Look do dia: Mariachis

Esse é um estilo que eu já sou bastante familiarizada, mas talvez muita gente ainda não conheça ou não associe o nome ao estilo. Mariachis são os famosos cantores mexicanos, sabem? Aqueles com sombrero bordado, roupas coladinhas estilo uma jaquetinha, bigodón… clássica visão de cantor mexicano.

Esse estilo de música e cultura, é proveniente do estado de Jalisco (a região da cidade de Guadalajara), provavelmente de uma vila agrícola chamado “cocula”, e por isso teve uma grande disseminação entre os peões, que cantavam misturando ritmos de americanos nativos, europeus e africanos. Um mix de estilos mesmo!

A coisa é que os músicos eram muito simples e não tinham conhecimento em música, em letras e afins, eles simplesmente misturavam aquilo que entendiam quando ouviam os instrumentos e referências. Harpa, violino, guitarra… tudo misturado e ainda assim, bastante complexo até pra quem entende de música e letras escritas.

Eles se apresentavam comumente em praças e festas da vila, tocando o que o pessoal da rua pedia. Claro, ganhavam super pouco por isso, trocados de artistas de rua. Além disso tocavam em festas, casamentos, batizados e velórios (?) das vilas.

Evoluíram e começaram a tocar dentro das igrejas, com instrumentos diferentes e com aprovação do clérigo.

Depois de 1910/1920, após a ditadura de Porfírio Diaz, a música dos mariachis tornou-se expressão do orgulho mexicano e patriotismo, e com isso sairam das vilas e foram para as grandes cidade, como a capital, Cidade do México. Em 1934 alcançaram prestígio e aprovação da elite mexicana, e foi só ai que aprenderam a ler as partituras e a de fato, aprender a tocar os instrumentos.

Esse traje típico deles é proveniente dos vaqueiros, lembra que disse que os mariachis começaram com os peões de Jalisco? Então! Antigamente as cores indicavam de qual fazenda eles eram. Os mais ricos usavam roupas de lã e com adornos em prata, os mais pobres, usavam camurça. Depois da revolução de 1920, as roupas foram padronizadas, porém ainda podem variar um pouco de acordo com o tipo de apresentação.

O traje é composto por jaqueta bem cortada, calcas também bem ajustadas, camisa e botas. A bota tem que ser da cor da cela do cavalo, normalmente na cor de café ou caramelo. Quando eles usam as roupas pretas, é para apresentação em funerais, mas a camisa é sempre branca.

Não esqueçamos dos sombreros, também de lã e que servem para proteger do sol mesmo. O mais interessante é que esses trajes são caríssimos!! Os mais baratos custam em torno de USD 100!

Tá vendo? Mariachi não tem nada de jacu não. É muita cultura mexicana e não é nada fácil (e nem barato) ser um deles. Aiaiaiaiaiaiiiiii

Comentários

comments

1 Comment on Look do dia: Mariachis

  1. zicomengo
    13 de novembro de 2012 at 9:46 (5 anos ago)

    belo texto, Anna, também curto essas presepadas mariachis.

    mas no oitavo parágrafo é “sela” e não “cela”, não?

    Responder

Leave a Reply