Greenwich

Faz tanto tempo que eu não posto aqui no blog que eu estou com medo que meu post seja automaticamente direcionado para a categoria Turista. Hehe. Mas vamos ao que interessa.

A localidade de Greenwich fica 10km a sudeste de Londres é é famosa devido ao Meridiano de Greenwich. Para quem não lembra, o Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que divide a Terra em Oriente e Ocidente, servindo de referência para localização, data e hora de qualquer lugar do mundo.

Para quem vai a Londres, acho que esse é um passeio que não pode faltar, apesar de já ter conversado com muita gente que esteve em Londres e disse não ter ido ao local. Para quem gosta de Cartografia, Geografia e Astronomia (eu!) o passeio pode ser bem mais interessante, pois lá também fica o Observatório Real de Greenwich, o qual abriga um museu com instrumentos muito interessantes que foram desenvolvidos e utilizados por renomados cientistas e astrônomos.

greenwich3

(Se algum colega de faculdade estiver passando por aqui, só queria dizer que nas duas fotos de cima é um teodolito de 1820. Muito mais bonito do que a mais moderna estação total robotizada com GPS integrado e blábláblá).

Mas, logicamente, o maior atrativo do local é a materialização do Meridiano de Greenwich, onde todos tiram a tradicional foto com um pé de cada lado do meridiano. Um pé em cada lado do mundo. Quero fazer isso um dia com a Linha do Equador também.

greenwich2

Tirar uma foto sozinho aqui não é fácil, mas não chega a ser tão disputado quanto uma foto no Cristo Redentor, mas a vantagem é que as pessoas respeitam o seu espaço e deixam você tirar a foto tranquilamente. E por falar em Rio de Janeiro…

greenwich

Eu li no meu guia que a noite aparece um uma luz verde de laser cruzando todo o céu e indicando a posição do Meridiano de Greenwich, infelizmente não fiquei lá até a noite para ver isso, mas deve ser bonito, principalmente porque o observatório é um pouco isolado, então não devem ter luzes da cidade atrapalhando.

Como o observatório fica em um parque, é legal completar o passeio com uma caminhada. O local é bem amplo e sempre tem gente circulando com os cachorros, crianças andando de bicicleta e no verão acho que rolam muitos piqueniques nos gramados.

bitmap

Eu sei, nas fotos aqui não tem nenhuma pessoa, mas é porque eu cheguei MUITO cedo, mas quando eu estava indo embora já estava cheio de gente.

No mesmo local existem outras atrações e vocês podem consultar valores e horários aqui e como chegar aqui.

Quando eu estava pesquisando, descobri pelo site oficial que é possível ir de barco também. Adoro passeios de barco, pena que só fiquei sabendo agora, mas fica a dica para quem quiser apreciar um passeio pelo Tâmisa ;)

Comentários

comments

Leave a Reply