O Caso Decolar

Quem acompanha o twitter do blog já deve ter notado que eu estou em uma briga com a Decolar há um bom tempo. Pois bem, agora que a história finalmente teve seu desfecho, vou explicá-la para vocês. Espero que sirva como alerta. Tenham muito cuidado ao comprar com essa empresa.

problemas decolar

Desde que descobri a Decolar, não me recordo exatamente quando, eu passei a usá-la como fonte de pesquisa para qualquer viagem, devido a comparação dos preços entre todas as companhias que ofertam o voo que estamos buscando. No começo eu fazia a pesquisa lá, mas comprava direto na companhia, pois sempre tive um pé atrás com essas coisas. Depois fui ganhando confiança e adquirindo vários destinos através do site da Decolar, inclusive destinos internacionais. Nunca tive grandes problemas, até precisar do pós-venda.

Em janeiro de 2011 comprei uma viagem para Madri para os meus pais e um casal de amigos e essa viagem seria realizada em outubro. Meu pai estava doente e, nesse meio tempo, piorou. Depois de 3 meses internado direto, resolvi pedir o cancelamento da viagem. Para isso, juntei toda a documentação necessária para que houvesse isenção das taxas da passagem dele, pois para o tipo de câncer e estágio que ele estava, essa isenção era aplicável. Dei entrada no pedido de cancelamento no final de julho e um mês depois não tinha recebido sequer uma resposta por parte da Decolar, então entrei em contato novamente e eles falaram que eu tinha que esperar o débito da última parcela, que seria em setembro.

Bom, aí já veio o meu primeiro estresse. Por que eles não respondiam as solicitações sem eu ter que ligar brigando com todo mundo por não terem respondido um protocolo aberto há um mês?! Mas tudo bem, fiz vista grossa para aquilo tudo porque eu tinha problemas bem mais graves do que um cancelamento de uma viagem.

Infelizmente, meu pai faleceu exatamente no dia da viagem e, alguns dias depois, fiz um novo pedido de cancelamento, dessa vez por óbito. Encaminhei toda a documentação necessária e fiquei aguardando. O primeiro e-mail resposta que recebi da Decolar veio direcionado ao meu pai!!! Gente, que absurdo. Eu fiz o cancelamento no meu nome, mandei os documentos do óbito do meu pai, pedi para responderem no meu e-mail e eles mandam no meu e-mail um “Boa tarde Sr. Santo” (Santo é o nome do meu pai). Porra, agora além de tudo a Decolar virou médium! No e-mail eles me informaram que já tinham entrado em contato com as companhias aéreas TAM e LAN e que o cancelamento agora dependia unica e exclusivamente delas e eu teria que esperar. Lógico que eu já respondi o e-mail dizendo que era um absurdo eles mandarem direcionado ao meu pai, pois aquilo significava que, além de ninguém ter prestado atenção no que eu falei quando pedi o cancelamento, eles também não leram os documentos que eu enviei, pois se tivessem lido, jamais me chamariam pelo nome de um falecido.

Continuei esperando por mais um mês e NADA. Liguei novamente na Decolar, que colocou a culpa nas companhias aéreas. Liguei nas companhias aéreas e, bom, elas não estavam sabendo de NADA. Daí eu já percebi qual era a deles, queriam me fazer de palhaça me jogando de um lado para o outro. Entrei em contato novamente com a Decolar e abri uma reclamação no tele-vendas, porque eles não tem SAC. Quando recebi a resposta, já me informaram o valor total do reembolso e nesse valor estavam cobrando as taxas do meu pai! Lembrando que essas taxas não deviam ser cobradas. Foi aí que decidi procurar a ouvidoria e, para a minha surpresa, A DECOLAR NÃO TEM OUVIDORIA.

Alguns dias depois recebi um novo e-mail deles e esse e-mail estava NOVAMENTE direcionado ao meu pai. No e-mail eles pediram para preencher um documento concordando com o valor, mas eu não concordava porque eles estavam cobrando as taxas indevidamente. Respondi em caps lock vermelho fonte tamanho 72 xingando até a 47° geração de quem escreveu o e-mail. Porra! Uma empresa que não se dá o trabalho de ler e entender a situação e continua direcionando os e-mails a um falecido, não merece meu respeito. Eu perco a linha mesmo. E se isso não bastasse, alguns dias depois eles me ligaram e pediram para falar com o meu pai!!!!!!!!!! Eu perguntei o que faltava para eles entenderem que ele estava morto. Eu perguntei se eles queriam que eu levasse as cinzas até lá. Eu chorei de soluçar no telefone. Eu queria quebrar tudo e foi aí que eu cheguei no meu limite e decidi ir ao PROCON.

Eu fiquei por muito tempo pensando se existem pessoas que mentem sobre óbito para não pagar taxas, pois essa seria a única explicação para tamanha confusão. Nesse meio tempo eu já havia resgatado seguro de vida com os mesmos documentos, e olha que seguro de vida é bem mais complicado.

No PROCON já avisaram que a Decolar era uma das piores empresas para se negociar. Falaram mal do Submarino Viagens também (que eu também tive problemas depois, por sinal).

No dia da audiência de conciliação tinham representantes apenas da Decolar e da TAM. A LAN não mandou nenhum representante. A advogada que estava representando a Decolar era a pessoa mais MONGA que eu já vi na vida. Quando comecei a explicar tudo o que tinha acontecido eu percebi a cara dela de quem não estava entendendo porra nenhuma, daí ela disse que não trabalhava na Decolar e que era terceirizada, por isso não sabia de muitos detalhes. Veja bem, eu entendo o fato dela não saber detalhes do funcionamento da empresa e tudo mais, mas ela não tinha nem lido sobre o caso que ela foi representar!! Começou a ler lá na hora, na nossa frente, toda perdida. Senti uma vergonha alheia tão grande que cheguei a ficar com dó. Juro. Fora isso, tudo aconteceu tranquilamente. Ficou registrado na ata que eles fariam o reembolso até o dia 19/03, mas a advogada perdida disse que eu não precisava nem me preocupar porque a Decolar sempre fazia o depósito antes da data limite.

Bom, a TAM cumpriu a parte dela e estornou o valor das passagens, mas, para a minha surpresa, a Decolar não pagou as taxas! No dia 21 a Decolar ligou me dizendo que tentaram fazer o depósito no dia 19, mas não conseguiram porque os meus dados estavam errados. Essa deve ter sido a desculpa mais estapafúrdia que eu já ouvi na vida, pois no dia da audiência eles copiaram os dados direto dos meus documentos na ata e eu conferi tudo certinho, pois a responsabilidade da informação correta dos dados era minha.

Para resumir e terminar esse post que já está gigante, pedi para a Decolar me informar os dados que eles tinham. Por sinal, estavam todos certos. Há! Eles só queriam ganhar tempo e continuar zoando com a minha cara. Em todo caso, passei um número de outra conta e eles depositaram para mim somente no dia 23, ou seja, 4 dias depois do que foi definido na audiência.

Eu entendo que quem gosta da Decolar pode achar que eu estou exagerando, mas eu acho importante falar isso para vocês entenderem o tipo de empresa que estão lidando. E uma empresa que não cumpre algo definido em audiência não merece o meu respeito e mais nenhum centavo meu. Eu ficaria muito grata se vocês seguissem o meu conselho: quer entrar lá para pesquisar, ok, entra e pesquisa, mas na hora de comprar, só vale comprar no site da companhia aérea, combinado?

(Esse devia ter sido um post menos informal, mas só de lembrar de tudo eu fui tomada pela raiva e não consegui ser imparcial. Me desculpem.)

Outros relatos de problemas com a Decolar:

Problemas com hotel

O caso do Leonardo Barreto

O caso do Rafael Porcellis

O caso da Renata Campos

Quer contar o seu? Mande para o contato@blogfinestrino.com.br e nós postaremos aqui para que outras pessoas fiquem sabendo e não tenham o desprazer de sofrer na mão dessa empresa.

Comentários

comments

80 Comments on O Caso Decolar

  1. Ludmy
    26 de março de 2012 at 8:14 (7 anos ago)

    Que coisa mais absurda! Com certeza repassarei. Sinto muito pelo seu pai.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 8:37 (7 anos ago)

      Obrigada!
      Acho interessante que todos fiquem sabendo dos riscos que correm ao lidar com essa empresa.
      Espero que ninguém precise passar pelo que eu passei. Não foi apenas uma questão financeira, foi principalmente uma questão de desrespeito com o cliente.

      Responder
  2. Ale Ferreira
    26 de março de 2012 at 8:45 (7 anos ago)

    Uma vergonha!!!
    Que horror, fiquei muito tocada aqui.

    Conte comigo no “boicote”.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 11:59 (7 anos ago)

      Obrigada!
      A ideia é essa. Alertar as pessoas para que, de certa forma, ocorra um “boicote”.

      Responder
  3. Fabíola
    26 de março de 2012 at 9:12 (7 anos ago)

    To chocada com a falta de atenção e com tamanha indelicadeza da parte deles.
    Além de passar por todo esse sofrimento da perda , ainda te fizeram ficar revivendo tudo isso.
    Um absurdo.
    Sinto muito.
    Fica aqui meu apoio.
    Vou ajudar a divulgar no Twitter.
    Bjs
    Fabi

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 12:02 (7 anos ago)

      Obrigada por ajudar na divulgação!
      Mas é bem isso mesmo, eles não se importam com nada. Só querem o nosso dinheiro.
      Enquanto estamos gastando e tudo está ocorrendo bem, somos clientes satisfeitos, mas quando alguma coisa sai do lugar, eles não estão nem aí para nós e ficam nos fazendo de palhaços.

      Responder
  4. Ana
    26 de março de 2012 at 9:32 (7 anos ago)

    Mari, o acordo que vcs fizeram no PROCON nao estipulava multa para caso de nao pagamento ou atraso? Eu achei um desrespeito tao grande, um absurdo a postura dessa empresa! Nunca comprei nada la e depois nessa nunca vou comprar.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 12:05 (7 anos ago)

      Infelizmente o acordo não estipulava nenhuma multa. Na audiência tudo ocorreu tranquilamente e super bem, então não vimos necessidade de acrescentar algo.
      Eu, ingênua, acreditei que eles fossem cumprir a parte deles e eu só queria me ver livre daquilo tudo o mais rápido possível.

      Responder
  5. Letícia Roese
    26 de março de 2012 at 10:25 (7 anos ago)

    CARACO! Como assim!? Eu sempre pesquisava pela decolar e até pensei em comprar uma vez, mas preferi comprar aqui na agência que eu trabalho mesmo.
    Que falta de atenção em tudo, desrespeito!
    Vou ajudar a divulgar ;*

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 12:06 (7 anos ago)

      Isso! Ajude a divulgar. É importante que todos saibam os riscos que estão correndo caso aconteça algum imprevisto em suas viagens.
      Obrigada.

      Responder
  6. Leonardo
    26 de março de 2012 at 11:19 (7 anos ago)

    Também estou em uma batalha jurídica com a Decolar à meses, por aumentar o valor das minhas passagens após a realização da compra e fazer dupla cobrança nas passagens de 3 pessoas, nos mesmos assentos, pros mesmos destinos, nas mesmas datas.

    Responder
    • Anna
      Anna
      26 de março de 2012 at 11:28 (7 anos ago)

      Nossa, que absurdo. Temos que nos unir e avisar todo mundo. Que raiva de empresas que tratam os clientes como palhaços!!

      Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 12:11 (7 anos ago)

      Que ridículo!!
      Não sei como essa empresa continua crescendo.
      Ok, alguns erros podem acontecer de vez em quando e ninguém aqui está exigindo o perfeito funcionamento da coisa, mas o mínimo que esperamos é um pouco de respeito com o cliente.
      Ao longo desses OITO MESES eu conversei com muitas pessoas e percebi que acontecem muitas coisas erradas com essa empresa e o próprio PROCON já avisou que eles são péssimos. Bom, ninguém melhor do que o PROCON para nos alertar sobre isso.
      Nunca mais compro na Decolar! O negócio é ir direto nas companhias e, caso aconteça algum imprevisto, fica mais fácil resolver o problema na fonte.

      Responder
  7. Tati
    26 de março de 2012 at 11:23 (7 anos ago)

    Absurdo!! Estou sem palavras.

    Nunca comprei e nunca comprarei por lá.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 12:13 (7 anos ago)

      Isso! Não compre mesmo.
      Uma empresa que trata os clientes da forma como me trataram não merece nosso dinheiro.

      Responder
  8. Francisco - ACA VIAGENS
    26 de março de 2012 at 13:32 (7 anos ago)

    Mariana,

    Primeiramente quero expressar meus pesames, e dizer o que eu digo a todos os meus clientes que por ventura pesquisam na Decolar ou outro site qualquer de compra coletiva que eles de forma enganosa apresentam na primeira tela somente o valor da tarifa pura e simples, mas quando a pessoa clica para comprar se depara com o preço real que Tarifa + Tx de Embq + RAV (Remuneração do agente) com uma UNICA diferença. Se voce comprar na Agencia voce tem quem esta lhe atendendo fisicamente alem de ter um endereço fisico real aonde voce pode se dirigir em caso de qualquer eventualidade.
    Essa é a diferença de voce comprar em uma agencia de turismo aonde voce tem fisicamente o endereço e a pessoa para lhe atender.
    Como conselho nas suas próximas viagens tente faze-las através de uma agencia de turismo de sua preferencia que com toda a certeza do mundo voce será muito mais bem atendida. Boa Sorte.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 13:45 (7 anos ago)

      Concordo, e não tenho dúvidas que é melhor mesmo comprar na agência ou direto na companhia aérea, mas o que acontece é que sempre utilizei a decolar mais por praticidade na hora de comparar os valores e, principalmente, por poder fazer isso de qualquer lugar, em qualquer horário, sem ter que depender de ninguém.
      Muitas vezes as agências demoram para dar retorno com as datas e cotações. E organizar essas coisas da viagem é realmente uma coisa que eu gosto bastante de fazer, mas para evitar transtornos futuros, prefiro largar na mão de alguém que possa me atender com o mínimo de respeito quando algo der errado.

      Responder
  9. Mauricio Oliveira
    26 de março de 2012 at 15:13 (7 anos ago)

    COMO ASSIM???
    “E se isso não bastasse, alguns dias depois eles me ligaram e pediram para falar com o meu pai!!!”

    Estou chocado até agora com essa história.
    É incrível a falta de respeito que as empresas andam tendo com as pessoas. É surreal esse caso.

    Muito triste.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 15:25 (7 anos ago)

      Sabe o que é pior? Eles não foram a única empresa que insistiu para falar com o meu pai mesmo sabendo do óbito. Só que as outras empresas eu estou processando já.
      Com eles eu tentei algo mais amigável e mesmo assim eles fizeram tudo errado.

      Responder
  10. regina
    26 de março de 2012 at 15:50 (7 anos ago)

    Mariana:
    Vc não está sozinha, mtas pessoas tem relatado que o pós venda da Decolar é inexistente. O negócio é deixar de comprar dessa empresa.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 16:44 (7 anos ago)

      Exatamente Regina!
      É isso que eu quero. Que pelo menos as pessoas próximas a mim e os leitores do blog não comprem nessa empresa. Precisamos de serviços de qualidade, e não de uma empresa ruim igual a essa.

      Responder
  11. Marina
    26 de março de 2012 at 17:30 (7 anos ago)

    Nossa que absurdoooooooooooooooooo. Já estou espalhando por aqui também…. beijos

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 19:33 (7 anos ago)

      Obrigada, guria!!!
      Quanto mais gente souber, melhor.
      :)

      Responder
  12. Vanessa Maritza
    26 de março de 2012 at 17:37 (7 anos ago)

    Nossa Mariana, fiquei indignada! Vivo tendo problemas com lojas virtuais, mas esse superou todas as minhas “expectativas”!!! Nunca comprei nada pela Decolar, já fiz pesquisa, mas nunca comprei… agora nem pesquisa irei conseguir fazer… estou com nojoo deles! Gentinha medíocre e mercenária! Sinto muito por você ter tido que passar por isso com tamanha perda… =/ Me coloquei em seu lugar e sinto ódio e asco por eles… =/ Um beijo, Vanessa.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 19:35 (7 anos ago)

      Eu também fiquei com nojo deles, Vanessa.
      Realmente é um descaso muito grande.
      Espero que quem ainda compra com eles não tenha o azar de precisar do pós-venda algum dia.

      Responder
  13. Fernanda Freire
    26 de março de 2012 at 18:56 (7 anos ago)

    Um horror isso! Decolar NUNCA mais!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 19:36 (7 anos ago)

      Nunca mais mesmo!!

      Responder
  14. Vivian Lemos
    26 de março de 2012 at 19:08 (7 anos ago)

    Já tinha ouvido que a Decolar era uma empresa longe da idoneidade, porém essa história supera qualquer novela! Esta empresa foi banida pelo Google por fazer prática de black hat, ou seja, eles não têm escrúpulos em nenhum nível. Vou divulgar o seu caso o quanto puder. Além disso, eles sequer conseguiram ser respeitosos com uma família em luto. Lixo de empresa!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 19:38 (7 anos ago)

      Pois é, fiquei sabendo dessa história que eles foram banidos do google. Eles não respeitam nada nem ninguém.
      Não sei como continuam crescendo.
      E obrigada por ajudar na divulgação. Se essa história convencer meia dúzia de gente a não usar mais os serviços deles, eu já acho que valeu a pena ter falado tudo isso por aqui.

      Responder
  15. Marcie
    26 de março de 2012 at 20:13 (7 anos ago)

    Fim da picada. E já tinha tido uma experiência desastrosa com eles, mas nada que se aproxime disso. Boicote já!!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 22:25 (7 anos ago)

      É, agora que eu tô vendo que não fui a única. Quase todo mundo já teve pelo menos um pequeno estresse com eles.

      Responder
  16. Túlio
    26 de março de 2012 at 20:19 (7 anos ago)

    A Decolar na verdade é uma empresa argentina, que tem boa parte das suas operações em Buenos Aires. Já ouvi vários casos desse tipo. Infelizmente eles nnao estão acostumados com os consumidores e as leis brasileiras, muito mais rígidas e acaba sendo essa várzea. Depois de ler isso dificilmente voltarei a usar esse site.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 22:27 (7 anos ago)

      Eu não sabia que a empresa era argentina, mas eu acho que se querem trabalhar aqui, o correto seria se adaptarem, né?!

      Responder
  17. Priscila [Inquietos]
    26 de março de 2012 at 20:22 (7 anos ago)

    Mariana, eu era como você, só usava a decolar para pesquisar rapidamente preços de passagens, e mesmo assim nunca confiei muito. Um dia surgiu uma promo pra NY por 500 dólares e me joguei. Na mesma semana duas amigas compraram a passagem tb, mesmo voo, mas elas conseguiram através de agência e não da Decolar.

    Para nosso azar, a cia área da promoção entrou em pedido de falência. Mas a cia agiu SUPER bem, realocou todo mundo na American Airlines. Mas adivinha quanto tempo eu levei pra fazer isso e quanto tempo minhas amigas levaram? Foi um absurdo, elas foram transferidas numa única ligação e eu sofri por algumas semanas, trocando email com a Decolar pra lá e pra cá. Lamentável. Depois disso, NUNCA mais pretendo usar Decolar na vida.

    Sinto muito pela sua perda! E sou parceira no boicote.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 22:29 (7 anos ago)

      Que ridículo!!
      Eles super fazem o cliente de bobo, né?! Empurram pra cá e pra lá gerando o maior estresse.

      Responder
  18. Natália M Gastão - Ziga da Zuca
    26 de março de 2012 at 20:36 (7 anos ago)

    Os absurdos de um mal atendimento não chegam a me surpreender, mas a falta de respeito com uma família em luto torna o caso muito mais revoltante!
    Obrigada por compartilhar!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 22:31 (7 anos ago)

      Mal entendidos podem sempre acontecer, né. A gente sabe disso, mas realmente o pior de tudo é falta de respeito e eles não se darem o trabalho nem de ler e entender a situação.

      Responder
  19. Silmara Colombo
    26 de março de 2012 at 20:39 (7 anos ago)

    Seu desabafo é totalmente compreensível. Eu só utilizo a Decolar para comparações.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 22:34 (7 anos ago)

      Mas é só pra isso que serve mesmo, mas agora não vou mais usar nem pra isso. Quando tiver que fazer pesquisas vou usar algum outro. Submarino viagens, talvez. Ou talvez eu pesquise algum outro. Não sei ainda.

      Responder
  20. yara xavier
    26 de março de 2012 at 20:39 (7 anos ago)

    Decolar, Submarino Viagens, Americanas.com,CVC… é só dar uma busca no site ReclameAqui para nunca mais chegar perto de tais empresas. Falta de respeito é pouco. Ainda mais com uma cliente que sofreu uma perda tão grande. Nem imagino passar por tal estresse. Você até que foi boazinha.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 22:36 (7 anos ago)

      Pois é. No final das contas eu fui boazinha mesmo. Meu advogado disse que eu poderia ter entrado com um processo e pedido uma indenização, mas eu só queria mesmo era me livrar logo deles. Ou receber pelo menos um pedido de desculpas.

      Responder
  21. Amélia
    26 de março de 2012 at 21:25 (7 anos ago)

    Em maio fiz a reserva pela Decolar, para um hotel em Roma, começo de julho, lá chegando, com a confirmação impressa em mãos, o hotel informa que a empresa tinha cancelado a reserva (sem me avisar)! Sorte que o dono do hotel foi muito legal e depois de 300000 ligações conseguiu um lugar para lassarmos aquela noite! Decolar … Melhor não!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 22:40 (7 anos ago)

      Mas vc pagou adiantado? Eles estornaram os valores?
      Olha só, não dá pra confiar em nenhum serviço deles.
      Eles só querem vender e garantir a comissão deles. O que puder acontecer depois disso é problema do cliente e o cliente que se foda.

      Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 22:47 (7 anos ago)

      Pois é. Inacreditável mesmo.
      Se não tivesse acontecido comigo eu não acreditaria que uma empresa pudesse fazer isso com um cliente.

      Responder
  22. Rodrigo Barneche
    26 de março de 2012 at 22:52 (7 anos ago)

    Meus sentimentos Mariana. Nunca usei a Decolar, e depois disso tudo que li, jamais usarei. Muito triste o que aconteceu.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 22:56 (7 anos ago)

      Realmente é triste ter que passar por tudo isso, mas agora aprendi e quero poder ajudar alertando os outros.

      Responder
  23. Renata Campos
    26 de março de 2012 at 23:27 (7 anos ago)

    ABSURDO!!!!
    Infelizmente eu passei por grandes problemas com a Decolar também. E foi a primeira e a última vez que comprei com eles. Sempre que posso recomendo as pessoas a não comprarem lá. Pra mim, o mais absurdo de tudo, é o despreparo das pessoas que trabalham lá. Exatamente como você citou no post.. ninguém sabe de NADA e a culpa é sempre do outro. No meu caso, estão querendo colocar a culpa toda na Tam, que sabe-se lá pq cargas d’água não foi notificada pra 1a audiência. Fomos lá a toa e outra foi marcada pro final de maio!! E eu não quero receber só o reembolso (que eles até já ofereceram numa das milhares de vezes que liguei pra lá! Eu quero que pagem a passagem que tive que comprar de última hora, pelo dobro do preço, e danos morais!! Você também deveria ter pedido danos morais!!
    Quando o meu caso estiver resolvido também farei o post sobre isso!!
    Temos mesmo que divulgar coisas como essas pra evitar que outras pessoas passem por isso!!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      26 de março de 2012 at 23:32 (7 anos ago)

      Pois é, eu devia ter pedido danos morais tb, mas eu sempre penso que posso estar exagerando. Só que na verdade não seria exagero nenhum. Seria o mínimo depois de tanto desgaste.
      E quando fizer o post sobre o teu caso, pode contar conosco para ajudar na divulgação. A ideia é conscientizar o maior número de pessoas possível.

      Responder
  24. Sílvia Oliveira
    28 de março de 2012 at 9:53 (7 anos ago)

    Nossa, fiquei mal. Não bastasse o stres e a dor pela perda do ente querido, ter que passar por uma situação dessa. Isso cabe um baita processo por danos morais! Bem, eu não compro nessa empresa há anos! Abs e solidariedade à familia!

    Responder
  25. Danielle Bispo
    5 de maio de 2012 at 15:46 (7 anos ago)

    Decolar e agências NEVER!

    Quase tive problemas com o submarino tb! Por isso compro direto nas companhias aéreas, mesmo que tenha que pagar mais caro por isso! E mesmo assim sei que não é garantia de estar livre dos problemas

    Responder
  26. Walter F Leite
    9 de maio de 2012 at 18:41 (7 anos ago)

    Essa da Decolar foi a mais perversa história que já vi ter acontecidos diante de muitas outras já repassada por muitos viajante. Valeu ter repassado, vamos ficar mais atento.

    Responder
  27. Patricia
    27 de setembro de 2012 at 15:08 (7 anos ago)

    Olá, estou com um problema sério contra a Decolar e gostaria de saber se alguém tem o CNPJ da Decolar para que eu possa dar entrada na ação. Muito obrigada. Patricia.

    Responder
    • Anna
      Anna
      27 de setembro de 2012 at 22:17 (7 anos ago)

      Oi Patricia.

      Acho que essa informação você tem que ver com um advogado. Eles acham essas infos e tal.
      Algumas empresas disponibilizam na internet, mas DUVIDO que a Decolar faça isso.

      Depois conta pra gente o que rolou!
      Beijos e boa sorte.

      Responder
  28. Elias Hans
    28 de setembro de 2012 at 17:56 (7 anos ago)

    Oi Patrícia,

    A Decolar.com é um dos piores sites para se relacionar, mas felizmente ação judicial de pequenas causas contra eles é praticamente ganha, uma vez que a má fama deles ajuda na decisão dos juízes. Seguem os dados da empresa:

    DECOLAR.COM LTDA
    CNPJ 03.563.689/0001-50
    SEDE: Avenida Paulista, 949, 3º andar, Bela Vista, São Paulo/SP, CEP 01.311-100.

    Boa sorte!!!

    Responder
    • ronnie turrini
      23 de abril de 2013 at 10:53 (6 anos ago)

      Só para constar, a Decolar tem vários endereços.Para ver como os caras são PICARETAS!!!!!! Algumas intimações nem são entregues porque no local não tem ninguém.

      R. Dr. Timóteo Penteado, 1578 – Picanço
      Guarulhos – São Paulo, 07094-000
      CNPJ: 03.563.689/0002-31

      Outro endereço
      Rua Araújo, 216, 7° Andar, República, CEP 01220-020, São Paulo/SP

      Responder
  29. Fernanda - Blog Preciso Viajar
    19 de outubro de 2012 at 12:07 (7 anos ago)

    Minha amiga também teve problemas com a Decolar. Pagou a passagem e no dia seguinte, ligou para pedir o e-ticket e a Decolar falou que não, ela não tinha comprado a passagem. Tinha feito apenas uma reserva. Ridículos!
    Meu pai morreu há 4 anos e a Net insiste em ligar aqui para oferecer upgrade do pacote para ele. Já cheguei a chorar no telefone falando que ele morreu e que é para atualizarem o cadastro e mesmo assim, eles continuam ligando. É muita falta de preparo.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      22 de outubro de 2012 at 9:40 (7 anos ago)

      Ela pagou a passagem e não emitiram o bilhete? Mas daí ela conseguiu o dinheiro de volta?
      Isso é vergonhoso, né.
      E quanto ao despreparo para lidar com casos de falecimento, já percebi que é geral com várias empresas. Muito triste isso.

      Responder
  30. Lorena
    19 de outubro de 2012 at 18:19 (7 anos ago)

    Que horror, já comprei na Decolar, mas depois do seu relato pretendo passar bem longe. So acho que vc deveria ter entrado com uma ação de indenização por tudo que eles te fizeram passar. Com relação a advogada, existem de todo tipo mesmo, mas so gostaria de esclarecer que na maioria das vezes essas empresas contratam de ultima hora (faltando 1h/45 min da audiencia) os escritórios terceirizados que passam pra um advogado (quateirizacao), ai fica bem difícil o profissional saber do caso, mas infelizmente eh ele que vai representando a empresa…

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      22 de outubro de 2012 at 9:43 (7 anos ago)

      Pois é, eu pensei em entrar com um pedido de indenização e tudo mais, mas acontece que eu já tinha me desgastado tanto que a única coisa que eu queria era me ver livre do assunto, sabe?!

      Responder
  31. Debora
    19 de outubro de 2012 at 19:17 (7 anos ago)

    Nossa, fiquei passada. Eu sempre compro hoteis com eles e nunca tive problemas. Agora fiquei tensa!!!! Sinto muito pelo seu pai.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      22 de outubro de 2012 at 9:44 (7 anos ago)

      Sorte sua que nunca teve problemas, Debora.
      Espero que nunca tenha, mas espero mais ainda que evite comprar novamente com eles. Hehehe
      Tem várias outras empresas que prestam os mesmos serviços.
      Tenta usar outra da próxima vez ;)

      Responder
  32. Vânia Albarracín
    20 de outubro de 2012 at 1:07 (7 anos ago)

    Mari: Sinto muito pelo seu pai e por toda essa situação de lamentável a revoltante com essa empresa que prefiro não mencionar. Meu primo teve problemas com *a tal* também, comprou passagem para Ilhas Saint Martin e quando chegou ao aeroporto não tinha o voo, pois a dita cuja não havia repassado para a Cīa Aérea o pagamento. Ele havia pago o valor total e o correspondente nunca chegou a cía aérea responsável pelo transporte. Ele brigou na justiça e ganhou, mas perdeu a viagem, sonhos e ilusão daquele momento. Enfim: QUE SIRVA PRA TODO ESSE POVO QUE TAMBÉM VAI EM AGÊNCIAS DE VIAGENS, NOS SUGAM ATÉ O SANGUE DE INFORMAÇÃO, PEDEM ORÇAMENTO A TODO PLANETA E TERMINAM COM UM: “OBRIGADA, MAS VOU COMPAR PELA INTERNET”. Grrrrrrrrrr APRENDAM!!! Dá nisso… Depois ligam desesperados pra gente socorrer porque não conseguem falar com os responsáveis. Vai vendo… (Palavras de uma ex agente de viagem que quase enlouqueceu por ouvir o nome da D*****R todo dia… Porque vendem mais barato, que isso que aquilo…)

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      22 de outubro de 2012 at 9:47 (7 anos ago)

      Pois é, nem sempre o mais barato é o melhor.
      Terrível essa história do seu primo. Pq perder dinheiro, a gente até consegue recuperar, mas perder uma viagem planejada é terrível. Pode ser que só tenha outra oportunidade de viajar para aquele destino nas próximas férias. Nossa, eu teria ficado muito estressada também.

      Responder
  33. Daiana
    23 de outubro de 2012 at 14:33 (7 anos ago)

    O correto seria comprar com uma agência de viagens!

    Responder
  34. Cleide Bertolino
    3 de dezembro de 2012 at 19:20 (7 anos ago)

    Sinto muito por tantas experiências negativas. Mas a sua experiência Mari, merece ser publicada em um livro, juntamente com as relacionadas aqui. O MELHOR caminho é SEMPRE entrar no site do Reclame Aqui. Coloca o nome da loja/empresa e vai aparecer TODAS as reclamações existentes, bem como o número de caso resolvido. O Reclame Aqui é mais eficiente do que o Procon pois a repercussão é grande. O Procon dá mais dor de cabeça do que o problema em si. Uso esse método até para comprar capa para celular. Não importa apenas o valor e sim o fato de você estar sendo tratada sem respeito. Se vc estiver mais inteira, procure um advogado e entre com uma ação indenizatória. Afinal, é o mínimo que você merece depois de tanta confusão. Pegando os depoimentos, também podem responder criminalmente, pelo Artigo 171 (estelionato). Cobram mais barato? É claro, porque não prestam o serviço direito e ficam com o dinheiro daqueles que “deixam prá lá”. Precisamos criar a cultura de ir atrás dos nossos direitos. Somente assim seremos tratados da maneira que merecemos. Pense nisso. Espero que você esteja bem, nesse momento, apesar de ficar sempre revivendo o luto. Beijos e paz.

    Responder
  35. Elaine Castro
    25 de janeiro de 2013 at 18:27 (6 anos ago)

    Puxa. Nunca imaginei e só posso agradecer pelo alerta. Sinto muito que tenha passado por tanto problema num momento tão difícil. Vou compartilhar.

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      25 de janeiro de 2013 at 19:38 (6 anos ago)

      Obrigada Elaine :)
      E é sempre bom alertar as pessoas sobre isso, pois não quero que ninguém mais passe por essa chateação.

      Responder
  36. Mabel
    1 de abril de 2013 at 21:30 (6 anos ago)

    Estou aflita com a irresponsabilidade dessa empresa! Viajo amanhã para Orlando e não recebi o voucher do hotel (que já foi pago no cartão de crédito). E o pior, entrei em contato diretamente com o hotel e eles disseram que não há nenhuma reserva no sistema!
    Simplesmente já paguei pelo hotel e esses irresponsáveis não fizeram nenhuma reserva! Não posso cancelar e perder as passagens mas estou indo completamente preocupada pois vou viajar com uma criança de 4 anos e ao invés de estar tranquila terei que procurar outro hotel!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      2 de abril de 2013 at 16:12 (6 anos ago)

      Sabe, eu já nem fico surpresa mais com isso. É tanta coisa que dá errado com essa empresa que a única coisa que podemos fazer é deixar de usar o serviço deles mesmo.
      Depois me conta qual foi o desfecho e se conseguiu o hotel.
      Boa viagem :)

      Responder
  37. Mariana Chaim
    2 de abril de 2013 at 16:29 (6 anos ago)

    Seu post é interessante pra nós que temos agências de viagens também! Já tive pessoas que passaram aqui na agência querendo que eu resolvesse o problema que ele teve com a Decolar. Aí fica difícil né??? Isso só valoriza ainda mais o trabalho do profissional do turismo, que se dedica a trabalhar vendendo sonhos! E por esse post agradeço! Assim você está valorizando meu diploma de Bacharel em Turismo e também a minha profissão! Infelizmente a Decolar, como alguns outros sites por aí, não tem como objetivo principal vender viagens, mas sim, fazer dinheiro! Para eles, não há diferença se a viagem do cliente for bem sucedida ou não, porque eles não conhecem o passageiro, não estão nem aí!

    Responder
  38. Beatriz
    15 de abril de 2013 at 17:01 (6 anos ago)

    Olá, Mari.

    Tudo bem?

    Estou iniciando um blog de turismo agora e encontrei o seu. Achei muito bacana e muito importante você fazer esse alerta a todos. Com certeza irei repassar também.

    Beijos.

    Responder
  39. Carla
    18 de maio de 2013 at 22:09 (6 anos ago)

    É mesmo um absurdo como esta empresa (Decolar) trata o consumidor, também fui vítima, e o pior é que não ganhei o processo nas pequenas causas, meu advogado sugeriu que eu recorresse, mas fiquei muito decepcionada com a justiça. Então, o único meio de me sentir menos lesada é engrossando a lista de denúncias contra esta empresa, que faz sonhos se tornarem pesadelo. Posso dizer com toda a certeza que a Decolar foi um dos piores pesadelos na minha vida.
    Carla

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      21 de maio de 2013 at 12:07 (6 anos ago)

      Pois é, Carla.
      E o pior é saber que eles estão cheios de reclamações. Porque um erro acontecendo algumas vezes, ok, mas pelo visto o descaso com os clientes é normal para eles.
      Já postamos aqui no blog vários relatos de outros leitores sobre a Decolar.
      Se quiser contar o seu, manda um e-mail que nós publicamos.

      Responder
  40. Mario Castro Alves
    26 de março de 2014 at 11:22 (5 anos ago)

    A decolar é uma agencia de viagens, porém ONLINE.. vc trabalha, vc paga taxas, vc fica a mercê..

    Tenham um Agente de Viagens de Confiança minha gente…eu disse, de confiança… não esses agentes de lojas de shopping, com CVC, etc…. procurem pequenas empresas, onde os profissionais são sérios, e fazem de tudo para manter vc cliente fiel… #fica a dica. Eu moro em Niterói e faço todas minhas viagens com uma agencia de Curitiba, chamada IAF TURISMO, … eles são ótimos… conheci através de um amigo de lá… são rapidos, eficientes e éticos. Trabalham em familia… isso faz toda a diferença.

    Responder
  41. claudia
    27 de abril de 2014 at 12:24 (5 anos ago)

    Acabei de escrever um post no Face em relação a minha indignação com a Decolar.
    Nunca imaginei que ao tentar realizar um sonho de uma viagem com a família teria que enfrentar um pesadelo para fazer alterações.

    Responder

4Pingbacks & Trackbacks on O Caso Decolar

  1. Novidades no PV | Preciso Viajar
    25 de janeiro de 2013 at 7:14 (6 anos ago)

    […] Procon porque simplesmente não entrega o que promete. Leiam esse texto da minha amiga Mari do blog Finestrino. Sério, é um total descaso com o […]

    Responder

Leave a Reply