Look do dia: The Ghadames Festival, Líbia

Sabe, eu adoro fazer esses posts de look do dia. Geralmente levo um tempão pra fazer porque tenho que pesquisar bastante, mas aprendo muita coisa sobre o mundo. Ainda não pude estar em todos os países, eventos e festas culturais, mas toda vez que encontro algo novo, fico morrendo de vontade de um dia poder ver.

Não sei se vocês também ficam assim, querendo ver de tudo ou se sou só eu que fico fascinada com as diferenças culturais do mundo. Tem tanta coisa legal!

Esse festival que vou mostrar aqui hoje, foi um tanto difícil de conseguir informações sobre. O Ghadames Festival é uma celebração de uma semana que reúne artesanato e arte do interior da Líbia. E sim, já entrou na minha lista de “quero conhecer”.

Pra quem ainda não se localizou no mapa, a Líbia fica no norte da África e possui fronteira com Egito, Tunísia e Argélia. Justamente por ter essa mistura de povos e estilos, recebe muitos turistas hoje em dia. Mais do que outra coisa, o forte do turismo lá é a cultura. A cidade de Ghadames é uma das cidades mais importantes do país, historicamente falando, pois foi usada como rota de comércio central, e também porque conta uma fonte de água fresca abundante que manteve os oásis da cidade completos. Ghadames é uma das mais bem preservadas cidades árabes da região e está sob proteção da UNESCO.

O Festival de Ghadames é realizado em meados de Outubro de cada ano, um festival vibrante, onde os habitantes locais se reúnem para comer, beber, cantar e dançar. Os visitantes são bem vindos por lá, não é algo fechado só para locais. São todos convidados a participar e aproveitar das festividades.

No primeiro dia, o festival começa com uma cerimônia de abertura, e com uma exposição de placas de várias atividades que serão exibidas ao longo dos dias e também a exposição dos grupos artísticos participantes. No segundo dia, os visitantes podem visitar a cidade velha e várias feiras tradicionais e culturais que tem os vestidos tradicionais, manuscritos, documentos históricos, artesanato tradicionais, como o couro e tecidos de lã e tecido de folhas de palmeira.

No terceiro dia acontecem as exposições tradicionais dos Tuaregs. Eles mostram seus costumes e tradições, que refletem as partes da cultura dos povos do Sahara.

Algumas das coisas que você vai gostar de ver no festival são:

– Mostra Camelo (!!!!);

– 4 corridas de carros wheel-drive;

– Música Tradicional da Líbia e alimentos típicos;

– As indústrias tradicionais;

– Souvenirs baratos;

– Heritage Velho líbio.

Os locais são os tuaregs, ou beduínos se preferir. Já falei da roupa deles aqui no blog. Quem perdeu, clica aqui pra ler o post. As mulheres dessa cultura não são obrigadas a usar os lenços cobrindo a face que os homens usam. Como toda mulher normal, elas gostam é dos acessórios de prata, e muitos! Segundo eles, a prata é o metal do profeta, e o ouro é impuro, por isso a preferência (nada ver com o preço).

Pra quem não tem muita opção de roupas, o negócio é partir para os penduricalhos. Só fico imaginando como devem pesar essas coisas…

Pra finalizar, um vídeo da festa:

Comentários

comments

2 Comments on Look do dia: The Ghadames Festival, Líbia

  1. Ludmy
    7 de fevereiro de 2013 at 9:25 (5 anos ago)

    Amo essa série de posts. Nós aprendemos com você! beijo

    Responder
    • Anna
      Anna
      7 de fevereiro de 2013 at 9:26 (5 anos ago)

      Que bom Ludmy!!!

      Aprendo fazendo os posts também. Hehe

      Beijos.

      Responder

Leave a Reply