Máscaras balinesas

Quem é leitor assíduo do blog já sabe que eu a-do-ro máscaras ♥. Máscaras de todos os tipos, principalmente as de Venezia. Mas daí eu fui pra Indonésia e me apaixonei de novo. O que mais tem por lá é máscara! O lugar tem tanta cultura, crenças, religiões e estórias, que tem pra todo mundo. Queria ter trazido muitas, mas refleti um pouco e achei que era melhor não, nem teria onde colocá-las.

As primeiras que me apaixonei foram essas de pedra e de madeira, com essas caras muito feias e ao mesmo tempo lindas

Olha os detalhes! É impressionante a qualidade do artesanato balinês. É de ficar boquiaberto, hora analisando cada pedaço. Não consigo nem imaginar como eles conseguem fazer isso. Em uma das lojas que fomos, o senhor nos contou que algumas estátuas médias – cerca de 35cm – levavam SETE MESES para ficarem prontas.

Como eu falei, tem máscara de todo tipo, essas em madeira e pedra super trabalhadas, tem umas (feias) com umas caras feiosas e cabelos horrorosos, tem umas bem compridonas e pintadas super bonitas, e tem umas que tem um estilo meio de Veneza até, de madeira, com uma cara normal e pintura super bonita.

Cada uma tem uma estória, representa um Deus ou algum momento específico da história do povo, mas eu realmente não sei explicar tudo isso aqui. A única estória que eu vi lá, ainda não entendi muito bem. Vou falar dela mais pra frente, e tem vídeos bem legais pra mostrar. =)

Comprei uma dessas (aqui embaixo) pra mim. Vários motivos: não ia quebrar nenhum detalhe, era fácil de trazer porque é pequena e não tinha cabelos. Simples. O valor varia muito e tem que pechinchar. Essa tinha preço inicial de R$ 60 e acabamos levando pela metade do preço.

Essas mega trabalhadas são bem mais caras, tipo R$ 150/200, mas convenhamos, vale a pena pelo trabalho delas!

Comentários

comments

Leave a Reply