Museu Franz Kafka

O museu do escritor Franz Kafka fica em sua cidade natal, Praga, na República Tcheca.

Logo em frente ao museu, existem duas estátuas um tanto quanto peculiares, no melhor estilo Kafka, urinando no mapa da República Tcheca. A partir daí já dá pra imaginar um pouquinho como será imergir no universo kafkiano.

Museu Franz Kafka

Detalhe: uma parte da “estátua” é móvel e fica subindo e descendo, então dá pra urinar mais longe ou mais perto. Entenderam, né?! Hahaha. É engraçado e todo mundo para, fica olhando e pensando WTF?!

Museu Franz Kafka

The City of K. é o nome da exposição permanente, que é dividida em duas partes: o Espaço Existencial e a Topografia Imaginária. A primeira, mostra toda a influência da cidade na vida e na transformação do escritor. O bacana dessa parte é que, além de ter acesso a cartas pessoais, diários e manuscritos de Kafka, é possível ver várias fotos antigas de Praga expostas, cidade que ele chamava de “dear little mother with claws“. Já a segunda parte da exposição conta com recursos áudio-visuais para tentar descrever e reproduzir a Praga imaginária de Kafka. E digo uma coisa: alguns vídeos são beeem estranhos. Na verdade aqui a ideia principal é mostrar que quando Kafka cita algum lugar em sua obra e todo mundo pensa ser tal lugar de Praga, na verdade não é. É apenas o lugar imaginado por ele, da Praga que ele criou e da Praga que o transformou.

Eu gosto do Kafka, mas não tenho conhecimento muito profundo sobre as obras dele, então fiquei sem entender bastante coisas do museu. Acho que para quem é fã do cara, vale muito a visita.

Museu Franz Kafka

O museu abre diariamente das 10h às 18h. A entrada custa 180,-CZK. Estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais pagam 120,-CZK.

Para chegar lá é bem fácil: atravessando a Charles Bridge no sentindo do castelo, é só virar na primeira rua a direita e caminhar um pouquinho.

Comentários

comments

Leave a Reply