O museu a céu aberto de Goreme

Ainda falando dos chaminés de fadas e da natureza diferente da Capadócia, outro passeio muito incrível pra fazer é o museu a céu aberto de Goreme. Lá visitamos uma dezena de igrejas, capelas e mosteiros cheios de arte bizantina e muito bem conservados! Tudo do século X.

É preciso pagar para entrar nessa área, mas é baratinho, coisa de 10 liras também. Lá não tem caminho certo pra fazer, é só passear e ir entrando em cada cantinho como quiser. O engraçado é que são MUITAS igrejas mesmo, uma do lado da outra e de tamanhos variados.

museu a céu aberto de goreme

Claro, não é nada muito gigante, elas são pequenas e nem cabe muita gente dentro. É interessantíssimo e mais ainda é ver que a maioria ainda está com todos os afrescos muito bem conservados. São coloridos, lindos!

A pena é que não pode fotografar lá dentro, nem sem flash. E eu espero que nossos leitores aqui respeitem isso, porque senão daqui um tempo as coisas vão estragar. O pior é que em uma das capelas que entramos, estava sem guardinha (a sim, porque cada entrada tem um guarda) e tinha um casal lá dentro – não sei qual país porque não identifiquei a língua – tirando ALTAS FOTOS! E com flash!! Fizemos cara feia, comentamos… e nada de semancol. Continuaram fotografando tudo. Ahhhh, mas daí denunciamos pro próximo guarda, e o mesmo avisou a diretoria do parque que veio nos perguntar quem era. O que aconteceu com eles eu não sei, mas fiquei muito braba vendo isso. Gente cara de pau!

museu a céu aberto de goremeEssa era uma das maiores construções do complexo. Esse buraco que dá pra ver o interior, na verdade era de pedra também, mas caiu com o tempo.

Dentro do parque tem ainda uma outra capela que paga-se a parte para visitar. São mais 10 liras aí. Olha, vale a pena sim! Ela é a mais conservada e é lindíssima.

museu a céu aberto de goreme

Essa é uma visita bem legal de fazer e se você puder fazer com um guia, é ainda melhor, pois ele poderá te explicar detalhes de cada uma delas e tirar algumas dúvidas que eu sei que você vai ter.

museu a céu aberto de goremeUm dos refeitórios de lá. Isso no meio é uma mesa, e as pessoas sentam nesse vão ali.

O parque não é tão cheio, nada de filas nem nada. Congestionamento para uma ou outra foto só. Também tem banheiro e uma lojinha beeem bacana na entrada/saída do local.

museu a céu aberto de goreme

Outros posts sobre a Turquia:

– Turquia: dicas práticas de turismo

Posts de Istambul

– Como são as estradas na Turquia

– Ankara e o Mausoléu de Ataturk

– Capadocia: dicas práticas de turismo

- As cidades subterrâneas da Capadocia

Chaminés de Fadas e o Vale de Dervent na Capadócia

O museu a céu aberto de Goreme

– Tudo o que você precisa saber sobre os tapetes turcos e como trazer pra casa

Show de danças turcas na Capadócia

– Museu Mevlana e os Dervixes em Konya

- Kervansaray

– Pamukkale e as piscinas de calcário

A Casa da Virgem Maria

Éfeso, a segunda maior cidade do Império Romano

– Bursa, parada estratégica com muito frio!

Cerâmicas turcas

O que comprar na Turquia

– Turquia: Sugestão de roteiro

Comentários

comments

Leave a Reply