casa de uma amiga, não conseguia nada e aí conheci uma amiga dela que por acaso tinha uma vaga no apê. Era uma merda, 6 pessoas em um apê de 1 quarto. Mas era o jeito, precisava. Fiquei ali por 2 meses e então conheci umas mexicanas que estavam com uma vaga num apê perto da faculdade. Lá dividia o quarto com 1 pessoa, mas era susse, morávamos em 4 e todas nos dávamos super bem.

          Enfim, é sorte, procura, contatos mesmo.
          Beijo!

          Responder
        • Amanda
          14 de agosto de 2015 at 20:52 (4 anos ago)

          Oi Rayssa, tudo bem?
          Vi seu recadinho por aqui no blog da Anna e tomei a liberdade de te mandar um também,rs. Eu estou vendo de fazer uma pós em design de interiores, e cheguei ao IED e Instituto Marangoni, no Marangoni eu consegui uma bolsa de 30% que se igualou ao IED. Agora preciso resolver qual escola eu vou, mas olha muito difícil resolver. O que vc está achando do IED? Vc sabe a diferença entre essas duas escolas?

          Qualquer informação já é válida!
          Obrigada!
          Bjos

          Responder
  20. Amanda
    13 de agosto de 2015 at 9:36 (4 anos ago)

    Oi Anna, tudo bem??
    Sou arquiteta e estou vendo de fazer o master em design de interiores, ou Instituto Marangoni ou IED. Eu enviei meu portifólio pro Instituto Marangoni e consegui uma bolsa de 30% de desconto, pra começar agora em outubro, mas com esse desconto ela acaba saindo o mesmo preço do IED, que começa em fevereiro.
    Estou super na dúvida, porque preciso resolver isso até essa semana.. Você sabe me dizer a diferença entre essas duas escolas? Qual vc escolheria em relação a ensino, melhor preparação pro mercado de trabalho, pessoas que estudam nela e etc?

    Qualquer informação já é válida! Muito obrigada!
    Adorei seu blog, está de parabéns!

    Responder
    • Anna
      Anna
      13 de agosto de 2015 at 14:03 (4 anos ago)

      OI Amanda.

      Show que conseguiu a bolsa! Parabéns.
      Eu não estudei em nenhuma dessas escolas, e sim no Polimi, então eu não sei te dizer isso.
      A única coisa que sei te dizer de diferença é o preço, que o Marangoni é bem mais caro. E tem tradução simultânea nas aulas.
      Só isso que posso te dizer na verdade.

      Preparar para o mercado de trabalho é algo muito relativo. Porque vai depender muito de pessoa pra pessoa e o que ela faz com a informação. Sem dúvida as duas escolas são muito respeitadas. Eu escolheria talvez pela ementa, as matérias e fundamentos que me interessam mais. Já que o preço não está em debate no momento (porque é o mesmo).

      Bacio!
      Obrigada pelo carinho.

      Responder
  21. Ju
    1 de setembro de 2015 at 19:53 (4 anos ago)

    Oi. Minha dúvida é bem boba: qual é o período de férias na Itália? Como funciona?

    Responder
    • Anna
      Anna
      2 de setembro de 2015 at 7:59 (4 anos ago)

      Fim de Julho e Agosto.
      Sendo que agosto tudo para, é um verão loco e todo mundo vai pro litoral ou visitar família no interior.

      Entre Natal e Ano Novo tem 1 semana e a vida já volta dia 2 ou 3 (dependendo do dia da semana).

      Responder
  22. Larissa
    5 de outubro de 2015 at 15:41 (4 anos ago)

    Oi, as suas aulas eram em inglês ou italiano? Tinha muita gente na uni que falar em inglês ou só em italiano? Obrigada (:

    Responder
    • Anna
      Anna
      6 de outubro de 2015 at 8:31 (4 anos ago)

      OI Larissa.

      Eu fazia em italiano.
      Tem várias matérias em inglês no Polimi, mas não todas.
      Tem que dar uma olhada em como está o programa hoje.

      Tinha muito estrangeiro, mas a maioria se esforçava no italiano. É bem mais fácil tentar se comunicar em italiano do que em inglês.

      Responder
  23. Vitor
    17 de novembro de 2015 at 0:50 (4 anos ago)

    Meu sonho é fazer faculdade de arquitetura no Politecnico.Eu tô ainda no ensino médio,tu sabe o que é preciso?

    Responder
    • Anna
      Anna
      17 de novembro de 2015 at 8:34 (4 anos ago)

      Olá Vitor.

      O melhor a fazer é entrar em contato com a faculdade.
      As burocracias mudam e já fazem 8 anos que fui. E fiz design, não arquitetura, então pré- requisitos podem ser diferentes.
      Também muda se for um intercâmbio entre faculdades ou se você vai direto pra lá estudar, com uma bolsa ou independente.

      Até mais.

      Responder
  24. Erica
    19 de novembro de 2015 at 12:54 (4 anos ago)

    Oi Anna,

    gostaria de saber como faço para concorrer a Bolsas no Politecnico di Milano,

    Responder
  25. Cristina
    15 de março de 2016 at 18:17 (3 anos ago)

    Olá, tudo bem?

    Adorei conteúdo.

    Cumprimentos!

    Amanda Scite do descomplica

    Responder
  26. Sarah
    1 de junho de 2016 at 15:22 (3 anos ago)

    Você saberia dizer a diferença entre Architectural Design e Architectural Science no Politécnico de Milano?

    Responder
    • Anna
      Anna
      2 de junho de 2016 at 10:18 (3 anos ago)

      Hummm não faço ideia Sarah.
      Até porque eu cursei as áreas de Design.
      Mas olha, pode mandar e-mail pra eles porque são (pelo menos eram na época) muito atenciosos e prestativos mesmo. =D

      Responder
  27. Tatiane
    19 de setembro de 2016 at 17:28 (3 anos ago)

    Boa Tarde Anna

    Eu estou em busca das melhores escolas de arte da Itália, sabe me dizer qual a melhor faculdade renomada de arte ?

    Responder
  28. Yasmin
    9 de fevereiro de 2017 at 1:25 (2 anos ago)

    Oii! preciso muito da sua ajuda: como faz para se matricular na Politecnico lá de Milão? Não tem nenhuma agencia pra ajudar nisso?

    Responder
    • Anna
      Anna
      9 de fevereiro de 2017 at 8:42 (2 anos ago)

      Oi Yasmin.

      Que eu saiba não tem.
      Ou seria diretamente com a sua faculdade ou diretamente com eles no site mesmo!

      Responder
  29. Lori Bertuol
    7 de agosto de 2017 at 4:05 (2 anos ago)

    Olá Ana, preciso de uma dica sua. Tem um calendário oficial da Polimi que as aulas vão até o dia 23 de dezembro. É isso mesmo que ocorre? Tem aula até esse dia? Obrigada pelo seu retorno.

    Responder
    • Anna
      Anna
      8 de agosto de 2017 at 13:55 (2 anos ago)

      Sim Lori, tem sim.
      Eles não tem férias como nós, o ano letivo é diferente.
      Eles param ali uma semaninha pra Natal e Ano Novo e depois já volta pelo dia 3 ou 4 de janeiro.
      É só um recesso, não é férias de verão como aqui.

      Bacio!

      Responder

Leave a Reply