Blogs na Estrada: museu das oficinas líticas

Antes do blog na estrada eu nem imaginava que Floripa tinha um museu aberto de oficinas líticas. Pra falar a verdade, eu nem sabia o que era isso! “Lítica” é a tecnologia para estudo da pedra lascada. Tá vendo? Viagem é cultura também, e em Floripa tem um museu de oficinas líticas.

O museu fica na praia dos Ingleses, lá no cantinho no final da praia. Tem um deck para passear e é bem ali que fica o museu.

As oficinas eram onde os pré-coloniais poliam seus instrumentos de pedra. Os objetos eram utilitários e as oficinas estão associadas a lugares de habitação chamados sambaquis.

Hoje no 4º episódio da série, mostramos e contamos sobre as oficinas:

As oficinas testemunham a ocupação primitiva em Floripa, e além da praia dos ingleses podem ser vistas nas praias do Santinho, da Galheta, do Pântano do Sul, da Armação, da Joaquina, na Barra da Lagoa e nas Ilhas do Campeche e de Anhatomirim.

Ali pelo deck dá para ver várias pedras com marcas dos utensílios, e seguindo reto e subindo um pequeno morrinho, olha a vista final do passeio:

E você pensando que Floripa era só praia, sol e agito hein? Passeio diferente, inusitado e melhor: gratuito!

Foto making off pra finalizar =)

Participaram da 1º edição do Blogs na Estrada que ocorreu entre 24 e 26 de maio de 2013:

Anna Martinelli (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Fernanda Souza (Preciso Viajar), Jr Caimi (TipTrip Viagens).

Blogueiros convidados: Clarissa e Omar do Viagem e Viagens.

A organização das atividades contou com o apoio do Visite Floripa. A produção dos vídeos foi feita pela Lamp.

Comentários

comments

Leave a Reply