O novo Finestrino

O Finestrino completou 5 anos em 2015. O blog começou bem despretenciosamente porque todo mundo me perguntava sobre minhas viagens e meu intercâmbio. Dessa forma achei mais fácil ter tudo escrito e quem quisesse podia entrar aqui e saber tudo.

Viajar foi um hábito que comecei a adquirir de verdade após morar na Itália. Lá é tudo mais fácil e a gente aproveita pra conhecer o máximo que dá. Vamos aprendendo como fazer, como pesquisar, o que é melhor pra gente, etc. Depois que voltei, não parei mais. Hoje, viajar é uma das coisas que eu mais gosto de fazer e acho que ajuda muito na minha criatividade, me ajuda a resolver coisas mais rapidamente, aprendi a pesquisar melhor e a conhecer cada vez mais coisas, lugares e pessoas diferentes. Acho que viajar é um grande formador de personalidade e gostos, sem dúvida.

Durante todo esse tempo, o blog só tratou especificamente do tema viagens. Não porque hoje em dia tem mais gente viajando e queremos ganhar dinheiro com isso. Não, nada disso. Era viagem porque a gente viaja bastante e é algo que gostamos, um tema que sabemos lidar muito bem e é instigante.

Porém tudo muda, nós mudamos e o blog também vai mudar. Já trocamos o logo e a identidade visual aqui e nas redes sociais, acho que vocês já perceberam. Só não contamos melhor sobre isso antes porque estávamos pensando e repensando esse post aqui, e como desabafar com vocês.

Nós amamos viajar, porém também amamos outras coisas. Também gostamos de Curitiba, de economizar (hábito que veio das viagens, talvez?), de vida saudável, de exercício, de tango, de design, de decoração… e de mais uma infinidade de coisas. Não somos máquinas de viagem, somos pessoas com gostos variados e diferentes.

8d67b9d62e7d1f03b3081bb12ab83e18

Resolvemos expandir o blog, tratar de alguns outros temas que também gostamos, que também fazem parte de quem somos e ter mais assuntos rolando por aqui. Essa mudança acontece nesse momento porque, tanto eu quanto a Mari temos, atualmente, alguns motivos que limitam um pouco novas viagens, e aí seria nada a ver deixar o blog no vácuo, com pouca atualização ou pior, morrer depois de tanto trabalho já feito.

browneria fantástica - curitidoce

Achamos que seria interessante se cada uma postasse aqui sobre isso e contasse um pouco desse novo momento. Fica mais fácil de contar, né?

ass anna

Esse ano eu viajei bem pouco, não tanto por uma questão financeira (até a parte que o dólar chegou aos R$ 4, he), mas por tempo e por outros objetivos também. Agora chegou essa crise maravilhosa, essa moeda super desvalorizada e agora sim, estou realmente precisando evitar viagens.

Sem querer isso tudo foi me desmotivando por aqui. Sem tanto conteúdo novo, sem viagem em vista, com a crise afetando todo mundo, tanto trabalho pra pouco retorno… vai batendo né? Há uns 2 meses atrás falei com a Mari de fechar o blog. Um “chega!”, por uma série de motivos meus e dela também.

Sem contar a crise e poucas viagens esse ano, eu não tenho de fato nenhuma viagem em vista pro próximo ano. Motivo: um projeto futuro. Não, eu não vou casar, eu não vou comprar a casa própria, não estou me mudando e nem estou grávida. Na verdade, nem que quisessem conseguiriam adivinhar a minha pausa em tudo, mas o fato é que ela se faz bem necessária agora. Preciso ficar por aqui e focada por um tempo. Não gastar muito e ter mais tempo para outras coisas. Espero em breve poder compartilhar por aqui (lá pela metade do ano que vem, aliás).

Além desse novo projeto, também gostaria de compartilhar outras coisas, sugestões, ideias, um pouco mais sobre a minha vida em geral e sobre o meu trabalho no tango. Já contei como tudo começou aqui, e eu acho que pode ser um incentivo pra outras pessoas começarem a fazer o que realmente querem e tem vontade, sem medo e sem preconceitos. Uma forma de mostrar que tudo é possível e que mesmo não sendo fácil, dá pra chegar lá com força de vontade.

No fim, conversamos bastante e resolvemos tentar essa mudança. Não sei se vai dar certo, porque não sei se tenho tanto assunto legal na minha vida pra contar e compartilhar aqui, haha. Não sou a pessoa mais cool do planeta pra postar looks descolados, não sei cozinhar e nem faço nenhum trabalho ultra extraordinário, então de fato não sei como será a nova fase. Mas, vamos tentar né?

ass mari

Essa nova fase do blog com o objetivo de explorar novos assuntos veio bem a calhar para mim. Como eu já tinha escrito no post “blogueiro de viagem que não viaja“, eu andava bem desmotivada a postar unica e exclusivamente sobre viagem pelo simples fato de não poder viajar pelas questões que já expliquei naquele post.

Lembro de quando eu tinha uns 14 anos e fiz o meu primeiro blog. Nada mais era do que um diário cheio de reflexões bobinhas que compartilhava com as minhas outras amigas que também tinham blog. Na verdade, eu sempre tive vontade de colocar um pouco mais das minhas reflexões por aqui. Discretamente, consegui colocar algumas delas fazendo relações com viagens (tipo essa, essa, essa e essa), mas agora sabendo que o blog não é apenas sobre viagens, me sinto mais confortável para explorar assuntos que ficam pipocando na minha cabeça de vez em quando.

Outro assunto que se destacou bastante aqui no blog já ganhou até uma nova categoria que leva o nome de “Economia Saudável“. Já teve gente falando que é uma das melhores categorias do blog, e isso me deixou muito feliz e motivada a compartilhar com vocês um pouco mais das minhas dicas de economia saudável. Acredito que mudar os hábitos traz muitos benefícios e espero poder influenciar e ser influenciada por isso cada vez mais. A ideia principal de quando eu falo sobre economia saudável não é parar de viver para economizar, não é deixar de sair, de beber, de comer, de viajar. É parar de desperdiçar dinheiro justamente para poder sair, beber, comer e viajar ou fazer qualquer outra coisa que você tenha vontade. Sem culpa. Sem aperto.

É claro que o nosso foco principal vai continuar sendo viagens, mas acredito muito que o fato de podermos explorar outros assuntos vai também nos aproximar mais de quem lê o blog. Espero que gostem dessa nova fase e continuem nos acompanhando. Vamos tentar fazer o melhor dentro das nossas possibilidades. Tanto eu quanto a Anna temos nossa vida profissional fora daqui, então não conseguimos nos dedicar tanto quanto gostaríamos, mas o que fazemos aqui, por menor que seja, tem sempre muito carinho e dedicação envolvidos.

Ahhhhh, também não posso esquecer de dizer que opiniões, dicas e sugestões são muito bem vindas nessas nova fase. Como não temos plena certeza de qual rumo vai tomar, podemos ir adaptando no meio do caminho ;)

ec7536ad2facefd581641ddfdd20a311

 

Comentários

comments

26 Comments on O novo Finestrino

  1. jr caimi
    9 de outubro de 2015 at 11:56 (2 anos ago)

    Tinha nota as mudanças, imaginei que viria coisa nova… Acho que vai ser bacana essa diversidade, continuarei acompanhando….

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      9 de outubro de 2015 at 12:08 (2 anos ago)

      Eba!! :)

      Responder
    • Anna
      Anna
      9 de outubro de 2015 at 14:03 (2 anos ago)

      Obrigada Jr! =*

      Responder
  2. Juju
    9 de outubro de 2015 at 12:07 (2 anos ago)

    Desejo muito sucesso para vocês duas nesta nova fase… mudanças são sempre muito boas e necessárias!!!!!! Continuarei aqui acompanhando, como tenho feito há tantos anos :)

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      9 de outubro de 2015 at 12:09 (2 anos ago)

      Obrigada, Juju <3

      Responder
    • Anna
      Anna
      9 de outubro de 2015 at 14:03 (2 anos ago)

      Eeee, valeu Jujuzeraaa!

      Responder
  3. Nah
    9 de outubro de 2015 at 12:22 (2 anos ago)

    Sabe aquela coisa de “great minds think alike”? Então… Super entendo vocês porque a gente tem repensado MUITO nossas escolhas, e muito tem a ver com o que vocês falaram aqui.
    Eu resumo essas borboletas mentais como amadurecimento. Somos da mesma geração, temos muita coisa em comum, é natural que os processos coincidam, né? Eu fico feliz por perceber que tem tanta gente boa no mesmo barco que nós.
    Sei que disse, disse, disse e não disse nada, mas só queria dar meu apoio e dizer que com certeza continuarei observando tudo pelo meu finestrino virtual! ;)
    Tamo junto!
    :*

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      9 de outubro de 2015 at 12:24 (2 anos ago)

      Hahahahha guria
      No final das contas eu entendi tudo o que você disse, disse e “não disse nada”

      :*

      Obrigada!

      Responder
      • Nah
        9 de outubro de 2015 at 13:01 (2 anos ago)

        Ufa! hehe
        Como diria a Dory, “continue a nadar, continue a nadar”. Lá na frente a gente vê onde é que essa natação toda nos leva, né? ;)

        Responder
    • Anna
      Anna
      9 de outubro de 2015 at 14:04 (2 anos ago)

      Nats, a gente super se entende!!

      Bora, dá mão e vamô que vamô! =*

      Responder
  4. Carol Moreno
    9 de outubro de 2015 at 12:43 (2 anos ago)

    Que legal, meninas! Adorei a nova proposta! Muito bom expandir horizontes, e vocês têm realmente conteúdo pra falar sobre muito mais coisa! Tudo de bom nessa nova fase!!!
    bjks

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      9 de outubro de 2015 at 13:00 (2 anos ago)

      Valeu Carol \o/

      Responder
  5. Paula
    9 de outubro de 2015 at 13:23 (2 anos ago)

    Eu também tinha notado as mudanças e sabe? Dou todo apoio! O meu “blog de viagens” é, na verdade, meu diário de viagens – que por acaso outras pessoa leem. Às vezes penso em mudar um pouco o estilo do meu blog, mudar a forma como eu escrevo, mudar os tópicos dos posts pra ficar mais atrativo e atrair mais leitores e, quem sabe, profissionalizar o blog. Mas aí, relendo meus posts antigos eu me dou conta que eu adoro o fato de meu blog ser, na verdade, um caderno de lembranças, desde o primeiros posts – bem mal escritos, inclusive. Enfim, recentemente o número de visitas do meu blog aumentou bastante, um pouco por divulgação, um pouco por acaso, mas no fim das contas ele tem que fazer sentido é pra mim, ele tem que ter significado é pra mim. Tudo isso pra dizer que se o Finestrino não refletir o que vocês são, o que vocês vivem e o que vocês sentem, ele não fará sentido pra vocês. E se não fizer sentido pra vocês que o escrevem, por que continuar escrevendo? Então mudem, não fiquem presas à expectativas que não são suas. Tenho certeza que continuarão a vir só coisas boas! Sucesso pra vocês nessa nova fase!

    Responder
    • Anna
      Anna
      9 de outubro de 2015 at 14:07 (2 anos ago)

      Paula!

      Muito obrigada pelo apoio e por nos entender.
      Ficamos muito felizes com seu comentário e concordo plenamente.
      Se não faz sentido… não faz sentido né? =D

      Beijão!

      Responder
    • Mariana
      Mariana
      9 de outubro de 2015 at 14:50 (2 anos ago)

      Paula, Paula

      É bem verdade isso que você falou. Na verdade, a ideia inicial dos blogs era justamente ser algo bem pessoal, que refletisse o que a pessoa é. O fato de ter um blog de viagens fazia com que as pessoas que não convivem comigo me perguntarem sempre “e aí, viajando muito?”, mas na verdade eu não estava viajando quase nunca, então a liberdade pra abordar outros temas vai trazer mais realidade e atualidade ao conteúdo.
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Responder
  6. Danu
    9 de outubro de 2015 at 14:24 (2 anos ago)

    Meninas, eu conheci o blog semana passada enquanto pesquisava sobre a Itália rsrs

    Bom, eu li bastante coisa por aqui e gostei, por aqui fiquei. Que coincidir com essa nova fase! Parabéns, estou ansiosa pelas novidades! rsrs

    Bjus

    Responder
    • Anna
      Anna
      9 de outubro de 2015 at 14:33 (2 anos ago)

      Eeee! Que legal Danusa!

      Espero que você fique mais um pouco então né? =D
      Te esperamos aqui.
      Bacione.

      Responder
    • Mariana
      Mariana
      9 de outubro de 2015 at 14:47 (2 anos ago)

      Oioi!
      Itália é um dos temas com mais conteúdo no blog. Que bom que chegou até nós pesquisando sobre Itália.
      Espero que continue nos acompanhando.
      Um beijo!

      Responder
  7. João
    9 de outubro de 2015 at 14:35 (2 anos ago)

    Boa, finestras!

    Marca nova ficou lindona e eu abraço a causa!

    Acho que isso tudo tem a ver com autoconhecimento proporcionado pelas viagens e pelo trabalho de blogar. Vocês não tem ideia de como a gente também tem conversado e refletido sobre tudo o que envolve essa vida. =)

    Vida longa ao janelão!

    Responder
    • Mariana
      Mariana
      9 de outubro de 2015 at 14:46 (2 anos ago)

      Eu ri com janelão! HAHAHAHAHA

      Obrigada João!

      Responder
  8. Sonia
    9 de outubro de 2015 at 15:27 (2 anos ago)

    Acho que essa nova proposta tem tudo para dar certo! Sucesso! :)

    Responder
    • Anna
      Anna
      9 de outubro de 2015 at 16:03 (2 anos ago)

      Obrigada coisa! =D
      Hehehe

      Responder
  9. Laura
    9 de outubro de 2015 at 17:55 (2 anos ago)

    Eu tava achando que vinha coisa nova por aí e tava super curiosa pra saber o que era. Acho ótima a idéia de vocês e estou louca para ver os primeiros posts dessa nova fase! Continuarei acompanhando aqui do meu cantinho!! Sucesso, meninas!!

    Responder
    • Anna
      Anna
      10 de outubro de 2015 at 20:18 (2 anos ago)

      Obrigada Lauraaa! Obrigada pelo apoio! =*

      Responder
  10. Gabi
    13 de outubro de 2015 at 9:10 (2 anos ago)

    Meninas, achei bem legal abrir os temas do blog! Eu tenho um “diario virtual”, gosto de usar o termo velho mesmo, porque uso o conceito velho também. Falo sobre um monte de coisa que passa pela minha cabeça, desabafo, e ainda conto algumas coisas interessantes da minha vida. Acho legal, e embora eu quase não divulgue, e não tenha um grande range de leitores, direto alguém entra lá e se sente ajudado de alguma forma por algo que escrevi. Acho demais! E vocês tem uma bagagem tão legal.. certamente, vai ser delícia acompanhar a fase nova! Beijos

    Responder
    • Anna
      Anna
      13 de outubro de 2015 at 14:22 (2 anos ago)

      Quanto carinho Gabi!

      Obrigada! Esperamos que alguém se beneficie com o que temos pra contar de alguma forma. =D

      Responder

Leave a Reply