Música: árabe moderna

Sempre tive uma curiosidade particular pelo mundo árabe e, para a minha felicidade, quando eu estava fazendo o programa de intercâmbio IAESTE eu tive a oportunidade de conviver com muitos árabes. Acho a cultura deles muito instigante, então estar perto fez com que eu mudasse muito os meus pensamentos. Apesar desse meu interesse pelo mundo deles, eu tinha bastante receio de que fossem preconceituosos, especialmente com brasileiros que não tem a melhor fama no exterior, mas eles não são. Até os intercambistas mais conservadores eram bastante acessíveis e atenciosos. Eu adorava muito o contraste cultural de sair com as meninas cobrindo o cabelo enquanto eu usava um vestido mostrando as pernas e os braços. E elas realmente não se importavam.

Bom, foi na convivência com eles que eu acabei conhecendo alguma coisa de música árabe mais moderna. Talvez sejam os melhores e mais famosos, talvez não. Não consegui pesquisar mais a fundo porque não tem muita informação na internet, então vou mostrar para vocês apenas o que eles me apresentaram. Se alguém conhecer mais alguma coisa e quiser deixar registrado nos comentários, eu agradeço.

Nancy Ajram

A libanesa Nancy é a queridinha. Toda graciosa, canta musiquinhas gostosas de ouvir e conquistou a todos especialmente pela sua beleza. A música do clipe a seguir não é a minha preferida, mas o clipe é tão bonito e colorido e por isso eu o escolhi para compartilhar com vocês.

Fadl Shaker

Também libanês, esse era o cantor favorito da minha amiga da Tunísia. Inclusive, essa música era o despertador do celular dela e depois de viajarmos juntas algumas vezes eu já estava acostumada a acordar ouvindo a música mais depressiva de todas, que fala algo do tipo “esqueci de te esquecer, mesmo com tantas pessoas ao meu redor, eu só penso em você” e por aí vai. No começo achei estranho porque eu nunca tinha ouvido uma música árabe que não fosse “dançante”, mas depois me acostumei, porém continuo preferindo as músicas mais dançantes.

Haifa Wehbe

Adivinha de onde essa é? Líbano! (Será que a maioria dos mais famosos vem de lá?) Haifa é a Lady Gaga da música árabe. Volta e meia se envolve em alguma “polêmica”. Nesse clipe, a grande “polêmica” foi a dança, a conduta e as roupas, que são consideradas extremamente sensuais para o padrão deles. Talvez esse seja o motivo dela ser a preferida dos meus amigos árabes homens.

Ramy Ayach

Coincidência ou não, estamos falando de mais um libanês. Esse é um verdadeiro pop star e galã da música árabe e preciso concordar que ele é muito bonito mesmo. O objetivo dele é conquistar o mercado internacional e acho que está no caminho certo, pois dos poucos que conheci, acho que esse é que tem mais potencial, principalmente porque a música dele é bem mais atual que a dos outros, mas ainda assim sem perder a identidade árabe. O site dele é todo apelativo pro lado sensual e vale o clique porque é muito bem feito também.

Nas primeiras vezes que escutei músicas árabes modernas achei todas um pouco parecidas, mas foi apenas até acostumar os ouvidos e aprender a diferenciá-las.
Espero que tenham apreciado a mini seleção :)

Comentários

comments

Leave a Reply