Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro

Diferente da Mari, eu gosto bastante de museu. Visitas a museus sempre fazem parte dos meus roteiros de viagem, mas eu já vi tanto museu de história e de arte e de isso e de aquilo que ultimamente eu tenho evitado. Não deixo de ir, mas escolho a dedo.

Foi assim com Lima, que visitei apenas 1 museu e que era muito incrível e, esses dias fui ao Rio de Janeiro e visitei o Museu Histórico Nacional. Opa, Rio de Janeiro e museu meio que não combinam, é o que logo vem à cabeça. É, é meio esquisito porque todo mundo quer mais é ir pra praia, pro Cristo, pro Pão de Açúcar ou alguma experiência no morro.

museu histórico nacional

Esse foi o 2º museu que visitei no Rio depois de ir 4x pra lá. O 1º foi pra ver a exposição do Escher, que amo demais, e depois disso nunca me interessei em visitar museus por lá. Sempre tem outra coisa pra fazer, hehe.

Nessa última ida pro Rio, fomos pra um Congresso de Tango (ok, já sabemos que faço coisas totalmente aleatórias no Rio), e como fomos na sexta de manhã, tinha um pedaço do dia pra aproveitar a cidade. Dessa vez falei pro meu namorado resolver o que queria fazer lá, porque mesmo já tendo ido pro Rio comigo, ele ainda não subiu no Cristo, por exemplo, então falei que ia onde ele quisesse.

Meu namorado adora História e política, e sempre busca lugares que tenham algo desse “tema” pra visitar. Pesquisando sobre coisas pra fazer no Rio, ele encontrou o Museu Histórico Nacional e, claramente, quis conhecer o local. Eu não curto nem uma coisa nem outra, sempre fui malzaço nas aulas de História, mas tudo bem, fui com ele ao museu.

museu histórico nacional

GEN-TE! Que escolha! Adorei o lugar, muito incrível. Eu nunca tinha ouvido falar e também nunca pesquisei sobre pelos motivos citados acima, mas olha, me surpreendi muito. O museu é enorme, tem várias exposições, várias peças interessantíssimas e lindas da nossa História, tem um pátio de canhões que é super legal e uma exposição só de carruagens, que apenas amo.

museu histórico nacional

museu histórico nacional

museu histórico nacional

O Museu Histórico Nacional tem muita coisa pra ver, é gigantesco e praticamente vazio (pelo menos quando estávamos lá). Quando combinamos de ir pensamos “bele, a gente não vai ficar mais de 2h lá, então dá pra fazer isso em tal horário e aquilo depois disso”. Que tolinhos! Ficamos bem mais de 2h lá. Levamos esse tempo só para ver a primeira parte do museu, da exposição permanente, e ainda faltava o pátio dos canhões e as carruagens. Tivemos que reordenar os passeios seguintes e rever o almoço, que acabamos fazendo lá mesmo.

museu histórico nacional

Inclusive, boa indicação comer por ali mesmo. O restô é bem gracinha e tem opções ótimas. Pedimos o frango com salada ceasar. Veio bem rápido, bem servido e um preço muito bom (cerca de R$ 25). Vi que tem diversas opções no menu, tem carne, tem peixe, saladas, sanduíches e sobremesas.

museu histórico nacional

Não sei se esse museu é muito conhecido, se os turistas chegam a visitá-lo ou se eu é que sou realmente muito desligada com museus no Rio. Eu adorei a visita, achei bem interessante, peças muito curiosas, ótimo pra boas fotos, o restaurante é gostoso e a entrada é barata.

Serviço:

Endereço: Praça Marechal Âncora, s/nº – Próximo à Praça XV

Aberto ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h.

Entrada: R$ 8,00. Entrada franca aos domingos.

Comentários

comments

Leave a Reply