Música: Top 10 New York

Como vocês já devem ter lido por aqui, Nova Iorque é uma das minhas cidades favoritas e, desde sempre, serve como inspiração para muitos músicos, então eu resolvi selecionar aqui para vocês algumas canções que falam sobre a cidade.

Música sobre NY é o que não falta. Eu conhecia várias e já achava que eram muitas, mas comecei a pesquisar e percebi que existe uma obsessão em falar sobre essa cidade nas canções. Se não fala diretamente sobre a cidade, a “história” da música se passa na cidade. Enfim, são vários fatores que impulsionam alguém a compor uma música sobre Nova Iorque.

Vamos ver a minha seleção?

10 – Safe In New York City .:. AC/DC

Eu não conhecia essa música antes de fazer essa seleção, mas já que estamos falando de músicas sobre Nova Iorque e não de músicas das bandas que eu gosto sobre Nova Iorque, acho válido colocar aqui uma música de uma banda de renome como o AC/DC.

Pesquisei um pouco para tentar entender a música, e a dupla Google+Wikipedia me disse que a letra trata, de uma maneira irônica, a segurança em NY, além de criticar o governo de Rudolph Giuliani, que ficou conhecido pela política de tolerância zero, que fez com que ocorresse uma grande queda na criminalidade em NY.

Essa música ganhou bastante notoriedade depois dos ataques de 11 de setembro. O problema de começar a pesquisar sobre essa música é que eu acabei caindo naquele universo paralelo sobre conspirações relacionadas aos Estados Unidos. Também li discussões entre fãs da banda comparando e relacionando outras músicas e milhões de interpretações. A pesquisa foi bastante interessante, mas esse assunto todo está fora da minha zona de conforto, então vou parar por aqui antes que eu comece a falar besteira.

9 – Police State .:. Agnostic Front

Essa música não ia entrar no meu top 10, mas depois que eu decidi colocar “Safe In New York City” na minha lista, achei que o gancho era bom para falar de “Police State”. Eu costumava ouvir um pouco o Agnostic Front, mas só agora que li sobre o Rudolph Giuliani que consegui entender o porquê de tanta raiva ao repetir milhões de vezes os poéticos dizeres:

“Giuliani, Giuliani
Giuliani, fuck you!
Giuliani, Giuliani
Giuliani, fuck you!
Die!”

Era óbvio que os drogadinhos não iam gostar do político da tolerância zero, mas não precisavam odiar um estado inteiro por causa disso, né?!

8 – All My Friends in New York .:. NOFX

Longe de ser a melhor música do NOFX, essa só coloquei na minha seleção porque “staying home is not really an option for alcoholics living in Manhattan“.

Nota mental: aproveitar muito mais a vida noturna na minha próxima visita a NY.

7 – New York City Cops .:. The Strokes

Essa música caiu de paraquedas na minha seleção. Não entendo direito o foco da música, mas gosto do Strokes e quis colocar essa música na lista. Eu cheguei até ler os comentários das pessoas no vídeo do Youtube para tentar entender melhor, mas continuei na mesma. Se alguém captou a essência da música, me fala porque eu realmente não entendi. #vergonha

6 – Sex and the City Theme

Quando eu era mais novinha eu não tinha interesse em conhecer os Estados Unidos, sempre tive mais tendência a gostar da Europa e dos países árabes, mas aí eu conheci o seriado Sex and the City e, com ele, surgiu a vontade de conhecer os Estados Unidos. Mais precisamente, Nova Iorque. É por isso que a música tema de abertura do seriado está aqui no meu top 10.

5 – Walk on the Wild Side .:. Lou Reed

Uma música que trata sobre o “lado selvagem” da nossa querida cidade: prostituição, sexo, travestis etc.

Adoro essa música porque eu acho interessante tratar sobre esses lados mais obscuros das cidades. Por isso que também gosto de várias músicas do Rio de Janeiro que falam sobre favela. Enfim, vale a pena ouvir!

4- New York, New York .:. Frank Sinatra

Porque clássico é clássico.

3 – New York City.:. John Lennon

Lennon era um apaixonado por NY. E quem não é?! “The Statue of Liberty said ‘Come!’” e ele foi. Eu também teria ido.

Gosto dessa letra porque ela mostra bastante intimidade do Lennon com NY.

2 – I Love New York .:. Madonna

Além do título da música ser auto-explicativo, estamos falando de uma música da minha cantora favorita sobre uma das minhas cidades favoritas, então não poderia ficar de fora.

“Other cities always make me mad
Other places always make me sad
No other city ever made me glad
Except New York

I love New York”

1 – Empire State Of Mind .:. Jay-Z|Alicia Keys

Pois é, quem diria que a minha música favorita sobre a cidade de Nova Iorque viria não só de um estilo musical que não aprecio, mas também de cantores que pouco conheço.

Com a letra em si, me identifico apenas com o refrão, já que o resto todo tem essa linguagem suburbana e muita coisa que, para falar a verdade, nem olhando a tradução entendo o que quer dizer.

“In New York, concrete jungle where dreams are made of
There’s nothing you can’t do, now you’re in New York
These streets will make you feel brand new

Big lights will inspire you, let’s hear it for New York”

Mas para gostar de uma música não precisa ser apenas por identificação. Essa, em especial, é uma mistura de vários fatores que fez eu me apaixonar:

a) achei a voz dessa mulher muito boa, além de ter gostado das batidas que quase me deixam com vontade de levantar as mãos e erguer e abaixar assim no melhor estilo rapper mesmo. Não me julguem;

b) o clipe é MARAVILHOSO. Que fotografia é essa, gente?! Quem não gostar mesmo da música, recomendo assistir nem que seja sem som, porque é lindo demais;

c) antes de eu viajar para Nova Iorque essa música estava no auge. Passava direto na TV e tocava o tempo todo na rádio, então ouvir essa música me traz uma sensação ótima como se eu fosse viajar novamente para NY. Aliás, quando toca essa música eu tenho vontade de largar tudo o que eu estou fazendo, pegar meu passaporte e o primeiro vôo para a capital do mundo!

Vocês nem imaginam como foi difícil selecionar apenas 10 músicas!!! Qual vocês acham que ficou faltando?

Comentários

comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.