Música: Top 10 Rio de Janeiro

Não sei vocês, mas eu não consigo imaginar viver sem música. A música é sempre muito presente na minha vida e por isso eu gosto tanto de escrever esses posts com top 10 sobre algumas cidades. Se eu já tinha achado difícil a seleção sobre Nova Iorque e Londres, Rio de Janeiro foi um desafio e tanto. Não só pelo fato do Rio de Janeiro ser a minha cidade favorita no mundo, mas principalmente porque a Cidade Maravilhosa produz muita música boa, além dos meus dois ídolos da música nacional serem cariocas. Aqui ficou muito difícil fugir do óbvio, pois seria um crime deixar grandes nomes da música brasileira de fora da lista, mas vamos lá.

10- Aquele Abraço .:. Gilberto Gil

Vamos começar logo com essa para que você não passe o post inteiro esperando eu falar aquela famosa frase que todo mundo posta nas redes sociais assim que coloca os pés no Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro continua lindo…”

9 – Endereço dos Bailes .:. MC Junior e Leonardo

Não consigo falar de músicas sobre o Rio de Janeiro sem falar de funk, ainda mais um funk desses “das antigas”.

8 – Rap da Felidicade .:. MCs Cidinho e Doca

Pegando um gancho no funk anterior, agora o mais famoso de todos os clássicos do funk. Aquele que canta o sonho da maioria dos que vivem na favela: “Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci…”

7 – Rio 40 Graus .:. Fernanda Abreu

Não sou muito chegada na Fernanda Abreu, mas essa música também é um clássico e que retrata a realidade do Rio de Janeiro. Confesso que nem sabia que a letra da música era tão extensa. Alguém já ouviu essa música inteira? É bacana, viu.

6 – Do Leme ao Pontal .:. Tim Maia

Na verdade coloquei essa música na lista só para você ficar o dia inteiro lembrando do post enquanto cantar “do Leme ao Pontaaaalllll, não há nada iguaaaalllll” num looping infinito. Hahaha. Essa música gruda muito na cabeça, mas eu adoro!

5 – Carioca .:. Chico Buarque

Quando a música sobre o Rio de Janeiro vem da MPB ou da Bossa Nova, vira praticamente uma declaração de amor. De um amor explícito, incontrolável e sem medidas. Eles cantam como se amar o Rio de Janeiro fosse amar uma pessoa. E é por isso que essas canções são tão lindas e eu me identifico tanto.

Essa do Chico, em específico, é tão carioca que nem precisava de letra, só na melodia dela já dá pra saber que se trata de uma canção sobre a Cidade Maravilhosa.

E adoro esse trecho possessivo da música:

“Cidade maravilhosa
És minha
O poente na espinha
Das tuas montanhas
Quase arromba a retina
De quem vê”

4 – Garota de Ipanema .:. Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Porque clássico é clássico e, embora eu não entenda tamanho sucesso dessa música no mundo todo, eu acho que ela não pode ficar de fora da seleção. Veja bem, a música é maravilhosa, eu só acho que eles compuseram outras melhores.


3 – Meu Lugar .:. Arlindo Cruz

Mas como nem só de Zona Sul vive o Rio de Janeiro, vamos deixar a MPB e Bossa nova um pouco de lado e dar espaço para a maravilha que é Arlindo Cruz cantando esse samba sobre Madureira, um dos mais importantes bairros da cidade.

“O meu lugar
É cercado de luta e suor
Esperança num mundo melhor
E cerveja pra comemorar”

2 – Samba do Avião .:. Tom Jobim

Essa música eu escrevi em parceria com o Tom Jobim (risos) e é o hino dos eternos apaixonados pela cidade e que vivem morrendo de saudades.

“Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito pra mim

1- Zerovinteum .:. Planet Hemp

“É muito fácil falar de coisas tão belas
De frente pro mar mas de costas pra favela”

Eu sempre digo que o meu relacionamento com o Rio é de amor mesmo. Amor daqueles que a gente acaba aceitando, mesmo com tantos defeitos. Amor que desacredita e sente esperança ao mesmo tempo.

Acho importante sempre estar de olhos abertos e não se deixar cegar com tanta beleza, porque o Rio sim é uma cidade linda, porém cheia de graves problemas. Por isso escolhi essa música para ficar em primeiro lugar no meu top 10.

“Situações acontecem sobre um calor inominável
Beleza convive lado a lado com um dia-dia miserável
Mesmo assim, não troco por lugar algum
Já disse: este é o meu lar.
Aqui, 021″

Comentários

comments

Leave a Reply