Gran Caffè Saicaf, confeitaria tradicional em Bari

Vocês não imaginam o quanto eu procurei essa confeitaria/cafeteria pra postar aqui! Quando fui a Bari, em 2008, não tinha o blog e muito menos a pretensão de tê-lo, então não tinha o cuidado de anotar e fotografar tudo. Não tenho foto própria do lugar, e muito menos tinha guardado o nome. Aí, graças aos meus scrapbooks, descobri o nome da rua da cafeteria. Lá fui eu pro Sr. Google. Levei uma semana pra encontrar, e encontrei! Muita emoção.

Vou explicar o motivo de tamanha vontade de encontrar o lugar: uma das cafeterias mais antigas e clássicas da cidade. Tá bom assim? Jamais poderia deixar um informação desta fora do blog.

Como falei, não tinha o blog e não me preocupava tanto em procurar as melhores dicas e informações antes de uma viagem. Lógico que buscava saber o que a cidade tinha para oferecer, mas nada no nível “coisa mais antiga”, “lugar mais famoso” e afins. Lá em Bari fizemos couchsurfing e no dia seguinte da nossa chegada, a host nos convidou para tomar café da manhã em uma cafeteria típica da cidade.

Eis que surge o Gran Caffè Saicaf na nossas vidas! Em um prédio nada demais, nada chiquérrimo como o Tortoni em Buenos Aires ou o Majestic em Porto, mas a comida foi de fato a “tendência”. Lembrando que Bari é uma cidade super quente no sul da Itália, não tem como ter muita pompa e muito café com coisas gordas.

Como era café da manhã e eu não como muito nessa parte do dia, fui logo com um clássico: croissant de chocolate. Pensa num croissant grande. Era esse! Quase não aguentei tudo. Nossos amigos do couchsurfing fizeram questão de que experimentássemos esse, e com razão, era perfeito. Bem recheado, macio… enfim, muito bom mesmo.

O lugar é cheio de coisas deliciosas, é bem difícil escolher. Não é o lugar mais barato da cidade, mas com certeza a comida não vai te decepcionar. O melhor de tudo é que recentemente eles reformaram todo o lugar, então está tudo moderninho, um Café com dois andares com restaurante e bar também. Eles estão na mesma esquina há mais de 80 anos.

O Gran Caffè Saicaf fica no Corso Cavour, 121. Fácil de achar, pois é uma das grandes ruas de Bari. Fica na parte mais nova da cidade, no sentido da estação de trem.

Fica aí uma super dica de Caffè em Bari pra você experimentar!

Mais do sul da Itália:

Uma parada em Bari, no sul da Itália

Alberobello, uma cidade imperdível na Puglia

Um dia em Lecce, sul da Itália

Napoli: o guia turístico

Napoli e o caos

Museu Arqueológico de Napoli

Amalfi, para passar a tarde na Costa Amalfitana

Grotta dello Smeraldo

Sorrento

Como são as ruínas de Pompéia

Minha visita à ilha de Capri

Comentários

comments

Leave a Reply