Música: Top 10 Londres

No ano passado nós fizemos um Top 10 de músicas sobre Nova Iorque e foi muito legal fazer esse post porque enquanto eu pesquisava sobre as músicas, acabei descobrindo um pouco mais sobre a cidade também. Agora decidi fazer a versão sobre Londres para animar seus admiradores e embalar as horas de planejamento de quem pretende visitar a terra da rainha.

Acho que essa seleção foi um pouco mais difícil que a de Nova Iorque porque existem MUITAS bandas que eu gosto que nasceram ali nas redondezas e acabaram produzindo muitas letras sobre Londres, então já aviso que vai ficar muita coisa boa de fora, mas a seleção tá bem bacana.

10- LDN .:. Lily Allen

Poucas coisas na minha vida me lembram mais Londres do que Lily Allen. Eu nunca tinha ouvido falar em Lily Allen até ligar o entretenimento de bordo da TAM quando estava justamente indo para Londres. Em uma das seleções tinha aquela música “Smile” e eu lembro de ter ouvido essa seleção no looping durante o voo inteiro e, só pra constar, eu não durmo em voo. Depois disso nunca mais ouvi falar da tal da Lily Allen, mas aquela música sempre me fazia pensar em Londres, por isso quando decidi fazer essa lista com músicas de Londres eu queria incluir a Lily de alguma forma. Para a minha sorte, ela tem uma música justamente sobre Londres. E olha só, achei o clipe BEM legal mesmo.

9- London, London .:. Caetano Veloso

London, London foi escrita pelo Caetano durante o exílio em Londres. Depois de ler uma interpretação muito boa sobre essa música, nem arrisco falar a minha. Mas deixo a música para quem ainda não conhece ter o prazer de ouvir. E olha que não sou muito fã do Caetano, não.

8- Goodbye London .:. Luke Jackson

Confesso uma coisa: não sei se Luke Jackson é uma banda, se é um cantor ou sei lá o quê, só sei que eu resolvi buscar algumas coisas que eu mesma não conhecia para mostrar para vocês e acabei achando essa música. Gostei da música, gostei do clipe e acho que grande parte das pessoas que visitam Londres voltam cantando “goodbye London, I won’t forget that you were always good to me… see you soon…”

7- 22 Acacia Avenue .:. Iron Maiden

A música fala sobre a paixão de Adrian Smith por uma prostituta, por isso na música diz “If you’re feeling down depressed and lonely, I know a place where we can go, 22 acacia avenue meet a lady that I know“. Mas eu li na Wikipédia que Acacia Avenue é também uma metáfora para ruas de classe média suburbana.

6- London Bye Ta-ta .:. David Bowie

Achei digno colocar o Bowie na lista, mas ele tem tantas músicas sobre Londres que fiquei meio sem saber qual escolher, então acabei selecionando essa, que é mais animadinha.

5- God Save The Queen .:. Sex Pistols

God Save The Queen é considerada uma das músicas mais polêmicas da história, segundo os próprios britânicos. A música que leva o nome do hino britânico é na verdade um protesto contra a monarquia. Para polemizar mais ainda, o single foi lançado justamente no dia de comemoração dos 25 anos do reinado de Elizabeth II. A banda tentou tocar a música em um barco no Tâmisa, mas obviamente acabou em confusão e prisões.

4- London Town .:. Paul McCartney & Wings

Acho essa música um pouco depressiva, mas o que eu mais gosto nela é justamente essa narrativa de uma pessoa comum caminhando pelas ruas e vendo uma Londres que nós, turistas, geralmente não vemos. Uma pessoa tocando flauta na rua não é uma atração, é só uma pessoa tentando ganhar a vida. Chega a ser triste o jeito que ele trata isso na música, mas é lindo, é poético, é Paul McCartney ♥

3- Hairdresser on Fire .:. Morrissey

Complicado falar de Morrissey aqui porque ele é o meu cantor favorito e como eu sei que todos os fãs dele são meio doentes, tenho até medo de colocar as minhas impressões sobre a música e depois ser massacrada por algumas pessoas dizendo “não, não foi isso que ele quis dizer e blábláblá”. Deixo aberto para cada um entender a letra como quiser. Uma das minhas partes favoritas é:

Oh, here is London
“Home of the brash, outrageous and free”
You are repressed
But you’re remarkably dressed
Is it Real?
And you’re always busy
Really busy
Busy, busy


2- A Foggy Day .:. Frank Sinatra

Mesma coisa que eu disse quando Sinatra apareceu na lista de NY: porque clássico é clássico.

1- London Calling .:. The Clash

Nenhuma outra poderia ocupar a primeira posição. É impossível ouvir essa música e não se sentir em uma viagem no tempo. Ainda que eu não tenha nem nascido quando a música surgiu, eu tenho certeza que eu adoraria ter vivido em Londres nessa época. Não que eu seja punk, anarquista ou algo do gênero, mas muita banda boa surgiu nessa época.

 

Curtiram a seleção?

Nossos amigos do Pra Ver Em Londres também fizeram a seleção deles, dá uma olhada aqui.

Comentários

comments

5 Comments on Música: Top 10 Londres

  1. Nah - Pra Ver em Londres
    13 de setembro de 2013 at 10:49 (4 anos ago)

    Adorei a seleção, Mari. Vou linkar o post de vocês no blog também, porque é sempre bom aumentar a lista de músicas que remetem à cidade amada.
    Beijobeijo e obrigada pelo link. ;)

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      13 de setembro de 2013 at 10:56 (4 anos ago)

      Tem muita música de Londres, né?! Um prato cheio para quem gosta de ouvir músicas sobre cidades.
      :)

      Responder
  2. Thaís Freitas
    4 de setembro de 2014 at 19:52 (3 anos ago)

    Ah, essa música London London do Caetano é tão linda <3 e olha que no geral eu nem gosto dele! haha

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      4 de setembro de 2014 at 20:03 (3 anos ago)

      Exatamente Thais, também não sou muito chegada nele, mas a música é ótima!

      Responder

Leave a Reply