Onde comer em Roma: almoço e gelato super tradicional romano

Ontem falei aqui no blog do passeio que fiz na parte norte de Roma acompanhada de um guia particular, habitante local. É a melhor forma de conhecer bem uma cidade, saber onde é bom e onde não é bom de ir e aprender melhor sobre o lugar que estamos visitando. Como o passeio durou 8h, tivemos que fazer a parada do almoço e claro, a parada obrigatória para tomar um gelato, até porque estava muito quente e o dia pedia um sorvetinho. Os lugares onde o guia me levou para comer em Roma era tradicionalíssimos, coisa de romano mesmo. Romano raiz.

Para o almoço fomos em um lugar pertinho da Piazza del Popolo, na parte de trás dela, passando a porta de entrada. Lugar pequeno e bem simples, porém o único que ainda é 100% romano. O restô chama-se All’Orsetto e fica na Via Flaminia, 14.

Como falei, ele é pequeno e muito simples, tem poucas mesas mas bom preço, além de comida típica. O cardápio é feio, não conquista, a coisa é que tem pratos com ostra, camarão e uma massa bem gostosa.

Eu pedi um Tagliatelle bolonhesa, mais básico impossível. O prato é bem servido e junto com a bebida, paguei 12 euros. Se quiser saber o nome das massas para identificar no cardápio, dá uma lida neste post aqui.

A parada da tarde foi também em uma sorveteria longe de turistas e melhor, é um daqueles achados da cidade, que o sorvete vale a pena de verdade e não só porque fica de frente pra Fontana di Trevi. A gelateria chama-se Mamma, Gelato! e é uma gracinha, toda roxinha e bem cuidada. Lá você encontra macarons também, no teto inclusive!

A loja é pequena e tem dois funcionários: o caixa e a menina que serve os sorvetes, toda estilosa. O sorvete é baratíssimo, 1,50 euros para duas bolas bem fartas na casquinha. Eles ainda colocam uma bolacha e um pedaço de amendoim caramelizado. Detalhes que misturados com o sorvete ficam ainda mais gostosos. É ou não é muito bem servido? Ainda dá para escolher se quer colocar chocolate por dentro da casquinha, como aquele da Cioccolati Italiani de Milão que falei semana passada.

Na parte de fora tem uma tabela com a composição dos sorvetes, assim, se você tiver intolerância a algum produto, já sabe qual não escolher!

A gelateria fica na Via Alessandria 158, e tem página no Facebook pra quem quiser saber mais sobre. Ah sim, é tudo tudinho artesanal.

Mais sobre Roma:

- Quanto custa viajar para Roma

- Como ir do aeroporto ao centro de Roma

- A parte Norte de Roma

- Eur: a parte sul de Roma

- Os parques de Roma

- As praças de Roma

- Coliseu

- Ruínas romanas

- B&B em Roma

- As outras igrejas de Roma: San Paolo e San Giovanni

- Pantheon

- Quartiere Coppedè

- O que você precisa saber sobre a Fontana di Trevi

- Capela Sistina

Comentários

comments

Leave a Reply