O que fazer em Recife Antigo

Achei Recife uma cidade enorme e um pouco confusa pra dirigir, e como sempre faço um tour geral quando chego nas cidades, aqui não foi diferente. Achei interessante fazer um pela parte de Recife Antigo – centro histórico – para poder ver tudo o que tinha que ver, com guia e sem me perder no caminho.

Daqui de Curitiba mesmo entrei em contato com a Helitur e já marquei o passeio para o sábado. O tour começava às 13h30 e levava para esta parte histórica e depois ia a Olinda.

O passeio começou no bairro de Boa Viagem (aquele dos tubarões) e seguiu até bem o centrão, passando pelo Casa de Cultura, vulgo mercado de artesanato, onde fizemos uma parada básica para compras. O prédio é um antigo presídio, e cada cela virou uma loja. Bem interessante. São 3 andares no total, e subir as escadas pode ser uma aventura! Tudo de madeira e com degraus pequenos.

Uma parada que adorei foi a da Rua Bom Jesus, toda colorida e muito lindinha. Adorei passear ali e tirar fotos. É ali que fica a 1ª sinagoga do Brasil e também um museu de mamulengos. A noite (não sei se todos os dias ou apenas nos sábados) acontece uma feirinha ali. Fica beeem cheio.

Pena que nem toda Recife é assim colorida. Virando para o outro lado dessa quadra, olha só, prédios completamente abandonados:

Logo ali pertinho fica ainda a Praça do Marco Zero e a casa de artesanato de Pernambuco (esse lugar é bem mais caro do que a outra casa que paramos, mais regional). Do outro lado da margem vemos o Parque das Esculturas de Brennand, que não deu tempo de atravessar para ver, mas dá para ir de carro ou ainda pegar um barquinho que custa R$ 5.

No caminho para a próxima parada você encontra um museu a céu aberto com ruínas de várias construções antigas. É um pequeno pedaço no chão, interessante dar uma olhada.

Logo ali, no final (ou começo) da R. Bom Jesus fica a Torre Malakoff, que confesso, achei meio boba. Li em vários lugares que era super legal e tinha que ir e etc. Cheguei na frente e… “é isso? é aqui?”. Achei ok, nada demais. Não deu tempo de entrar, mas pelo que li, lá de cima tem uma vista legal da cidade. Logo ao lado tem o Teatro Apolo, de 1846!

No caminho ainda atravessamos algumas pontes históricas e paramos na praça da República onde fica o Palácio do Governo, o Teatro de Santa Isabel, Palácio da Justiça e a escola de Artes (prédio histórico lindo, porém super mal conservado, dá uma tristeza quando acontece isso).

Achei bem válido fazer o tour por Recife antigo, assim já aprendemos sobre a história do local, vemos os pontos principais e não perdemos tempo tentando se achar no mapa. É claro que é legal sair e bater perna pelas ruas, faço isso também, mas logo quando chego nas cidades tento fazer um tour guiado ou pegar o ônibus de turismo para ir me familiarizando.

A parte de Recife antigo achei que foi bem coberta pelo passeio, mas Olinda achei um pouco rápido demais e só paramos mesmo em um ponto principal. Como nós tínhamos tempo na viagem, voltamos a Olinda no dia seguinte, mas quem tem pouco tempo acaba perdendo um pouco dessa cidade.

*O passeio foi uma cortesia da Helitur. O valor do tour é de R$ 45.

Comentários

comments

5 Comments on O que fazer em Recife Antigo

  1. Avatar
    Ana Paula
    1 de setembro de 2013 at 13:27 (6 anos ago)

    Tristeza esses prédios tão lindos abandonados…
    Outro problema é aquela imensidão de fios elétricos em volta, que estragam nossas fotos.
    Aqui em Floripa temos o mesmo problema!

    Responder
    • Anna
      Anna
      2 de setembro de 2013 at 13:29 (6 anos ago)

      Obrigada!! Eeee \o/

      Responder
  2. Avatar
    valeria
    3 de setembro de 2013 at 12:53 (6 anos ago)

    esta lindo as fotos estive em recife 02 vezes,o recife antigo e muito bonito,as pontes enfim…ótima materia

    Responder

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.