MAC Niterói

“Não desejava um museu envidraçado, mas com o grande salão de exposições cercado de paredes retas, circulado por uma galeria que o protegesse e permitisse aos visitantes nos momentos de pausa apreciar a vista extraordinária.” (Oscar Niemeyer)

MAC

Sem dúvidas, o melhor de Niterói é a vista para o Rio de Janeiro, então não poderia existir lugar melhor para a construção do Museu de Arte Contemporânea. Aliás, não existe museu mais lindo que esse, nem tampouco exposição permanente mais atrativa aos meus olhos do que essa.

Para ir até Niterói sugiro pegar a barca na Praça XV, no centro do Rio, e atravessar a Baía de Guanabara passando bem ao lado do do aeroporto Santos Dummont. O valor para a travessia eu não lembro, mas é bem barato, porque não é turístico e a população usa como meio de transporte.

MAC Niterói

Chegando na Estação das Barcas em Niterói é só pegar um ônibus até o MAC e ir curtindo os edifícios bonitos no caminho.

O MAC fica em um mirante à beira da Baía de Guanabara. Se já não bastasse a vista linda, a arquitetura do nosso amigo Oscar Niemeyer é de tirar o fôlego. A forma circular e suspensa com um espelho d’água embaixo dá leveza a construção, que é uma das minhas favoritas NO MUNDO.

MAC Niterói

As famosas rampas do Niemeyer nos levam para dentro dessa maravilha arquitetônica. Na parte interna, as rampas também nos conduzem a um passeio bastante agradável, no qual “em lugar de confinar as obras de arte às tradicionais quatro paredes, Niemeyer adotou, em parte, uma solução aberta, onde o entorno participa do espetáculo oferecido ao visitante”. Ou seja, nesse museu, a principal exposição é a cidade do Rio de Janeiro!

mac

O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10h às 18h e a entrada custa R$5,00. Estudantes e idosos pagam meia e estudantes da rede pública de ensino tem entrada franca. Ainda, às quartas-feiras a entrada é franca para todos os visitantes.

macniteroi

Para voltar ao Rio, ônibus ou táxi para passar pelos 13km de extensão da Ponte Rio-Niterói e apreciar essa obra que demorou 5 anos para ser finalizada e, atualmente, é a 6º maior ponte do mundo (algumas fontes dizem que é a 7º, mas ainda assim está entre as maiores). Considerando a época que foi feita e os padrões de lerdeza brasileiro para obras, acho até que foi rápida a execução.

Curiosidade: a rainha Elizabeth esteve presente na inauguração das obras da ponte.

Então já sabem: quando passarem pelo Rio, tem que dar uma esticadinha até Niterói para ir ao MAC prestigiar a obra de um dos melhores arquitetos de todos os tempos! Combinado?

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.