Como é o Forte Orange em Pernambuco

Quando fui a Recife mês passado, resolvemos dar um rolê em cidades e praias próximas dali, afinal, é tudo pertinho mesmo. Em um dos dias fomos conhecer a ilha de Itamaracá, ao norte de Recife (cerca de 1h30 de viagem) e lá tem algumas coisas pra visitar além de praia. Uma delas é o Forte Orange. A entrada é gratuita e ele fica na entrada do canal sul da ilha, estrategicamente posicionado.

O Forte Orange foi construído em 1631 pelos holandeses após uma invasão à ilha. O nome é em homenagem à Casa de Orange. Quando foi tomado pelos portugueses, seu nome mudou para Fortaleza de Santa Cruz (depois voltou a ser chamado de Forte Orange mesmo).

O forte é bastante simples, todo de pedra. Lá dentro tem uma pequena sala com museu, uma micro capela sem nada dentro e só. O bacana é passear no complexo, ver os canhões da época que ficam nas 4 extremidades do forte e apreciar a vista, que é incrível!

E já que não tinha estátua pra imitar, tive que interagir de outra forma, bem relax na ponte que liga dois braços do Forte:

Ali em volta tem várias barraquinhas, restaurantes, ducha e banheiro. Dá pra visitar o Forte Orange, almoçar, ficar um tempo na praia… Este é um passeio complementar para sua visita em Itamaracá.

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.