O que fazer com mala danificada

Essa coisa de companhia aérea danificar mala sempre foi lenda para mim.

Por mais que eu já tivesse visto mala passando na esteira com o zíper estourado e as coisas soltas rolando do lado, eu pensava que era culpa da pessoa que encheu demais a mala. Pequenos raspões no tecido e umas batidas são normais. Até entortar um pouquinho uma rodinha, acho que está ok, desde que não comprometa o funcionamento da mala de maneira geral. Não vejo extrema necessidade de que minha mala seja tratada com toda a delicadeza do mundo, então não sou do tipo que fica chocada quando vê as malas sendo arremessadas, empurradas e tratadas como se fossem… malas!

E como minhas malas quase nunca estragam, raramente eu compro malas novas, mas para essa viagem ao Chile eu comprei duas malas novas e, entre elas, uma de tamanho grande, pois tinha estourado o zíper da minha e eu já estava querendo uma nova e diferente mesmo.

Mas como a Lei de Murphy foi minha melhor amiga nessa viagem para o Chile, minha mala foi danificada pela primeira vez, justamente na primeira usada.

No trecho Santiago-São Paulo, alguém teve a brilhante ideia de despachar garrafas de vinho que estouraram e deram um banho na minha mala, sorte que não passou para dentro e não atingiu minhas roupas (lembrando que quem volta do Chile pode trazer até 5/6 garrafas de vinho na bagagem de mão, então, por favor, não despachem vinho). Mas não, não foi esse o problema com a minha mala, só quis comentar.

O problema com a minha mala aconteceu no voo São Paulo-Curitiba, no qual rasgaram a parte de trás. Ai que tristeza justamente na minha mala novinha :(

mala danificada o quê fazer

Se fosse uma mala velha, eu nem perderia meu tempo reclamando, mas como era a primeira vez que eu estava usando, o rasgo foi relativamente grande e não teria como consertar por conta própria, resolvi fazer a reclamação.

A reclamação deve ser feita na área de desembarque, no guichê da companhia aérea. Eu fui direto falar com o atendente da TAM e foi tudo super rápido. Ele verificou a parte da mala danificada, preencheu o relatório de irregularidade de bagagem (RIB), pediu para eu assinar e me passou o telefone da empresa que faria a coleta da mala para levar para a assistência técnica. E olha só: tome cuidado para não perder a etiqueta da bagagem, aquela que eles colam atrás do cartão de embarque, porque eles pedem essa etiqueta para colar no relatório. Eu nunca dei muita atenção a essa etiqueta etiqueta até então, mas daqui pra frente vou cuidar melhor dela.

Liguei para a empresa que faz a coleta e dois dias depois eles vieram buscar a mala. Quando eles olharam a mala já falaram logo de cara que ia ser difícil arrumar, por causa da estampa, mas que o jeito era esperar para ver o que eles iam inventar. Pouco mais de dois meses depois eles devolveram a minha mala e fizeram o remendo mais horroroso do mundo por cima do rasgo. Eu devia ter registrado isso para mostrar para vocês, mas na hora fiquei tão decepcionada que esqueci. Eles costuraram por cima do rasgo um pedaço de tecido parecido com couro na cor preta e a mala é azul marinho. A costura ficou com “bolha” no meio e nos cantos já estava soltando. Tudo bem que eu não estava esperando a perfeição, mas se fosse para fazer daquele jeito, eu teria feito em casa e teria ficado melhor.

Obviamente eu não quis ficar com a mala e falei para o entregador que eu não aceitaria daquele jeito. Na hora me senti meio mal e fiquei com vergonha de dizer aquilo porque pensei na pessoa que tentou arrumar e que ela não tinha culpa se a TAM não queria me dar uma mala nova e ela só tentou fazer o melhor possível, mas mesmo assim achei que não aceitar seria a melhor decisão. O entregador mesmo falou que estava horrível e que ele também não aceitaria.

Esperei por mais 15 dias e me ligaram falando que demoraria mais uma semana ainda para chegar uma mala nova. O pessoal do atendimento foi realmente bastante atencioso e me manteve informada o tempo todo, mas sorte deles que eu não tinha nenhuma viagem planejada e não estava precisando da mala.

Finalmente, 3 meses depois da minha viagem, a TAM resolveu mandar uma mala nova. Eu pensei que ganharia uma mala igual à minha, que era uma IKA toda estampada com tema de viagem, mas eles me mandaram uma mala preta comum de outra marca. Fiquei meio triste na hora, mas eu só queria ver o fim da novela da mala, então aceitei.

mala danificada o quê fazer

Quando fui tirar a foto para postar aqui, notei que na parte de trás da mala tem uma proteção exatamente onde rasgou a outra, coisa que nunca tinha notado em nenhuma mala minha. Ideia simples e boa para fazer com que durem mais tempo, pois ali é uma parte bem suscetível a rasgar mesmo.

mala rasgada o que fazer

Sem destaque e sem glamour, agora minha mala vai ser só mais uma na esteira…
Queria saber o que a TAM fez com a minha mala bonita.

Comentários

comments

9 Comments on O que fazer com mala danificada

  1. Marcela
    5 de junho de 2013 at 14:21 (5 anos ago)

    Que tristeza isso, hein?
    A gente também já deve mala danificada pela TAM… Por sorte o nosso estrago não foi tão grande e a mala era preta mesmo, eles arrumaram e devolveram bem ok.
    Por isso que eu não gasto mto dinheiro com mala não… A sua era mesmo muito linda!
    :(

    Responder
    • Anna
      Anna
      5 de junho de 2013 at 14:23 (5 anos ago)

      Era linda porque era design meu! =D
      Dai era mais linda ainda…

      Responder
    • Mariana
      Mariana
      5 de junho de 2013 at 14:26 (5 anos ago)

      Pois é, Marcela, dá dó gastar com mala e depois acontecer isso.
      Vou pensar bem antes de comprar uma mala legal de novo.
      Acho que vou comprar aquelas que sempre tem em promoção no mercado mesmo. Hehehe.

      Responder
  2. Mochileiro
    7 de junho de 2013 at 23:40 (5 anos ago)

    Para quem viajar seguidamente é praticamente inevitável passar por essa terrível experiência mesmo. Infelizmente os tratos com nossas malas não são os melhores, um rasgadinho aqui, outro ali e daqui a pouco ela está acabada.

    Responder
    • Alice
      22 de janeiro de 2014 at 14:52 (5 anos ago)

      olá Dany, o voucher você recebeu da TAM??
      eles danificaram a minha mala e vão me ressarcir por outra, entretanto, não estão me mandando opções similares à minha mala que eles estragaram.

      Responder
  3. fernanda
    4 de setembro de 2014 at 15:08 (4 anos ago)

    ola a minha mala foi dANIficada mais so vi qdo cheguei em casa o q posso fazer?

    Responder
  4. vinicius
    11 de abril de 2015 at 11:48 (3 anos ago)

    descartou , na verdade como a grande maioria não reclama das malas danificada, ainda compensa pagar por esse tipo de serviço, mas nunca deixem de reclamar !

    Responder

Leave a Reply