Guia turístico em Roma – Not For Tourist Rome

Há algum tempo atrás, não sei bem como nem quando, mas conheci uma empresa chamada Not For Tourist Rome. Na verdade recebi um e-mail deles e agora nessa última viagem pude conhecê-los pessoalmente e aproveitar para usar o serviço que eles oferecem.

A empresa foi criada por amigos, não necessariamente turismólogos, mas sim pessoas que se davam bem, gostavam de Roma e sabiam que a cidade tinha muito mais a oferecer do que apenas o circuito super turístico coliseu-vaticano-fontanaditrevi. O objetivo da empresa é oferecer e criar roteiros diferentes e inusitados. Eles tem algumas sugestões prontas no site, mas se quiser pode ir até eles e montar algo especialmente para você, que foi mais ou menos o que aconteceu comigo.

No site deles dá pra ter uma boa ideia do que tem pra fazer. Além de passeios diferentes pela cidade como norte, sul, passeios temáticos tipo cinema, arquitetura, esporte, ainda tem opções saindo um pouco da cidade e conhecendo um pouco das regiões vizinhas. Pena que não tinha muito tempo na cidade, senão faria algum desses mais pra fora de Roma também.

O escritório da NFTR fica bem próximo da estação central Termini, na Via Principe Amedeo, 221 e é super fácil chegar ali. O pessoal é muito gente boa, aquela coisa bem gente-como-a-gente, e logo que cheguei em Roma fui pra lá encontrá-los para almoçar e então resolver meu roteiro para a semana.

Eu já conhecia Roma, e nessa viagem queria mesmo fazer algo diferente, então foi ótimo ter entrado em contato com a Not For Tourist Rome. O Marco, um dos fundadores da empresa, foi super querido e montou, junto com um amigo dele, um roteiro pela parte norte da cidade. No mapinha que pegamos nos pontos turísticos nem aparece toda essa parte, porque de fato é bastante fora do circuito turístico clássico, para conseguir ver e se localizar, tem que comprar um mapa especial.

O guia escolhido para fazer o meu passeio foi o Pietro, um italiano que sabe muito de arquitetura e história de Roma, fala inglês e italiano e é super simpático. O passeio era particular e com 6h de duração, o que foi ótimo porque deu para aprender muito da cidade com ele, conhecer todo um lado novo e tirar toda e qualquer dúvida sobre os pontos do passeio. Esse tour guiado custou 60 euros.

Sim sou turista que não passou protetor solar pra andar 8h no sol e peguei uma cor *bacana*

Na brincadeira, caminhamos muito muito MUITO, e o passeio de 6h virou passeio de 8h, com direito a parada para o gelato típico em uma das melhores sorveterias da cidade (como melhores entenda que não, não era turística, era segredo de romano mesmo) e almoço em um dos poucos restaurantes da cidade com apenas romanos trabalhando.

A princípio o preço pode parecer um pouco caro, mas se for pensar, foram 8h dedicadas ali, particular e os bilhetes de trem/metrô que precisamos usar foram inclusos nesse valor. Achei que valeu muito a pena.

Eu não vou falar do roteiro todo aqui nesse post simples e puramente porque senão vou escrever uma Bíblia aqui… lembrando que foi um passeio de 8 horas de história intensa de Roma! Vou fazer o seguinte, essa semana ainda falo sobre os pontos que conheci com ele, mostrando toda a parte norte da cidade, e ainda vou selecionar alguns pontos para me aprofundar melhor. O que vocês acham?

*Esse post não é patrocinado e eu paguei para fazer o passeio com eles. A Not For Tourist Rome é uma empresa bem bacana mesmo e com propostas de passeios diferentes em Roma. Vale a pena dar uma olhada para conhecer mais do que apenas o básico da cidade.

Comentários

comments

1 Comment on Guia turístico em Roma – Not For Tourist Rome

  1. Jonathan Padua
    6 de maio de 2013 at 10:35 (6 anos ago)

    Mto bom Anna!

    Adorei o nome da empresa e a forma de trabalho deles.

    Ótima dica!

    Responder

Leave a Reply