Fondue Suíço

Quem viaja tem que comer comida típica né? Ainda mais se o país for Suíça e a comida típica for fondue. Não sei vocês, mas eu adoro fondue, só não como mais porque é muito caro e em Zurique não foi diferente: como tudo por lá, o fondue tem preço bem salgadinho.

Eu e Fabinho escolhemos um restaurante bem central mesmo, o Alexi’s Bar que tinha uma cara aconchegante (na verdade a porta era bonitinha e me conquistou aí). Ele fica na Niederdorfstrasse, 40. Fácil pronúncia.

Por dentro é bem pequeno, e tivemos que ficar na parte de dentro mesmo porque sim, estava muito frio e chovendo ainda por cima. Impossível sentar nas mesas de fora.

Meio que só tinha homem no restaurante!

A definição de fondue é a seguinte: “Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho (ou, como na receita original, a Kirschwasser alemã), que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos.”

No cardápio tinham algumas opções de fondue e ficamos muito na dúvida de como eram de fato, qual a diferença entre eles e se era como aqui no Brasil. Tinham algumas opções que tinham carne na descrição, por isso ficamos na dúvida se comeríamos carne ou se ela fazia parte da mistura do queijo. Não sei no resto do país, mas em Curitiba o fondue tem aquela entrada de queijo que comemos com pão, depois vem a carne com molhos diferentes e por último o de chocolate para comer com frutas e dar aquele brilho no jantar. Eu já sabia que na Suíça o oficialzão era o de queijo, mas com tantas opções no cardápio e pelo preço, ficamos na dúvida.

A mulher que nos atendeu – aparentemente a dona do lugar – falava um inglês muuuito precário, então não deu pra perguntar a diferença entre as opções. Pra garantir pedimos o “Fondue Tradicional”. Logo abaixo estava escrito: queijo x, y, z, vinho, cebola e mais uns ingredientes.

O prato veio: uma panela gigante de queijo e uma cesta enorme de pedaços de pão tipo broa. O fondue estava ótimo, o vinho misturado no queijo deu um toque muito especial e não fica tão forte o queijo. Por aqui acho meio forte e enjoativo, não dá pra comer muito. Lá á pra comer um montão sem enjoar. Agora a resposta ao que você deve estar se perguntando: é só isso mesmo. É a panela de queijo e os pães only. Nada de molho, nada de carne, muito menos o fondue de chocolate no final. E isso custa cerca de R$ 60 por pessoa! Caro né? Eu achei.

Minha opinião final é que o fondue de queijo estava ótimo mesmo e comemos bastante, mas esperava mais do famoso prato suíço. Esperava mais alguma coisa na mesa, um tcham a mais. Por esse preço ainda, prefiro infinitamente o nosso estilo de fondue com queijo, carne e chocolate.

Comentários

comments

2 Comments on Fondue Suíço

  1. Marcela
    26 de abril de 2013 at 10:39 (4 anos ago)

    Será que o nosso foundie é tipo os nossos restaurantes japoneses? Uma adaptação completamente diferente do original? hahahahah
    Eu também esperaria mais!
    :)

    Responder
  2. Wilma
    13 de abril de 2014 at 11:46 (4 anos ago)

    Sendo assim, vou comprar queijo no mercado, pão, derreter na frigideira e tá ótimo, por bem menos acredito. Muito caro pra falta de glamour!! mas a Suiça é cara,todos sabemos, afinal manter toda aquela organização, custa dimdim.

    Responder

Leave a Reply