Expedição Fotográfica com o Zé Paiva: o que eu aprendi

Mês passado tive a oportunidade de participar da Expedição Floripa, que reuniu 8 blogs de viagem na capital catarinense para explorar a cidade na companhia do talentoso fotógrafo Zé Paiva.

Durante 4 dias aprendemos muito sobre de fotografia e fizemos diversos passeios em Florianópolis com o objetivo de aprimorar as técnicas e treinar. Para mim, foi tudo muito novo. Adoro fotografia, mas confesso que sempre achei que era algo somente para quem tem talento, para quem tem o dom. Estar na companhia do Zé Paiva e de tantos outros blogueiros talentosos, foi inspirador e me fez aprender muito. Hoje quero compartilhar aqui o que eu aprendi na expedição.

Fotografia de longa exposição

Lembro até hoje da primeira vez que vi uma fotografia de longa exposição. “Isso é photoshop”, pensei. Depois que descobri que não era photoshop, pensei que era algo “só pra quem sabe fazer” e nunca nem tentei. Nosso primeiro exercício na Expedição Floripa foi justamente uma fotografia de longa exposição do pôr do sol na Lagoa da Conceição. Perdi o pôr do sol porque demorei, literalmente, 48 fotos até conseguir regular a câmera, mas consegui um registro.

Expedição Fotográfica Floripa Zé Paiva Lagoa da Conceição

Nada mal para a 49º tentativa, né?! :P

É possível fazer boas fotos até mesmo em dias nublados

No segundo dia da expedição, o dia amanheceu nublado, mas antes que desanimássemos, o Zé Paiva já nos deu algumas dicas para fotografar em dias assim. No final, achei que aquela brancura toda deu um ar melancólico e deixou as fotos muito bonitas. Particularmente, adoro fotos assim.

expedição floripa zé paiva

Light Painting

Durante a expedição fotográfica, também tivemos a oportunidade de aprender a fazer light painting, que também é uma técnica de longa exposição. Infelizmente, eu estava sem o tripé e como é impossível fazer esse tipo de fotografia sem o tripé, não tenho o meu registro, mas em breve vou treinar essa técnica em algum lugar aqui em Curitiba.

A fotografia abaixo é do Zé Paiva.


(
Fotografia: Zé Paiva)

É possível fazer uma boa foto com o celular

Quando já estávamos no final da trilha do terceiro dia da nossa expedição resolvi guardar a câmera na bolsa, pois logo já iríamos almoçar. Um pouco antes de chegar ao restaurante, me deparei com uma parede que achei linda, mas estava cansada e com preguiça de pegar a câmera de novo, então fotografei com o celular.

20170409_140136-3

Por incrível que pareça, essa foi a minha foto favorita de toda a expedição. Sim, uma foto com o celular. Tudo bem que com o celular a gente acaba perdendo na qualidade e não tem como aplicar várias técnicas, mas o fato de não ter uma super câmera não impede de fazer boas fotos. Fotografia é sentimento também.

Persistência

No último dia da expedição, fizemos um passeio no centro histórico de Florianópolis, onde, inevitavelmente, encontraríamos pessoas circulando. O Zé Paiva nos deu diversas dicas de como inserir essas pessoas na fotografia. Depois das dicas, eu decidi que queria uma foto com um fundo legal e uma pessoa caminhando na frente. Quando achei o fundo, fiquei esperando as pessoas. Quando percebia que elas estavam vindo, posicionava a câmera, olhava no visor e PLIM, elas desapareciam. Quando eu tirava o olho do visor, notava que elas estavam dando a volta por trás de mim, para não “atrapalhar” a minha foto. Tentei diversas vezes, até que o grupo seguiu caminhando. Na mesma hora, vi um homem passando e voltei correndo para tentar registrar. Não deu para enquadrar como eu queria, acabei cortando as pernas dele e a porta, mas mesmo dando tudo errado, eu gostei da foto porque essa foto significa persistência.

expedição floripa zé paiva fotografia

Como ser um bom profissional

Por último, e não menos importante, uma das principais lições que eu aprendi com essa experiência foi que ser um bom profissional vai muito além de conhecer as técnicas e de ter talento. Um bom profissional divide o seu conhecimento sem soberba. O Zé Paiva é uma pessoa maravilhosa e faz isso com maestria, o que torna o seu trabalho muito mais admirável.


(Fotografia: Zé Paiva)

Essa foto foi tirada pelo Zé em uma das trilhas que fizemos. Semana que vem sai o post contanto mais sobre as trilhas e sobre os lugares novos que descobrimos em Florianópolis.

A próxima Expedição Floripa já tem data marcada

Ficou interessado na expedição? A próxima expedição já tem data marcada e vai ser no feriado de 15 a 18/11. Mais informações AQUI.

A Cris participou da expedição com a gente e está produzindo uma série de vídeos, então quem quiser assistir é só acompanhar no canal Cris Pelo Mundo.

BLOGS PARTICIPANTES DA EXPEDIÇÃO
 
Coisos on the go * Com os Pés no Mundo Cris pelo Mundo * Finestrino * Idas e Vindas da Carol * O Baú do Viajante * Tô Pensando em Viajar * Viagem em Detalhes 
PATROCINIO

Comentários

comments

Leave a Reply