Museu do Holocausto em Curitiba

Nunca fui a Alemanha e foram poucos filmes sobre o assunto que assisti, mas confesso que me interesso muito por essa parte da história, gosto de conhecer histórias de pessoas que sobreviveram e seguiram suas vidas, de pessoas que arriscaram tudo para ajudar e de quem, mesmo com tudo isso acontecendo, foi forte e fez a diferença de alguma forma.

A Mari já fez uma visita a Auschwitz (vai postar aqui em breve também), não sei se eu teria estômago para isso, mas nesse meio tempo eu visitei o 1o e único museu do holocausto do Brasil, que fica em Curitiba.

O museu do holocausto é mantido pela Associação Israelita da cidade, não tem uma placa enorme na frente e está em funcionamento há pouco mais de um ano, e por isso ainda não é super conhecido. Lá eles tem visitas guiadas para o público geral e também fazem um trabalho incrível para visitação de escolas. O passeio deles é tão completo e didático, que eles não tem mais data vaga até o final do ano! Bacana né?

A visita ao museu do holocausto é gratuita (guiada ou não) e precisa ser agendada pelo site. É bem simples, eu fiz a reserva para levar o pessoal do Curitiblogando e foi bem tranquilo. É preciso deixar nome e RG para poder entrar. Fique atento com os horários para visitação geral, pois não é liberado o dia todo e inclusive não abre aos sábados.

O museu do holocausto não é gigante, mas é extremamente completo. Como são os únicos no Brasil, recebem muito material e inclusive não conseguem divulgar tudo. Atualmente estão com uma exposição itinerante de crianças do holocausto. Ainda não passou por aqui, mas quero muito ver quando chegar!

A visita guiada dura até metade do trajeto e depois os visitantes seguem sozinhos, uma vez que o museu é super interativo, tem computadores com imagens, videos, depoimentos… dá pra ficar horas lá dentro! Além disso, os guias contam várias histórias incríveis e conhecem muito sobre toda a história da época. Não vou contar nenhuma aqui para não estragar sua visita, mas prepara que é impossível não se emocionar.

Amei conhecer o lugar, a organização, as histórias, o acervo… tudo! Vale sua visita!

O museu fica na R. Cel. Agostinho Macedo, 248 no bairro Bom Retiro. Lembre, não é permitido tirar fotos, respeite as regras. Todas as fotos postadas aqui, foram gentilmente cedidas pelo museu do holocausto.

Curitiblogando

Participaram da 2º edição do Curitiblogando que ocorreu entre 16 e 18 de agosto de 2013: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Marcos Coqs e Amanda Malucelli (Viajão), Carol Moreno (Mochilão Trips), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Simone Jung e Hiroshi Homma (Flashes de Viagem), Leidinara Batista (Férias Now), Fernanda Souza (Preciso Viajar), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Cristiane Tomasi (Carpe Diem) e Fábio Mesquita (Be Free)

Blogueiros convidados: Lilian Brandão e Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Monique Ribeiro (Diário Radical) e Tatiana Dornelis (Destino Mundo Afora).

A organização das atividades do segundo encontro dos blogueiros contou com os seguintes patrocinadores: Mala Pronta e Flex Câmbio; com o apoio do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e da Página 1 Comunicação e com os colaboradores Mercearia Bresser, Baggio Pizzaria e Focacceria, Artesalino Café e Bistro, TAJ Bar, Cupcake Company, Knock Knock Hostel, Lafort, Pulp Edições, Kuritbike, MON – Museu Oscar Niemeyer, Museu Holocausto e Hotel CWB Express.

Comentários

comments

2 Comments on Museu do Holocausto em Curitiba

  1. Avatar
    Flor
    23 de agosto de 2013 at 13:49 (6 anos ago)

    Descobri seu blog por acaso, mas adorei, e já li um monte de seus posts. Parabéns, Flor.

    Responder
  2. Avatar
    João Guilherme
    23 de agosto de 2013 at 17:22 (6 anos ago)

    Registrando o clique prometido. =)

    Muito legal o museu. É importante reviver a História para repensar o presente e melhorar o futuro.

    Estivemos no museu do holocausto de Berlim. Pelo que vi nas fotos a lógica dos dois é semelhante. Assusta e impressiona!

    Responder

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.