Mudanças simples para uma vida mais saudável

Eu falei aqui no blog mês passado sobre minhas metas pra esse ano. Passou um mês,  e vim contar sobre mudanças simples na rotina que comecei a fazer para ajudar em algumas metas.

A Mari falou essa semana sobre como tem sido as metas delas e as dificuldades que teve pra mudar.

Pra mim, a principal mudança era ter uma vida (mais) saudável, comer melhor e evitar os exageros. Não que eu seja gulosa, sedentária, obesa ou qualquer coisa do tipo, mas preciso selecionar mais e comer coisas que façam bem pra minha saúde para o futuro. Pra isso tomei algumas medidas bem simples para contribuir nessa coisa de vida mais saudável. Tem funcionado, porque em 1 mês, todas as minhas calças precisarão ir pro ajuste!

Usar as escadas

Eu moro em prédio, no 2º andar. Vindo da garagem, são 3 andares pra subir. É pouco, mas também é melhor que zero. Tenho subido e descido todo dia, e são no mínimo 2x por dia sempre. Só não vou de escada quando eventualmente estou de salto, porque né, ninguém merece.

Fortalecer pernas, gastar um pouco de caloria e gastar menos luz do prédio. Ahhh se todo mundo usasse o bom senso da economia… meus vizinhos do 1º andar só sobem de elevador!

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Anotar o que come

Parece bem besta, mas anotar tudo o que você come faz um efeito. Primeiro porque você se obriga a ter anotado refeições bonitas e principalmente porque dá pra ter uma visão geral da sua alimentação.

Tem comido bastante salada ou só está se enganando? E frutas? E os doces e massas brancas? Talvez esteja comendo demais e nem perceba, porque esquece o dia anterior.

É uma boa pra criar vergonha na cara e realmente analisar se está comendo bem ou não.

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Dormir bem

Esse é o básico dos básicos e muuuita gente ignora. Ainda mais agora com as redes sociais e 1001 atividades que queremos fazer. Estamos dormindo cada vez menos.

Eu tenho dificuldade pra dormir porque fico muito ligada e pensando em tudo que tenho que fazer, sou ultra master ansiosa. Então, se eu deixar pra ir pra cama 00h… vou dormir por volta de 1h-1h30. E no dia seguinte acordar às 7h. E isso me dá só 6h de sono.

Não sei vocês, mas eu sei que preciso de pelo menos 7h de sono, senão já fico comprometida no dia seguinte, meus ensaios já rendem menos e minha criatividade também. Então eu tento não passar de ir pra cama às 23h, meu máximo. Assim me garanto melhor.

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Vá a pé

Pois é, a gente busca sempre o comodismo. Eu sei que eu busco. Tenho carro, acho mais fácil, mais rápido, não consigo usar ônibus em Curitiba porque precisa ter um cartão especial e perto da minha casa não tem onde comprar (le-gal), Curitiba tá sempre chovendo… e mais 1001 desculpas.

Mas tem muita coisa que a gente pode resolver a pé. Não precisa ser uma maratona, 3h de caminhada atravessando a cidade, mas 15 minutinhos aqui e ali, meia hora… é super válido!

Além de sair do sedentarismo, você pode aproveitar pra ganhar milhas pelo programa Mova Mais e aproveita pra tomar um solzinho (quando tem) para absorver a vitamina D, que vem justamente do sol e é super importante pro corpo. Pra essa vitamina entrar, são pelo menos 15 minutos diários no sol sem protetor, coisas malucas do corpo, vai entender! Então fazer coisinhas a pé tem vários benefícios. Mesmo que pouco, é sempre melhor do que o sofá!

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Essas foram 4 coisinhas BEM simples que comecei a adotar na minha vida e que estão fazendo a diferença. O corpo sempre em movimento e, de quebra, gastando menos luz, menos gasolina, poluindo menos, queimando mais calorias sem pagar mais 1 dia de academia… e por aí vai. Tudo muito simples e que dá pra adotar tranquilamente no dia-a-dia. Faz um esforcinho aí vai! Muda também! ;)

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