Igarassu

Eu nunca tinha ouvido falar nessa cidade até uns dias antes de ir conhecer o Recife. É que estava procurando passeios ali por perto e encontrei Igarassu no caminho. Paguei pra ver qualéra e gostei de ter feito a parada para conhecer. A cidade é super mini, bem de interior e pouco movimentada. São poucos pontos para visitar e por isso mesmo é uma visita bem rápida que não vai nem te tirar da rota para outros passeios e nem atrasar seu dia.

Igarassu fica ao norte de Recife, passando Olinda e quase chegando em Itamaracá. Tem placas indicativas na estrada e é fácil achar a entrada (fomos de carro alugado, não sei se tem ônibus de linha pra lá, mas tem grupos turísticos que levam ali também).

Motivo principal da sua parada em Igarassu: é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Não vale conhecer um pouco da história do país!? Claro que vale!

(pra falar a verdade eu achei vários dados diferentes sobre as cidades mais antigas, não sei em qual confiar!)

igarassu

Quem morava lá antigamente eram os índios tapuias, mas foram expulsos pelos tupis que vieram da Amazônia. Por sua vez, em 1535 os portugueses desembarcaram ali e claro, guerra contra os índios, aquilo tudo que a gente já conhece dos livros de História.

igarassu

Por ser a segunda cidade do Brasil, Igarassu tem patrimônios incríveis da arquitetura religiosa. É lá que está a igreja em funcionamento mais antiga do país (desde 1535), a igreja de São Cosme e Damião.

Agora uma lenda/milagre desta igreja: em 1685 as capitanias de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram destruídas pela febre amarela. Igarassu foi a única que saiu ilesa!

igreja igarassu

Para visitar os prédios históricos é muito simples, fica tudo em uma rua só. Ali na mesma região estão ainda o Convento do Sagrado Coração, Museu Histórico de Igarassu, Casa de Câmara e Cadeia e o Convento de Santo Antonio.

Comentários

comments

Leave a Reply