Mackintosh – um artista escocês

Hoje resolvi fazer um post bem cultural e mostrar pra vocês um dos grandes artistas escoceses, Charles Rennie Mackintosh.

A princípio você deve estar pensando “nunca ouvi falar e nem vi nada desse cara“, mas posso apostar que já viu sim! Esse designer e arquiteto nasceu em 1868, na cidade de Glasgow. O que marcou muito o trabalho dele foi uma mistura de Art Nouveau e a cultura oriental.

Ele começou a ficar conhecido em 1890, quando algumas de suas obras foram expostas em Londres. Dali pra frente, uma bola de neve: projeto aqui, projeto ali, exposição acolá e de repente, projetista independente da nova Escola de Arte de Glasgow, construída entre 1898 e 1899, e ampliada de 1907 a 1909, e os primeiros salões de chá para a senhorita Cranston. Mack surpreendeu no projeto da escola, pois adicionou arabescos lineares à Art Nouveau e foi considerado como o primeiro exemplo de arte nova no Reino Unido.

Agora, quer ver como você conhece sim o trabalho dele? Com certeza já viu essas cadeiras e imitações:

Eu resolvi contar aqui sobre ele, pois se você for a Glasgow, irá encontrar muitas referências ao artista. Muitos livros em todos os lugares e inclusive nas lojinhas de souvenirs e afins. Eu já conhecia o trabalho dele pois estudei design, mas confesso que nem lembrava dele até chegar na Escócia e uma avalanche de livros surgirem no meu caminho.

Os escoceses tem bastante orgulho de Mack e me senti obrigada a comprar algum material sobre ele, afinal, assim como o Whisky, a gaita de fole e a saia kilt, o artista é um ícone do país, sem contar que fez um trabalho muito bacana.

Dos trabalhos de arquitetura podemos citar também o Scotland Street School Museum (1903-1906), The Willow Tea Rooms (1902-1904), Hill House (1902-1903) e House for an Artlover desenhada em 1901, mas cuja construção só se iniciou em 1989.

Scotland Street School Museum | olha os detalhes nos vidros!

The Willow Tea Room

Hill House

House for an Artlover

E aí? Gostaram do Rennie e das obras dele?

Comentários

comments

Leave a Reply