Música: Alemanha – parte I

Acreditem quando eu digo: nem só de Volksmusik vive a Alemanha! Eu sei, eu sei, eu entendo que é muito difícil pensar em algo além de “Ein Prosit, ein Prosit… Der Gemütlichkeit” ou qualquer outra musiquinha que escutamos nas Oktoberfests da vida.

O problema é que a maioria das bandas alemãs cantam em… inglês. Acho um desperdício, pois eles falam o idioma mais legal do mundo! Das que cantam em alemão, a mais conhecida mesmo é o Rammstein (pelo menos pra mim), que tenho certeza que todos já ouviram falar. Em todo caso, vai a música mais famosa para dar aquela refrescada na memória:

Enquanto eu tava aqui montando a seleção das bandas que eu conheço eu comecei a perceber que todas são da linha do rock. A princípio, pensei que eu só conhecia bandas desse estilo justamente por gostar desse tipo de música, mas resolvi pesquisar um pouco mais e descobri que a música alemã, além da Volksmusik, consiste basicamente no rock, metal, punk, progressivo, gótico e por aí vai. Lógico que existem outros estilos, mas como eu não conhecia nada fora dessa linha, eu pedi ajuda pro Jorge, que já morou na Alemanha e também já participou aqui da nossa categoria de Turista. Agora temos dicas de bandas de vários estilos para vocês, mas vou ter dividir esse post em dois porque se não vai ficar muito grande. Confere aí a primeira parte:

Die Toten Hosen

A Die Toten Hosen é a que eu conheço melhor de todas as bandas alemãs, principalmente por se tratar de um estilo de som que eu aprecio muito. Costumava dirigir escutando num looping infinito e, fatalmente, aprendi a cantar algumas músicas. Tudo errado, mas aprendi no melhor estilo embromation. E adorava cantar bem alto “Sonntag im Zoooooooooooooo”, por isso escolhi essa para compartilhar com vocês.

Mas tem também essa aqui que é mais calminha e uma das minhas preferidas.


Die Ärzte

Se nos anos 80 várias bandas inglesas se chamavam “The qualquer coisa”, o mesmo vale para as bandas alemãs da mesma época. Várias se chamam “Die qualquer coisa”. O princípio é o mesmo: falta de criatividade. “Os médicos” se intitulam a melhor banda do mundo, mas sou obrigada a discordar. Apesar de eu gostar bastante dessa, só na Alemanha eles já perdem pro Die Toten Hosen, quem dirá no mundo todo?!

Bela B.

Vale a pena dar uma olhada no trabalho solo do Bela B., o baterista da Die Ärzte. Eu acho que gosto mais até do trabalho dele sozinho do que o Die Ärzte, mas como ele não é da formação original da banda, acho que não dá para comparar muito.

ATENÇÃO mulheres: se não gostarem do estilo da música, coloquem no mudo e assistam o clipe do mesmo jeito porque eu acho o Bela B bonitão. Tem quase 50 anos, mas uma vibe meio Elvis e todo tatuado 🙂

Ok, só mais um clipe PORN e encerro o assunto Bela B.

ASP

A ASP toca um metal gótico, que não costuma ser o tipo de música que me agrada, mas por algum motivo (cantar em alemão talvez?) eu gosto da banda.

Fertig, Los!

Com um rock mais alternativo, ficaram conhecidos porque uma de suas músicas foi parar no jogo Fifa 07.

Nena

Nos anos 80, Nena explodiu com a música “99 Luftballons” que ficou entre as mais ouvidas em diversos países. Foram criadas versões em outros idiomas e várias bandas regravaram. Eu mesma conheci a música pela versão em inglês do Goldfinger. A cantora pop continua em atividade até hoje.

Herbert Grönemeyer

Cantor pop rock do final dos anos 70. Um dos seus álbuns, o 4630 Bochum, foi o mais vendido em língua alemã da história. Herbert lançou seu último álbum no ano passado e pelo que deu pra ver nesse vídeo, o show do cara arrasta multidões.

Gostaram da seleção?

Em breve vou postar a parte II. Aguardem!

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.