Maceió e outras praias

Hoje vamos falar um pouquinho de Brasil por aqui. Uma das praias mais bonitas do Brasil, nossa querida Maceió.

Já faz 4 anos que estive na capital Alagoana, não lembro muito bem de valores e tal. Fomos com pacote turístico, então muita coisa estava inclusa, e claro, muitos passeios não, e isso acaba custando meio carinho. Só que uma vez que você vai até lá, naquelas praias incríveis, tipo tem que ir né?

A cidade em si é feia e bem pobre, suja. O que vale realmente são as praias. Outra coisa boa lá (pra quem gosta, que não é o meu caso) são os frutos do mar. É o que tem pra comer lá. Em todos os lugares, de tudo quanto é tipo, de tudo quanto é preço. Na cidade tem uma feirinha de artesanato bem legalzinha, lá você encontra peças artesanais de tudo quanto é tipo.

Ali na cidade mesmo, tem a praia de Pajuçara com piscinas naturais. Dá pra pegar uma jangada para ir até essas piscinas. É baratinho e fica só a 2km da costa, e chegando lá dá pra nadar com peixes coloridos e alimentá-los. Bem fácil achar os barquinhos, tem milhões espalhados pela praia. E olha que legal:

Outra praia bacana é a do Gunga. Apesar de ser mais uma praia bonita, o legal daqui são as falésias! Achei o passeio diferente e dá pra ir alugando um bug que custa acho que R$ 10 por pessoa, e eles te levam por tudo e são meio que “guias” e vão explicando o quê é o quê ali.

Dois passeios mais longe, mas que valem a pena são Maragogi [1] e Porto de Galinhas [2], no estado de Pernambuco. Maragogi leva cerca de 2h para chegar, e lá é cheeeio de piscinas naturais também. Muito bonito. Já Porto de Galinhas fica mais longe, umas 3h de carro (alugamos um carro lá para passar o dia em Porto). A cidade é uma graça e a praia é incrível. A água é quentinha, limpinha e rasinha até um bom pedaço… Os restaurantes colocam mesas na areia e te atendem super bem. Trazem tudo ali e a única coisa que você precisa fazer é aproveitar.

As dunas de Marapé, a 65km de Maceió, são muito legais também e você meio que sente aquela vibe “Tieta do Agreste”, sabe? Hahaha. A praia é marcada pelo encontro das águas escuras da Lagoa de Jequiá com o azul turquesa do oceano atlântico. Lá é bem bonito, muito muito quente e se quiser pode entrar em algumas piscininhas.

Os manguezais ficam na ilha da Croa, e meio que é a única coisa diferente por ali. O resto é praia bonita com muito sol mesmo.

O encontro das águas do Rio São Francisco com o mar de Alagoas ganha a moldura de dunas douradas, formando um delta com coqueiros e imensas lagoas de águas azuis. O passeio à foz é feito de barco e dura cerca de 45 minutos, partindo do vilarejo de Piaçabuçu, a 130 quilômetros de Maceió. Chegando no encontro do rio com o mar, as embarcações ficam ancoradas por uma hora, tempo estabelecido pelo Ibama para cada visita ao delta. Aproveite o tempo para subir e descer pelas dunas, nadar nas lagoas e apreciar cada paisagem, que muda quase que diariamente em função das marés.

Comentários

comments

2Pingbacks & Trackbacks on Maceió e outras praias

Leave a Reply